Olá galera!

Procurei aqui no forum e não achei ninguém falando sobre o melhor modo de economizar energia com o Liquid Crystal 16x2, quando ausente de utilização, acho que seria interessante à maioria mas essa também é uma dúvida minha...

Gostaria saber se alguém arrisca em falar qual a melhor forma de se fazer isso.

Tenho um projeto no qual não há necessidade de monitoramento constante do visor e então utilizei alguns métodos da biblioteca Display() e noDisplay() encontrados no site oficial: http://arduino.cc/en/Tutorial/LiquidCrystalDisplay.

Percebi que este não é um método muito eficiente de economia, pois se estiver com a luz do visor ligado,  vai permanecer, então há energia "disponível e circulando" no display. Mas não terá nada escrito no display.

Nem sei se é possível, mas pensei em fazer um algoritmo para manipular as entradas e realmente desativar a comunicação com a Arduino.

Mais alguém sabe ou tem uma ideia de formas para economizar energia utilizando display LCD?

Obrigado !!!!

Exibições: 218

Responder esta

Respostas a este tópico

Amigo com a função nodisplay vc economiza energia sim pois não há "bits acesos" no display e portanto não há demanda energética.

Quanto à questão do backlight vc pode conectar a alimentação do backlight à uma porta do arduino e comandar quando deve ou não acender.
Valeu Rafael!
Também achei que essa é a única maneira e mas fácil de controlar isso. Já fiz aqui e ficou muito bom, controlei por botões o acionamento das duas luzes quando não desejo ver o display.
Não acho que seja viável, se for possível, fazer algo que barra todas as entradas e saídas da Arduino conectado ao display, acho que além de trabalhoso é ruim pra gerenciar isso.
Mas sua ideia ficou muito objetiva! Obrigado!

Complementando o rafael mazali, coloca também outra saida do arduino para ativar/desativar a alimentação do display.

Só tem essas duas vias, o backlight e o lcd em si. Desligou os dois, desligou tudo.

RSS

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2018   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço