Olá amigo, estou com problema com na ativação do relé 5V,  primeiro usei uma fonte 5v de 800ma e não ativou, em seguida usei uma fonte de 9v e regulei para 5v de 1.8A e não ativou do mesmo jeito, mas quando uso o 5v do arduino, ele ativa, se alguém me ajudar eu vou agradecer muito! obrigado.

Exibições: 3587

Responder esta

Respostas a este tópico

Este ativar que esta citando é acionar? tipo vc ligando positivo e negativo direto na bobina ele não liga?

sim, o ativar é o acionar! ele não liga com as fontes, mas liga com a alimentação do arduino.

ola,

se vc simulou as condições de trabalho especificadas no datasheet do relé e ele não acionou provável que esteja com algum problema.

simula novamente e verifica a corrente e tensão com o multimetro, se estiver de acordo, provavel que este, esteja com algum problema.

neste site explica com testar relés através de continuidade e contato.

http://newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/51-automotivos/493-tes...

falow

como ele poderia está com problemas, se ele está acionando com a carga do arduino? mas não está acionando com a carga da fonte. obrigado!  

não li esta parte, vc verificou com o multimetro os valores de tensão e corrente como alimenta com a fonte?

vc esta usando um resistor no circuito de alimentação para limitar a corrente no circuito, a resistencia da bobina e muito pequena, e e inversamente proporcional a corrente.

thiago, obrigado por me ajudar!

Primeiramente, eu estava usando uma fonte de carregador de celular de 5v e 800ma de corrente, só que a mesma estava mandando 6v, não sei como mas estava. Usei um regulador de tensão l7805vc para reduzir para 5v, quando fui usar no relé ele não aciona a bobina, e o relé aciona normalmente no com a tensão de 5v do arduino.

 Fiz outro teste com outra fonte, porque eu pensava que a corrente era muito pequena, usei uma fonte de 9v e 1.8a de corrente e mesmo assim ela não acionou a bobina, fui testar novamente no arduino e funcionou normal.

vc chegou a simular no proteus?

não, como faz essa simulação?  to testando direto na protobord com o drive do relé

o proteus e um software que vc simula circuitos eletronicamente, e bem legal, tudo que eu faço primeiro eu coloco no proteus antes de jogar na proto. tem protable pra baixar no 4shared e só escrever proteus portable. 

lá com certeza vc acha o problema, faz um desenho doque vc quer montar e manda no

meu e-mail thiagodefigueiredo@ig.com.br que eu simulo pra vc.

e que eu não sou muito fã de relé eu prefiro usar transistor.

mas manda lá que eu simulo pra vc.

cara, eu fiz o circuito com utilizando um transistor para chavear o rele, deu certinho usei um BC547 com resistor de 2k7 na base, um diodo em paralelo com o relé, funcionou muito bem e importante o controle da corrente no relé como é só uma bobina a resistencia e baixo sendo a corrente inversamente proporcional a resistencia poderia queimar a bobina do relé, e o transistor controla a corrente do coletor com a polarização da base. e uma maneira segura de se garantir uma corrente confiavel na bobina.

Anexos

olá amigo, esqueci de falar que meu relé já está montado, comprei pronto no laboratório de garagem, tem três pinos vcc, sinal e GND e a alimentação eu quero que venha da fonte e o sinal do arduino? entendeu?

Como você esta fazendo a ligação?

Ligar apenas o positivo da sua fonte no vcc e o negativo no gnd não surgirá efeito algum mesmo, você deve fornece 5v para o pino de sinal a fim de saturar o transistor.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço