Olá,

Estava querendo utilizar dois motores para movimentar uma antena mais ou menos do tamanho de uma antena da sky, podendo salvar as as posições.

Fiz um miniatura utilizando servos de aeromodelo e funcionou 100%. Mas gostaria de saber se é possível fazer isso com motor de passo também. Sei que com ele eu posso contar os passos, mas não sei se toda vez q eu desligar e ligar ele vai saber onde é o ponto zero(ponto de partida para iniciar a contagem).

Então peço a ajuda de vocês para saber qual motor devo utilizar para este projeto. Um motor em escala maior que aguente segurar esta antena e que tipo de motor seria este e o que mais eu precisaria, pois imagino que este motor deva ser AC.

Obrigado.

Exibições: 1324

Responder esta

Respostas a este tópico

tenho uma sugestão:

Você pode criar um programa de calibração (na primeira vez) do tipo vai até o que seria um zero (fim de curso que o Eduardo comentou abaixo) e retorna a um ponto qualquer e salva onde ele terminou de executar na EEPROM. Assim, sempre  ele "saberá" onde está.

Se for reiniciado, ele buscará o último valor da EEPROM que dirá onde ele está.

BOa sorte no projeto e comenta a alternativa que utilizou aqui .

Vaçeu

Eu até pensei nisso, mas o que eu poderia utilizar de forma prática para marcar este ponto zero?

Neste link http://www.youtube.com/watch?v=sz21-SPqGcQ o cara fez algo muito interessante com um motor DC, porém ele só não conseguiu faze-lo girar 360.

Fiz um vídeo pra mostrar mais ou menos o que eu to querendo 

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=k-2E_Eu...

Bem legal seu vídeo. A minha dúvida é se tu quer utilizar esse projeto em antena parabólica mesmo. Digo isso porque os satélites estão todos dispostos em uma linha no espaço chamada cinturão de clark.  Com apenas um motor é possível girar a antena percorrendo todo o cinturão. Claro que a parte mecânica nesse caso é complicada e deve ter um ajuste bem preciso para não sair da linha durante o giro, por outro lado tu iria precisar de apenas um motor e um sensor de posição. Já pensou nessa possibilidade? Quanto ao motor acredito que motores DC de 12V de máquina de vidro de carros ou de limpador de para-brisa são os mais indicados. A redução destes motores deve manter o motor travado quando desligado. Motores de passo tem maior precisão para controle de posição, podes usar eles se não conseguir a precisão necessária com os motores DC.

Olá Fernando, vou tentar fazer com motores de parabrisa mesmo. Mas quero para antenas de enlace 5,8 Ghz.

Meu cenário  aqui é o seguinte:

Trabalho em um provedor de internet.

Nossa sede fica bem no centro da cidade e temos visada para todos os repetidores.
Todos os nossos repetidores são ligados por fibra e temos um enlace via rádio de bkp em cada um. Então com isso eu poderei retirar todas as antenas da sede e deixar apenas uma com as posiçoes gravadas. Caso rompa alguma fibra, é só entrar no software, colocar na posição que já estará gravada, e executar o script do rádio para aquele enlace.

Muito boa sua idéia e nesse caso estás no caminho certo. O pessoal já falou em vários tipos de sensores de posição, mas existe também a possibilidade de utilizar sensores magnéticos do tipo bússula eletrônica tipo o CMPS10. Daí tu coloca o sensor na antena e grava a posição vertical e horizontal dos pontos dos repetidores.

http://www.robot-electronics.co.uk/htm/cmps10doc.htm

Boa sorte aí, abraço.

Show de bola! Mais um incremento à ideia.

Por isso que to gostando cada vez ais desse tal de arduino, as possibilidades são muitas.

Primeiramente vou tentar utilizar um encoder com motor DC msm.

Ja arrumei o motor. Agora falta o que to achando mais dificil: achar exemplos na net que eu possa adapta-los a minha necessidade que seria o incremento e decremento da contagem.

amigo o que tu queres e barbada, trabalhei 7 anos fazendo link via radio na www.acessoplus.net, me diga uma coisa, as tuas bases que tu vai usar a antena para conectar variam de quais distancias? outro detalhe é que tu usa qual antena? tu usa antena com dupla polarização e cartoes N ? pq senao tu teria que ter ajuste tb no lnb da antena que varia de horizontal e vertical, me explica com detalhes que posso te ajudar

outra coisa, tu pode usar sim o motor de parabrisa e fazer um simples software para comandar, se quizeres ficar memorizando a posicao podes usar um encoder, fica a teu criterio

Amigo eu tenho esse projeto m menti tb amigo, inclusive comecei e deixei parado por falta de tempo, mais minha ideia era fazer um programa em delphi, usar arduino e dois motores de passo para controlar a direcao e o angulo da antena, add ai alex_sander_2011@hotmial.com.br dai trocamos uma ideia legal sobre o projeto 

Ola Alex,

Você conhece algum motor de passo que tenha força suficiente pra isso e que tenha precisão de 1 grau ou menor?

E o mais importane, que tenha um valor acessível.

Eu tenho muito pouco conhecimento sobre motores, comecei a estudar sobre eles agora com essa ideia.

Ate add aqui.

 Tenho outra sugestão, acho que vc deve pensar na parte mecânica, porque quanto menor for o atrito do eixo menor a força do motor.

Bom projeto!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço