Estou construindo um projeto com Arduino e gostaria de saber se o sensor de temperatura LM335 é o mais preciso de todos, e se existe alguma função para ele que compense a temperatura, mostre até duas casas decimais, etc. E esse é o sensor mais preciso? Preciso de uma faixa de temperatura de -1°C até 100°C. Obrigado.

Exibições: 7260

Responder esta

Respostas a este tópico

Para mim é sim.. Ele é bem simples de ser implementado. 

Amigo, o LM35 é bem preciso, a incerteza dele varia de 0.25ºC à 0,75ºC máxima. E o range é de –55ºC à 150ºC, vai atender bem a faixa que você precisa. Já usei o DHT11 que não é tão preciso +-2ºC de erro porém ele mede umidade tb.
Mais se quer medir apenas temperatura o LM35 é o que recomendo.
Existe também o DS18B20, mais não sei qual é a vantagem dele em relação ao LM35, pois ele é bem mais caro.
A respeito de 2 casas decimais eu não recomendaria trabalhar desta forma pois entraria na faixa de imprecisão do Sensor 0,XX até uma casa é meio duvidoso e difícil compensar pois não sabemos se a imprecisão é pra + ou-.

Espero ter ajudado!   

onde vcs compraram o lm35 em curitiba?

Eu to apanhando esses tempos do LM35 pq ele é sucetivel a interferencias eletromagneticas, chegando a 40 graus de incerteza! Claro, para isso acontecer eu induzi um campo bem próximo aos fios.

Com 15 metros de distancia do arduino, o LM35 apresentou uma incerteza de 2 a 4 graus, sem induzir interferencias.

Colocando um filtro passa-baixas proximo do arduino, essa incerteza caiu para 0.65 graus, o que faz ainda a temperatura oscilar o dobro disso.

O que o pessoal chama de incerteza conhećo como margem de erro: metade da diferenca entre a máxima e a minima temperatura registradas, com temperatura ambiente constante.

Estou agora colocando o filtro proximo ao sensor, como me sugeriram, a 15 metros de distancia do arduino, para ver se reduzo mais a margem de erro.

Em caso contrario, a outra alternativa é comprar um cabo blindado de duas vias, o que aumenta significativamente o custo, especialmente porque minha regiao é uma dificuldade enorme até pra comprar transistor comum.

Quanto a "regulagem" da temperatura, me parece que o LM35 tem uma "perda" de 0.1 volt por grau de temperatura, sendo que isso vai variar de acordo com a fonte de alimentaćão, o fabricante e a distância da fonte. Acho que a única forma de resolver isso é aplicar uma fórmula matemática de correćão.

Como a única temperatura que realmente importa pra meu projeto é o intervalo 28-30 graus, não achei necessário usar uma fórmula de correćão baseado em funćão, como multiplicar a temperatura por algo como (x²+1), mas simplesmente um fator de correćão simples, multiplicando a temperatura por um numero racional, obtido experimentalmente pela comparacao com o termômetro digital tenho aqui.

De qualquer forma, tem que se lembrar que a range do Arduino lê uma faixa de 0 a 1024, que representa uma tensao de 0 a 5 Volts.

Então na range do sensor, zero volts equivale a –55ºC, enquanto 5V equivale a 150ºC. Em alguns lugares consta que 1 ºC equivale a 10 mV, mas não fiz as contas para conferir.

Vou fazer o teste com o filtro passa-baixa proximo do sensor e distante do arduino, depois postar o resultado aqui.

O sensor de temperatura digital DS18B20 é capaz de medir em graus Celcius, com resolução de 9-bit a 12-bit (configurável) e possui uma função de alarme programável em memória não volátil para valores abaixo ou acima das temperaturas desejadas. A comunicação é feita por 1-Wire, ou seja, precisa apenas de 1 pino do microcontrolador para transferir os dados. Pode operar entre -55°C até +125°C e com precisão de ±0.5°C se estiver operando dentro da faixa de -10°C até +85°C. Cada DS18B20 possui um número serial único de 64-bit, o que permite que vários DS18B20 funcionem no mesmo barramento 1-Wire, permitindo conectar vários sensores em um microcontrolador.

É superior aos modelos DS1820 e DS18S20.

 

Características:

- Comunicação 1-Wire, que necessita apenas de um pino do microcontrolador para fazer a linha de dados;

- Opera de 3V a 5.5V e pode ser alimentado pela linha de dados;

- Opera entre -55ºC até +125ºC, sendo a precisão de ±0.5°C se estiver operando dentro da faixa de -10°C até +85°C;

- resolução configurável pelo usuário de 9-bit à 12-bit;

- possui função de alarme programável;

- possui número de série único de 64-bit, o que permite ligar vários sensores no mesmo microcontrolador;

 

- Encapsulamento metalico, vedado com cola e tubo isolante termoretrátil garatindo isolamento e proteção da água;

- Ponteira metálica pode ficar submersa (6 * 45 mm)

- Possui cabo de ligação de 1 metro;

- Fio Vermelho(VCC), Branco (DATA), preto (GND

Parece muito bom! Você deve ter visto aí na postagem que estamos apanhando do LM35 pra eliminar os ruídos causados por interferencia de campo eletromagnéticos, vindos de fios e aparelhos da rede elétrica.

Sabe dizer se o DS18B20 também sofre esse efeito, se usado em distancias maiores?

NÃO SEI PORQUE AINDA NÃO O USEI, MAS PELAS INF QUE COLETEI, ELE É BOM.

Olá, preciso de uma faixa de medida de -5°C até 110°C, o DS18B20 perde muita precisão depois de 85°C? Tem outro sensor de precisão que opere dentro dessa faixa que eu quero? Não utilizarei o senhor muito longe do Arduino, porém haverá o cooler fan perto e uma fonte... tem problema?  

quanto mais perto, melhor

use sensores mais simples como LM35  e pode ainda ser o termistor NTC

LM35 como já foi muito discutido aqui no forum, tem o problema de sensibilidade ao ruido, precisa de alimentação estável, um filtro na entrada no AD e o cabo não pode ser longo.

Se você utiliza a biblioteca da dallas ds1820 ou ds18s20 ou ds18b20 podem ser substitutos um do outro. Entretanto, de forma nativa nao tem como subistituir sem alterar a lógica: http://labdegaragem.com/forum/topics/desvio-de-leitura-no-barrament...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço