Olá pessoal, gostaria de saber qual versão do microcontrolador PIC usar para iniciar, inicialmente pretendo fazer algumas simulações no Proteus e depois tentar montar um robô controlado remotamente, é muito, muito complicado fazer esse feito?  E pq existe tantas versões desse microcontrolador da Microchip?

Exibições: 3329

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá André,

Primeiro, você pretende começar a programar em C ou Assembly?
Esse seu robô, vai ter algum tipo de processamento mais incrementado localmente, ou todo o processamento vai estar remoto?

Bom, existem muitas famílias de PIC pois o objetivo é abranger desde as aplicações mais simples até aplicações de médio porte, por isso existem as famílias PIC12, PIC16, PIC18, PIC24, dsPIC33, PIC32... e mais algumas, e aí temos microcontroladores de 8, 16 e 32-bit. Para cada uma dessas famílias, temos diversas combinações de tamanho de memórias, quantidade de pinos, periféricos e etc., por isso que tem uma infinidade de "modelos".

A minha primeira dica, seja qual for a família que você for escolher, é escolher um "modelo" (part number) que seja fácil de encontrar para comprar aqui no Brasil.

Abraço!

Aqui na minha cidade o que mais tem é o 16F877A. Recomendo, tem tudo o necessário para iniciar. Logo passe para o 18F4550 ou 2550, que tem USB embutido, e possibilidade de trabalhar com 48MHz... Com esses dois muita coisa pode ser feita....

No caso desse com USB embutido, eu iria utilizar o USB para gravar o meu código no PIC, é isso?

Pretendo utilizar a linguagem de programação C, tudo seria controlado remotamente atravez do Wi-fi. Tudo poderia ser feito fácilmente com o Arduino, mas pretendo fazer tudo do zero, projetar tudo, montar o circuito, etc

Se for para usar com Wi-Fi, tem que ser PIC18 pra cima.

A Microchip disponibiliza o stack TCP/IP, para utilizar com o módulo MRF24WB0MA, assim você pode fazer tudo "do zero". Mas já adianto que esse módulo Wi-Fi não é nada barato.

Se você não tem muita experiência com microcontroladores eu aconselharia começar com o PIC24, que não tem tantas limitações quanto o PIC18 (especialmente o stack de hardware) e é mais amigável e também é suportado pelo Proteus

Tem essa opção na Farnell, o preço tá salgado, mas vem com o gravador/debbuger:

Microstick for dsPIC33F and PIC24H Devices

Essa é uma solução que você faria mais "do zero", desde escrever saus aplicções em cima do TCP/IP, até desenvolver o esquema elétrico de ligação do PIC com o MRF. Acho que você precisaria de uma EEPROM também. Então, é um caminho que vai consumir bastante tempo. Avalie se é a melhor escolha para iniciar nessa área.

Abraço!

Eu tava pensando em usar o controlador Ethernet ENC28J60 e colocar um Acess Point, será que funciona?

Outra dúvida é necessário ter mesmo esse gravador/debbuger? Eu não posso gravar no PIC direto pelo USB ou Serial?

Quanto a usar o ENC e ligar num access point funciona sim, só é uma solução muito menos enxuta, mas funciona.

Tem como você gravar um bootloader que funciona por serial ou até USB (por USB já usei no PIC32, no PIC18 não cheguei a fazer funcionar), mas você precisaria gravar este bootloader pelo menos uma vez, utilizando um gravador.

Abraço!

Olá César, uma pergunta,

A nível hobbysta, como você fez para iniciar com o PIC32? Digo, não tenho estação SMD, tenho apenas ferramentas intermediárias. O que você recomenda para iniciar? Meu PicKit 2 não suporta a maioria dos PIC32, então primeiro terei que comprar um PicKit 3 né, rsrs.... Qual placa de desenvolvimento vc sugere?

Abraços!

Fala Diego!

Quando eu comecei a trabalhar com PIC32 já não era mais a nível de hobbysta, mas mesmo assim eu tenho duas placas que eu acho que são legais pra começar:

PIC32 Starter Kit:
Tem versões com USB host e Ethernet, muito prática. Eu tenho uma versão Ethernet, já vem com o debbuger interno, nem precisa de PICkit 3, bem legal;

chipKIT:
Essa sim, eu tenho há pouco tempo e achei demais! É um clone do Arduino com um PIC32, tem até a IDE portada! O problema é que se você for querer gravar seu código mesmo, sem bootloader... precisa de um PICkit 3. Mas vale a pena conferir.

Por isso que eu gosto muito dos PIC24, porque tem vários parts em PTH (DIP), que é fácil de montar. Se eu não me engano da até pra usar com o PICkit 2.

A propósito Diego, sou fã dos seus comentários! Gostei muito do JAL, não conhecia, muito bacana!

Abraço!

Pesquisando aqui achei uns vídeos sobre o programa SanUSB, vou pesquisar mais sobre ele pra ver no que da.

Vlw pela ajuda.

Dei uma olhada no SanUSB. Parece ser legal, uma solução nacional.

Pelo que eu entendi, é um bootloader via USB + uma interface CDC que funciona pra comunicação com o PC + uma biblioteca C.

Só tome cuidado que com isso você ainda vai continuar precisando gravar esse bootloader no PIC utilizando um gravador específico, e aí sim, depois disso você poderá gravar o PIC pela própria porta USB dele.

Abraço!

Pra iniciar, eu sugiro usar o PIC16F628A porque:

- É suportado pelo Proteus;

- Tem muita literatura que disseca ele todinho pra você;

- Tem gravador barato ou até mesmo fácil de de montar;

- É simples, mas tem PWM, Timers, Conversores AD, Entradas analógicas, Clock interno ou externo, reset, etc...;

- Tem zilhões de usuários o que faz a comunidade ser bastante ativa;

- Pode programar em Assembly e C (já li comentários de quem usou basic);

- Muito comum nas lojas de eletrônica;

- Barato (R$ 5,99 na Solda Fria);

- Zilhões de exemplos de projetos na internet.

Depois de se familiarizar com ele, o avanço para um PIC18, PIC24, PIC32 ou dsPIC fica muito mais fácil.

Abração!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço