Qual o melhor método de ensino e cadê os 8200 inscrito no site LDG

Como sou ignorante em materia de eletronica e programação, entendo do que vou falar.

Qual o melhor método de ensino para um leigo.

No meu caso sempre apreendi muito bem com a vídeo aula, e no caso da eletrônica, vejam que belo exemplo de uma vídeo aula bem produzida e ótima para o inciantes abaixo.

Acho que quem ensina. não deve se preocupar com o pensamento de que o aluno, esta de corpo mole e precisa ir a luta, e não posso "dar tudo de mão beijada"  Sim ele precisa e vai ir a luta, Mas o que o "mestre" esta fazendo é doar, o que ele mesmo recebeu de outros. e vai reeber os seus meritos depois, sefizer com amor essa tarefa de ensinar. E o aluno, terá que ir atráz mesmo, pois não conseguira apreender tudo com uma pessoa só, mas na mente dele, ficará a gratidão pelo recebido.

Mas  uma duvida colocada aqui para analise, dos 8200 inscritos aqui no site LDG, só alguns respondem aos topicos, o que esta acontecendo com essa turma toda.

Dedico essas palavras de Santo agostinho a todos que me ajudaram e em ajudam.

Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade"


Santo Agostinho

VÍDEO EXEMPLO DE UMA BOA AULA:

400w parte 1 Amp

https://www.youtube.com/watch?v=DQ2swSTFm-g

Amplificador de 400w parte 2

https://www.youtube.com/watch?v=ic_oxkLN5t0&feature=related

aprenda a construir un amplificador de 400 watts de exelente sonido y bajo costo. Ideal para videorockolas. Puede aprender a construirlo en la paginahttp://construyasuvideorockola.com/proy_amp400w1.php

https://www.youtube.com/user/Ampletos#p/u PAGINA  DELE, ESTA CHEIO DE PROJETOS

Filtro passa-baixa para o subwoofer

https://www.youtube.com/watch?v=fHLnb8hOJhA&feature=related


 Fiquem com Deus e obrigado

Exibições: 1429

Responder esta

Respostas a este tópico

Saudações Eduardo,

Já te respondi algo parecido... mas vou aproveitar e escrever mais uma vez e lá vai...

Sei que você quer aprender e TEM MUITO O QUE APRENDER, mas veja que como É MUITA COISA você deve ir aos poucos e nada de AGONIA.

Eu passei 4 anos para poder me formar no curso de Bacharel em Análise de Sistemas "com respeito à todos e tudo" grande bosta! Hehehehehe... eu gosto muito da área e isso é assunto pra outro capítulo... então... foram 4 anos e mesmo assim tem coisas que nem sei pra onde vai e nem de onde vem... na minha área.

Dividir e conquistar é o caminho... você quer aprender Eletrônica e Programação e isso é muito vasto... minha dica é:

1 - Estudar programação primeiro que é muito mais fácil e começar por procurar TUDO e DIVERSOS EXEMPLOS do assunto ALGORITMO e fazer MUITOS exercícios.

2 - Praticar o que aprendeu na linguagem C que é a que utilizam no Arduino.

3 - Eletrônica básica = Resistor, Capacitor, Diodos, Transistor ( esse é mais longo )

Confecção de placas ( da maneira mais simples = placa de fenolite, caneta pra circuito, acido para revelar), depois vc testa outras técnicas mais avançadas.

Treinar soldagem em diversas peças, remover solda e etc ( testa em placas antigas remover e colocar novamente as peças e  etc) treina com o sugador de solda e assim vai.

Tudo isso que te falei existe na Internet DE GRAÇA e tem tudo isso no youtube "creio que sim" 

Finalizando... vai com calma e um passo de cada vez!

[]´s

É VERDADE, TU TEM RAZÃO, acho que uma boa maneira também é pelo multissim, lá da para simular o funcionamento de circuitos, mas ão tenho vídeo aulas dele, tenho do Eagle.

:D

Infelizmente não uso e nem tenho interesse em simuladores... acho que seria bom pra mim começar a usar o tal do proteus que o pessoal está bem adiantado nele com relação ao Arduino...

Bola pra frente e o que puder fazer por vc me avisa... óa... quanto a programar eu posso te ajudar sem problema.

Flw!

OK, estou estudando 2 horas por dia de cada, programação x eletronica, e o restante do tepo estou no projeto, em breve o projeto me jogará para os estudo direto, senão não O PROJETO NÃO ANDARÁ.

Ai sim terei o dia todo para estudos e pratica, ate agora, eu termino meu dia as 21:30

Eduardo

Acho simuladores interessantes,tenho alguns mas não dediquei tempo para aprender a usa-los.Qual o melhor metodo de estudar e aprender?Acho que isso depende de auto conhecimento,como cada um assimila o conhecimento.

Quando muitos dos amigos do Lab se interessaram por eletrônica (inclusive eu) não existia a internet.Comprava revistas,Be-a-ba da Eletrônica,Divirta-se com a Eletrônica,Antenna Eletrônica Popular e outras.Muitos componentes eram reaproveitados de sucata.

Aprendia lendo e montando,teoria e pratica muita pratica.Algumas montagens não funcionavam,então mais estudo e aprendia-se a consertar e melhorar projetos.

Vontade , persistência e mãos na massa.

Por isso acho que estudar por simuladores é util,mas não substitui a pratica de laboratorio com componentes reais.

Acho que faz parte do processo montar,errar,encontrar e corrigir os erros.

Não existem formulas magicas.

Eu gostaria que existissem,principalmente para programação(ta complicado)

É COMO VOCE DISSE, para cada um serve uma solução diferente, eu acho que me daria bem com simuladores.

Alexandre,

Vale a pena investir um bom tempo para a prender a usar os simuladores.

No passado , quando não havia nem os microcomputadores , aprender eletrônica era sim um desafio , pois tudo tinha que ser feito no laboratório , a instrumentação era caríssima , os componentes limitados , caros , literaqtura então era mais cara ainda , e só tinha em inglês.

Eu me lembro de ter gasto o equivalente a 3 meses de salario , para comprar um livro decente que ensinasse a projetar amplificadores transistorizados , era uma preciosidade. Osciloscópio , então , era mais caro que um carro médio. Quando comprei o meu , minha família brigou comigo , onde já se viu , gastar essa fortuna ! dava para dar entrada num apartamento !

Hoje os bons simuladores, ( como o PROTEUS) conseguem simular os circuitos muito bem . 

Eles ainda não gostam muito de descontinuidades nas formas de onda , mas para circuitos bem lineares não há o que reclamar. 

Simulam também o software rodando em microcontroladores , gerando fielmente as formas de onda em suas saidas.

Obviamente , que não conseguem simular tudo , e devemos aprender o que eles simulam bem e o que fica muito errado , mas no geral é um ferramenta incrivel .

Hoje não ouso fazer nada , sem passar pela simulação , no minimo , vai me mostrar alguns erros que eu só descobriria mais tarde , economizando muito do meu tempo.

É isso aí , boas simulações.

Abração

Enio.

Enio, gosto muito de seus comentários e projetos!

Mas gostaria que me ajudasse a solucionar uma dúvida, assim como todo o lab. Como a maioria da comunidade garageira, que aprendeu tudo o que aprendeu com hardware e softwares livres / opensource, conseguem usar o Proteus, que em sua versão demonstração disponível grátis para download no site da Labcenter NÃO permite simulação de microcontroladores, a não ser modificando o firmware dos exemplos que já vem no pacote???

A um tempo atrás enviei um e-mail pra Labcenter e eles autorizam uso da versão demonstração para ensino e divulgação em tutoriais, mas a versão de simulação de uC tem que comprar.

Todo mundo aqui está pagando milhares de reais e comprando o software pela Anacom? (distribuidor do Proteus no Brasil). 

ou 99% da comunidade está baixando o software no 4shared (como eu já o fiz um dia)?????

E o Eagle então nem se fala.

Galera, nosso papel como "Desenvolvedores Independentes de Ciencia e Tecnologia" é valorizar o desenvolvimento LEGAL de sistemas, sem pirataria, usando alternativas free (como a magnifica versão free do Multisim citada pelo Joe), ou comprando os softwares. Se tá caro, não usa ué. Ou compra um simulador mais barato como o TINA Design Suite 9 (R$400,00 licensa estudante, sem fins comerciais), que tambem simula o ATmega...

Talvez assim, algum dia, ficaremos felizes em ouvir que, por exemplo, o menor computador do mundo, a placa Raspberry Pi custa 25 dólares, sem pensar que no Brasil chegará a R$500,00....

Abraços!

Concordo plenamente , se a verba esta curta , vamos de software livre.
Mas muitas vezes o que 'e escasso e caro 'e o tempo , nestes casos eu opto por uma ferramenta que me economize o tempo , e quase sempre sai mais barato ! Mesmo pagando a (cara ) licença.

Diego,tambem busco alternativas gratuitas ou com preço acessivel a estudantes e técnicos independentes.Estava pesquisando e encontrei uma lista de softwares para desenho de esquemas elétricos,placas e alguns simuladores.As licenças variam,mas acho interessante divulgar essas opções.

Desenho de esquema elétrico e Simuladores

http://www.pictronics.com.br/layout-esquema-eletrico-simulador.html

 

Olá Alexandre

 

Muito boa coletânea de softwares para projetos, será que existe alguma coletânea com linguagens gráficas para microcontroladores ?

 

abços

 

 

Valeu ! Alexandre

Eu não conhecia estas linguagens, LD e Great Cow, já salvei os links e vou analisa-las em momento oportuno, acredito serem as linguagens gráficas o futuro de todas as linguagens de programação.

Abços

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço