Caros,

Bom dia !

Estou montando um controlador de tensão com um Arduino para o meu gerador. O controle PID está funcionando muito bem, mas não sei como fazer o acoplamento da saída do Arduino com a excitatriz do gerador.

Para um saída do gerador de 110v por fase, ajusto o Setpoit em 2,5 volts. O sensor em uma das fases também envia para o Arduino 2,5v quando a o valor da fase é 110v. Depois do PID a saída do de controle do Arduino irá variar de 0-5 volts. Alguém poderia me ajudar com essa etapa de acoplamento ? Para uma saída de 110 volts em cada fase do gerador temos que colocar 9 volts / 2A na excitatriz. 

Fiz algumas pesquisas. Pensei em usar transistores 2N3055. Ou talvés TIP120. Mas estou com dúvidas sobre como configurar corretamente o circuito, pois para uma saída do Arduino em torno de 2,5 volts, preciso ter na saída desse circuito aproximadamente 9 volts com uma corrente até 2A.

Desde já agradeço muito uma ajuda.

Ivan

Exibições: 2730

Responder esta

Respostas a este tópico

boa tarde Ivanluis, eu tenho um problema idêntico com um gerador, mas sou um iniciante com o arduino e ainda não domino o código do arduino, ha alguma possiblidade de partilhar o codigo funcional do arduino para poder testar no meu gerador, obrigado.  

Bom dia, PFirmino !

Claro que posso lhe enviar o código. Por favor envie o seu email para que eu possa envia-lo.

Por favor, leia toda essa discussão para ver os detalhes do circuito que foi usado no teste final. Em agradecimento a ajuda dos colegas garagistas fiz um vídeo que o link está por ai em alguma lugar.

Veja também que apesar de funcionar, tive um problema com rapidez na resposta do circuito. Com isso, sempre que tenho que ligar o gerador, tenho que ir ligando os disjuntores que vão para as cargas aos poucos, ai o sistema regula legal e depois de tudo ligado vai normal.

Sds,

Ivanluiz

Boa tarde Ivanluiz, agradeço a sua disponibilidade para partilhar o código, o  email é :   pkfirmino@hotmail.com

Olá Ivan,

 Bem interessante o seu projeto porém fiquei com uma dúvida de como você mede a tensão de 110 V - qual é o transdutor e circuito que converte para a tensão de 2,5 V (ligado ao A1)?

Algumas questões da lentidão do processamento do Arduino - como não conheço o seu programa dê uma olhada nisso:

1) Utilização de filtros eletrônicos com grandes quantidades de amostragem.

2) Programas maus escritos, por exemplo, utilização de muitas instruções recursivas, chamadas de funções, etc.

Uma sugestão se o 2N3055 está esquentando muito utilize um dissipador.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço