quero montar um relé falta de fase, para uma tensão de 950 volts com um relé falta de fase para 220vac trifásico. pergunta utilizo resistor ou outro dispositivo mais simples, desde já agradeço mais uma vez

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Oi JA, boa noite

Estou supondo que seja 60Hz.

Um sensor de falta de fase é um circuito mais complexo. Acho que não dá pra fazer só com resistor.

Principalmente com este valor de voltagem.

Acho que neste caso voce precisará usar pequenos transformadores par abaixar a tensão, e aí montar um circuito para  detectar a falta de fase.

link de exemplo:  http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/1743-art2...

Voce pode tentar fazer tb como este exemplo usando só rele:

http://ensinandoeletrica.blogspot.com.br/2013/02/rele-falta-de-fase...

Cara, onde voce usa 950V AC?  Fiquei curioso.

Rui

olá rui kkkk, obrigado pela resposta, bom eu trabalho no sub solo e agente usa essa tensão elétrica 950 vac nos equipamentos diversas são as clasess de tensão temos equipamentos que utilizamos até 4160 vac

O JA, boa tarde.

Você pode pegar a ideia do segundo link e transforma-la em logica de microcontroladores

para detectar a falta de fase.

Claro que usando algo pra reduzir a tensão.

Rui

Tudo depende da corrente do seu motor.

Geralmente estes dispositivos funcionam em serie com as três fases, o que significa que a corrente de demanda do motor a proteger circulara pelos terminais do protetor, e este possui geralmente um seletor para ajustar a tensão minima admissível em porcentagem, por exemplo 5, 10, 20, , 30% desta forma existira uma tolerância natural para não cortar a todo momento a corrente, porque como sabemos a tensão flutua dentro de uma margem admissível quando fornecida por uma geradora, seja esta própria como deve ser o caso da Vale, ou não.

Suponhamos que seu motor consome uma corrente de 20 amperes sobre 220V trifásico, você precisara então ter uma queda de tensão de 730 volts sobre as R 1 , 2  e 3, como o consumo é de 20A, podemos prever que esta deveram ser de 30 ohms e dissipar 1 KW, geralmente as usadas em sistemas de frenagem de motores possuem estas características, baixa resistência e alta potencia de dissipação.

Minha resposta procura apenas demonstrar que sim é possível usar resistências, embora estou de acordo com o Rui, no sentido de usar trafos, note que não deve de maneira alguma utilizar auto trafo, e somente trafos isolados galvanicamente, porque um auto trafo em curto enviaria ao motor a tensão de rede, como não vai achar no mercado este trafo pronto, pode mandar fabricar na lider por exemplo, basta dizer, tensão de primário tensão de secundário e potencia que eles fabricam.

http://www.transformadoreslider.com.br/ pergunte por Gilberto, ele é o dono.

Abs.

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