Queda de tensão por distância inviabilizando comunicação entre 2 arduinos

Oi, tinha postado aqui há algum tempo falando sobre eu estar pensando em colocar diversos Arduinos na minha casa monitorando atividades e todos enviando dados para um outro Arduino central, tudo certo por softwareserial.

O problema agora é que a comunicação a curta distância funciona bem, mas peguei um rolo de 100 metros de fio, e nessa distância a comunicação falha.

Pelo que me disseram, tenho que alimentar todos os arduinos com a mesma fonte de energia, é o que estou fazendo, sai 4.8 v da central, que alimenta todos, e chegam 4.7 v no fim dos 100 metros, por culpa disso não há mais comunicação.

Alguém tem alguma ideia de como posso solucionar isso?

Obrigado.

Exibições: 2324

Responder esta

Respostas a este tópico

Interessante o que você disse, achei que a queda da tensão inviabilizaria, não imaginei ser a questão da capacitância interna.

Vou testar com um de 4k7 para ver se funciona, valeu pela dica, mas já comprei 10 unidades do RS485 e quando chegar vou tentar usa-lo.

Quanto a solução por rádio, estou desenvolvendo uma, mas só vou partir para isso quando acabar o sistema com fio, pelo que noto pode ser mais fácil do que por fio e o preço também pode ser inferior.

O loco, assim eu vou a falência :D

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço