Olá pessoal.

Estou passando por uma dificuldade aqui.

Tenho um ESP01 coletando dados de sensor.

Um ESP12 como access point.

Um servidor CentOS7 com banco de dados postgresgl.

O código funciona super bem se a rede está no modo DHCP.

Porém, com eventuais quedas de energia, o ip do servidor é alterado, o que implica em editar código e reenviar para as unidades ESP8266.

Então, gostaria de ajuda para fixar os ips ou liberar o hostname na rede.

Alguém se arrisca?

Exibições: 272

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde FSP,

não entendi bem.

Os ESPs recebe um IP dinâmico e você quer que este IP seja estático?

RV

o esp12 por padrão fica com o ip 192.168.4.1

Ele é o access point.

Oque eu quero é fixar ip no servidor e que os esp consigam acessar páginas nele

  Pelo que você disse no chat, o servidor que precisa ter o IP fixo (ligicamente) é um PC?

  O que falta é só fixar o IP no Desktop?

Basicamente, envio em anexo a estrutura do que pretendo fazer, para que entenda melhor.

Capturar.PNG

Tenho que fixar o ip do servidor porque no código dos ESP01 e do ESP12, o mesmo deverá ser fixo.

Caso ocorra a queda de energia, ocasionalmente o servidor poderá ter seu IP alterado se manter as configurações do AP como DHCP.

Ocorrendo isso, teria que alterar o IP no código dos ESPs e gravar de novo. O que seria inconveniente.

Então, preciso saber se é possível configurar o ESP12(AP) para atribuir um IP específico para o servidor (acho que é a opção mais plausível) ou se devo fixar o IP de todos os equipamentos (já tentei e não deu certo).

Fábio,

Vou lhe dar uma visão de uma rede de automação industrial (eu trabalho com isso). Todos os equipamentos possuem IP fixo.

Porque? Porque desta forma não importa quem fala com quem, basta que eu direcione a comunicação para um determinado IP e pronto, tudo irá funcionar.

Quando você tem um servidor DHCP na rede, mesmo que ele seja um roteador, por vezes vai acontecer isso que você relata, ou seja, a mudança do endereço IP do equipamento devido a "N" detalhes, inclusive a queda de energia.

Existe uma segunda maneira de você trabalhar isso, seria com o DNS de cada equipamento, mas nem sempre o equipamento permite que lhe seja atribuido um DNS (nome).

Sugiro que você utilize em sua rede um roteador wireless como acess point para todos os equipamentos da rede. Desta forma você reservar os endereços IP's de cada equipamento para que o servidor DHCP não os distribua. Outra possibilidade é desligar o servidor DHCP e utilizar somente os IP's fixos dos equipamentos.

Sds,

Daltro

Olá Daltro.

Obrigado pela resposta.

Por acaso já comprei o roteador e implemente na rede e reservei o IP.

Mesmo assim, vou continuar a estudar mais os bichinhos(ESP8266) para ver se consigo reduzir custos.

Problema resolvido.

Agradeço a todos pela colaboração e contribuições.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço