Olá, Boa tarde.

Sou novo aqui no forum e esse é meu primeiro tópico, li todos os tópicos com alguma informação sobre minha dúvida, mas nenhum deu certo para o meu problema, estão resolvi criar esse, mas não sei se estou no lugar certo.

Vamso lá:

Tenho um "clone" do Arduino Duemilanove com uma Atmega328-PU que funcionava perfeitamente até ontem (02/01/2012), porém fui fazer o bootloader em uma Atmega328P-PU na protoboard pela própria IDE do arduino e usando o meu clone do Arduino Duemilanove como arduino as isp, mas ao realizar o bootlader deu o seguinte erro:

avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00

Até ai tudo bem, só a atimega328P-PU na protoboard não estava funcionando, a autra estava funcionando perfeitamente, testei alguns uploads e ainda estava funcionando, até que tento novamente seguindo esse tutorial: http://www.gammon.com.au/forum/?id=11637

Fiz exatamente igual mostra o tutorial, porém na protoboard usei um crystal de 16mhz no lugar de um de 8mhz como é indicado no tutorial.

Depois que realizei o ultimo passo, deu novamente o erro: avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00

E agora todas as duas estão dando esse erro, no meu clone quando vou fazer upload de qualquer coisa da esse erro também.

Tem como recuperar o meu "clone" do Arduino Duemilanove, enviar o firmware novamente ou realizar o bootloader na atimega328-PU de novo?

Tenho alguns componentes aqui em casa, tenho o usb pl2303hx (3.3v,5v,RX,DX,GND) só não tenho um programador isp (mosi,miso,sdk,reset), mas acho que da para usar a placa sem o atmega ne?

Alguem poderia me dar alguma dica para tentar recuperar meu clone e até mesmo meu atmega328p-pu?

Obs: Não tenho outro arduino, meu clone é esse modelo: http://goo.gl/O9yXn

o PL2303HX é esse modelo: http://goo.gl/besd4

Muito obrigado galera.

Exibições: 2919

Responder esta

Respostas a este tópico

Uma sugestão é comprar o Garagino com o boot do 2009, destacar o CI e colocar na sua placa...rezando pra dar certo. Boa sorte.

amigo um detalhe, o bootloader fica no microcontrolador e nao no FTDI, voce tirando o microcontrolador voce esta tirando o bootloader, tenho que da risada

Felipe da uma olhada, estava tentando gravar no atmega328-PU, o Marcelo Mosczynski me ajudou bastante.

http://labdegaragem.com/forum/topics/avr-programmer-shield-um-shiel...

Cara acho que vc vai precisar de outro arduino para fazer a operação ou um USBASP para fazer o upload do bootload recomendo aprender usar o avrdude direto na linha de comando

rapaz, pra gravar o bootloader no seu clone agora, só tendo outro arduino funcionante pra usar como ISP
PS: eu sempre gravo bootloader pela propria IDE do arduino, AS VEZES preciso trocar a assinatura digital do arduino que vou gravar, porque a "original" do IDE é diferente, mas isso é o de menos.

Eh o USBasp serve como ISP no pior dos casos Filipe vc vai ficar com uns atmegas a mais.

Amigo, você só precisa de um conector serial velho, fazer a ligação que esta situada no link https://groups.google.com/forum/?fromgroups=#!topic/arduino-brasilia/ZKjiiRsFrJM 

e seguir o procedimento descrito no tutorial, quando eu tava carregando um programa novo no meu arduino deu uma queda de energia aqui no bairro, quando fui  carregar um programa novamente deu o mesmo erro que esta dando no seu, segue o tutorial que te passei que não tem errada, grava novamente o  teu bootloader que tudo volta ao normal, duvidas posta ai que te ajudo a resolver o pepino

Olá Alex.

Aqui você diz conector serial velho.

No link indicado diz: "configure a comunicação da porta paralela para EPP+ECP."...

Então????

Liga o conector na serial ou na paralela para gravar????

Nem aqui e nem lá ficou claro.

Dá pra você montar um tutorial bem "mastigadinho" (com fotos mostrando os detalhes dos conectores dos 2 lados, ou seja: O que liga aonde...). e disponibilizar pra gente aqui no LdG? Obrigadaço!!!

amigo, peço mil desculpas, estava pensando uma coisa e fazendo outra, realmente trata-se de um conector DB25 <===> ICSP  como mostra na imagem abaixo, faz o cabo conforme o tutorial e liga nos pinos certo funciona perfeito, caso você não tenha porta paralela, tem como fazer pela serial também, pela serial nunca fiz mais acho que deve ser tranquilo

Um detalhe importande, e quanto aos resistores, se nao funcionar retire os resistores, o meu por exemplo não tem

Amigo outro detalhe, muitos vão mandar voce comprar isso e aquilo, e que so vai da de gravar com outro arduino, tudo bobagem, o gravador da porta paralela facil barato e funciona perfeitamente, outra coisa, na dificuldade que se torna um bom tecnico, o facil todo mundo faz, o dificil só os bons e determinados, lembre-se disso.

Calma Alex, na verdade acho que o USBAsp é uma boa ferramenta para se trabalhar com AVR não só para gravar e etc, acho ele barato tb R$ 6 demora um pouco para chegar. Mas concerteza é muito facil fazer um programer para AVR acho que isto foi que popularizou ele. No meu caso por exemplo eu não tinha como fazer Paralelo, meu notebook nao tem porta paralela.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço