Qual o melhor método de comunicação sem fio entre dois Arduinos ?

preciso fazer a comunicação entre dois arduinos e queria saber qual a maneira mais eficaz de se obter isso, estou pensando em usar o sinal de radio (RF) pelo custo beneficio, mas sei que ah varias maneiras, como Bluetooth, wi-fi, a cabo via serial, xbee

OBS: a distancia é de +\- 15M e o sinal terá de atravessar paredes.

a central de comandos com um dos dois arduino ira ficar no pilar e o o arduino do quadro de circuitos dentro da casa de maquinas ao fundo da imagem

Exibições: 2689

Responder esta

Respostas a este tópico

RF=Radio frequencia é a tecnologia usada pelo Wifi, bluetooth, xbee e outros rádios em geral. Alguns são mais caros outros menos. Existe ainda pares transmissor/receptor RF mais simples, como os de controle de portão e o NRF24l01. A cabo já seria um metodo com fio.

Enfim, depende de sua aplicação.

15m com paredes é bastante coisa. 

É possivel fazer praticamente com qualquer uma dessas tecnologias mas para 15m descartaria Bluetooth e os 433MHz. Pelo preço descartaria o xbee.

Ficam os NRF24l01 ou com o velho Wifi. Vc pode usar o ESP8266 de um lado e do outro. No meio colocaria um roteador com antena grande para garantir.

postei uma foto do local onde será instalado tudo

Pela minha experiência eu usaria o esp8266, as vantagens é que com algumas modificações pode-se interagir com computadores, notebooks e celulares. Porém com o nrf24l01 os resultados tbm serão muito satisfatórios.

Esses buracos no muro são para iluminação ?

Se sim aih passa um conduíte ! Minha sugestão #1: Passar fio por eles. Pra ficar tranquilo use cabo blindado. Por ex fio para cameras de circuito fechado. Tem uma otima malha e normalmente 3 fios uteis (Vcc, video e audio) alem do GND.

Outra seria passar rente as telhas.

Acho melhor opção para essa condição pq é "eterno", diferente das soluções delicadas com radio que as vezes param de funcionar sem motivo e tal..

Segunda melhor opção seria o NRF24l01 ou por wifi com ESP8266.

Na minha opinião.

Bom dia  Eduardo  e  rhaicmer,
esses são buracos para iluminação sim, inclusive elas fazem parte da automação,e irei colocar 9 arandelas dimerizáveis.


Só recapitulando... então as melhores opções são:
1- comunicação serial utilizando fio blindado para câmeras
2-  NRF24l01
3- e por w-ifi com ESP8266

eu vou estudar essas 3 maneiras e ver qual delas tem mais conteúdo na internet, e que eu consiga trabalhar melhor na questão de conhecimento para aplicação desse método.

só uma duvida, sei que não é o mais indicado, mas daria para fazer comunicação serial usando fio 8 vias (cabo de rede), no caso só iria usar 2 vias, mas esse cabo é mais fácil e barato de se obter?


Obrigado! 

Eduardo, já usei o NRF24l01, consegui resultados de até 900 metros em área aberta.

Há dois modelos desses. Um que tem alcance de 100 metros e outro com alcance de 1 Km.

att.

THOMAZ

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço