Boa noite pessoal!

Vou lhes dar uma situação com uma dúvida.

Tenho uma pilha, recarregavel de 3,7v e 6800mAh.
Essa pilha alimenta um motorzinho e motorzinho consome 3,5 amperes dessa pilha, porém não sei a voltagem.
Para que eu posso recarregar essa pilha, ao mesmo tempo que ela alimenta esse motorzinho:
1. É melhor ter uma fonte que fornece maior amperagem ( mais que 3,5 amperes)?
2. Melhor uma voltagem maior (maior que 3,7)?
3. Preciso, obrigatoriamente, ter voltagem e amperagem superiores?

Qual das três opções acima?

Desde já, muito obrigado pela atenção.

Exibições: 862

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

"acredito que o que você está chamando de pilha, é na realidade um bateria de Li-Ion." Sim, ela de Li-Ion.
Obrigado por todas essas informações.
Eu tenho esse TP4056, e pretendo usá-la... Mas você não respondeu o que eu queria saber... Mesmo assim, novamente, muito obrigado
Outra coisa, acredito que esse pilha não seja, mesmo, de 6800mAh, mas isso não importa kkkk

Se vc tem o modulo TP4056, 

1. É melhor ter uma fonte que fornece maior amperagem ( mais que 3,5 amperes)?

O TP4056 possui uma corrente de carga de 1C, se colocar uma corrente maior nele ele vai enviar apenas 1Ah para a bateria


2. Melhor uma voltagem maior (maior que 3,7)?

O TP4056 funciona com uma fonte de 5v, mas ele envia uma tensão 4,2v para a bateria


3. Preciso, obrigatoriamente, ter voltagem e amperagem superiores?

As baterias de lítio possuem uma regra própria de recarga,  são extremamente sensíveis, explodem por pouca coisa e fazem um belo estrago, então o correto é usar módulos próprios para recarga e respeitar as especificações do mesmo.

Quanto a questão da corrente (vulgo amperagem), os valores de corrente que aparecem nos equipamentos geralmente é a corrente minima exigida, pois o equipamento só vai absorver aquilo que necessita, isto esta relacionado com a potencia dele, que é a tensão x a corrente.

No entanto em relações a bateria, quanto maior a corrente, menor vai ser o tempo de recarga, mas isso reduz o tempo de vida da bateria, raramente é vantajoso, alem de ser perigoso.

recomendo a leitura dessa pagina

https://jgamblog.wordpress.com/2017/01/05/projeto-carregador-de-bat...

http://labdegaragem.com/forum/topics/duvida-recarga-bateria-de-l-ti...

Obrigado pela resposta Tiago Alexandre.
Com relação a sua afirmação "O TP4056 possui uma corrente de carga de 1C, se colocar uma corrente maior nele ele vai enviar apenas 1Ah para a bateria".  Existe alguma peça, que funcione como o TP mas que eu possa enviar mais que 1Ah?

"Quanto a questão da corrente (vulgo amperagem), os valores de corrente que aparecem nos equipamentos geralmente é a corrente minima exigida, pois o equipamento só vai absorver aquilo que necessita, isto esta relacionado com a potencia dele, que é a tensão x a corrente." Isso se aplica a pilha, também? Se sim, você quer dizer que preciso, então, mais tensão e a amperagem deve ser a mesma que consta na pilha, correto?

Para baterias essa regra não vale, apenas para eletronicos.

características das Baterias Li-Ion (Óxido de Manganês) :

  • Capacidade de energia por peso = 100 a 150 Wh / Kg
  • Resistência interna : baixa
  • Ciclo de vida : 300 a 700 cargas
  • Tempo de carga : de 1 a 2 horas
  • Corrente de Carga normal:   0,7 C a 1 C   (máximo 3 C)
  • Corrente de Descarga normal : 1 C (10 C para alguns modelos)
  • Descarga sem uso : < 5% por mês
  • Tensão nominal de cada célula : 3,7 V
  • Tensão máxima de carga em cada célula : 4,2 V
  • Tensão mínima de uso : 2,5 a 3,0V  ( tensão de segurança)
  • Temperatura de carga : 0° C a 45 °C

Razão C das Baterias :

A carga e descarga das baterias são referenciadas com a Razão C .  A capacidade de uma bateria é normalmente referenciada como 1 C. Por exemplo, se a capacidade da bateria for 1 Ah ela fornecerá a corrente de 1 A ( 1 C) durante uma hora, quando totalmente carregada. Ou a corrente de 500 mA ( 0,5 C) durante 2 horas ou ainda 2 A ( 2 C) durante meia hora.

Algumas baterias podem ser descarregadas mais rapidamente, como 2 C ou 3 C, mas isso implica em maior desgaste da mesma e portanto menor durabilidade. Veja as especificações da sua bateria, para saber os modos indicados de uso.

As baterias de Li-Ion tem proteção interna para bloquear descargas acima da razão 1 C.

Como a Razão C se aplica à carga também, se uma bateria tem a capacidade de corrente de, por exemplo 2200mAh e se o carregador tem a corrente de carga máxima de 1000mA (1A) , ele teoricamente gastará 2,2 Horas para carregar a bateria. Na verdade o carregador deverá demorar mais do que isso, devido à curva de carga do Gráfico mostrado logo abaixo.

Ou seja, quanto mais lenta a carga, maior é a duração da carga, e volto dizer, essas baterias de lítio são uma bomba

https://www.youtube.com/watch?v=vsAymO7Y9lU

"Para baterias essa regra não vale, apenas para eletronicos." melhor kkkkk

Ou seja, explicou muito coisa, mas NADA do que foi perguntado kkkkkk
Parece debate político pré-eleições, faz uma pergunta, ele fala, fala, e não responde o que foi perguntado kkkkkk

1. É melhor ter uma fonte que fornece maior amperagem ( mais que 3,5 amperes)?

"- Obviamente se a "amperagem" for menor é impossível alimentar o motor e sobrar alguma coisa para  bateria;"
Mas não é amperagem MENOR, meu amigo, é MAIOR! A sua afirmação acima é óbvia kkkkk
E o mesmo pra sua resposta sobre voltagem MAIOR.
Desculpe, mas preste mais atenção quando for responder.
Obrigado, abraço.

Meu querido, tudo bem, comprei uma bateria falsa, MAS a pergunta não é se é falsa ou não... Por que complicam?
Como falta objetividade nas respostas

Não entendi até o momento que pergunta não foi respondida, pois já foi exaurida as possibilidades de resposta.

boa noite Gustavo.

Embora suas perguntas sejam objetivas, você deve perceber que, não necessariamente as respostas também sejam tão simples e objetivas. Aqui há pessoas capazes e com conhecimento suficiente para responder as questões. Mas temos que reconhecer que muitas vezes é um grande desafio a transposição de uma resposta mais técnica, para atender a necessidade de uma resposta mais objetiva, mesmo que a resposta final resulte em um "sim", "não", "8", ou "80".

E em elétrica e eletrônica, não existe perfeição. O que existe é um compromisso: você faz isso, ganha aquilo e perde em alguma coisa. O importante é ter ciência desses pontos.

O que ocorreu aqui, me parece que foi justamente uma dissonância neste aspecto, pois é possível perceber que o colega Tiago tentou fornecer informações mais completas a você, onde ele procura mostrar esse compromisso que mencionei. Mas sua expectativa era de "sim", "não", "8", ou "80".
Então do seu ponto de vista, você não obteve as respostas que esperava. Mas do ponto de vista do colega Tiago, as respostas estão lá (e analisando tecnicamente, estão sim).

E o que causou esta dissonância? ocorre que há aspectos um tanto complexos e mais desafiadores no que você está tentando fazer, e não se resume simplesmente em ligar um Carregador de Bateria a uma "pilha" e a um vago motorzinho sabendo apenas as "amperagens" e "voltagens" envolvidas. No seu caso, há muito mais além disso.


Veja somente um pequeno exemplo: mesmo que vc encontre carregadores mais "parrudos" que o famigerado "TP4056", todos os Carregadores de Baterias de Íon de Líthio (inclusive as de Polímero), funcionam hora como "Fonte de Corrente", e hora como "Fonte de Tensão". E então, você acha que o "motorzinho" vai se entender bem com a "Fonte de Corrente"? certamente que alguma coisa fora do esperado vai acontecer. E há um complicador a mais: durante 70% do tempo total de carga de uma Bateria de Líthio, o carregador está no modo "Fonte de Corrente", o que poderá ser um problema e um desafio para seu Sistema funcionar como você espera.

Sabemos que todos querem respostas, mas pode haver muito mais por trás das "respostas prontas", do alguém possa imaginar (e olha que a imaginação é algo que dizem ser sem limites).

abrçs.

Boa noite Elcids,

Sim, eu acredito que tudo que você disse, por isso acho que não devo mais pedir ajudar aqui no forum, pois existem respostas que não entendo pela quantidade de termos técnicos ou por que envolve fornecer informações corretas que as vezes não possuo.
Mesmo assim, muito obrigado pela atenção de todos, inclusive sua Elcids.
Abs.

Ok, Mr GMS,

Nos ajude a melhorar o nível do LDG.

Você pode nos ajudar de 2 formas:

1- Prestando atenção nas respostas que foram muito bem colocadas e aprendendo um pouco com elas;

2- Não voltando a pedir ajuda aqui neste fórum.

Os colegas se esforçaram para responder suas dúvidas e não merecem o que acabou de dizer.

Cordialmente,

  'Eiju

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço