Olá amigos!

Estou precisando adquirir um módulo regualdor de tensão DC, mas existem muitos na loja e fico indeciso em qual seria mais indicado para meu projeto. Eu estou ultilizando uma LiPo 11.1v 2200mah 3C, no entanto estou trabalhando com motores de 6v e sensores de 5v e além disso preciso alimentar um raspberry pi. Qual seriam os reguladores mais indicados e por quê?
Agradeço a resposta desde já.

Exibições: 241

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

  Basicamente temos 2 tipos:

1) Lineares, que são aqueles que regulam consumindo o excesso de tensão na forma de potencia. São simples. Vc liga 12V na entrada e terá por ex 5V na saída. Se a corrente for de 500mA nos 5V vc terá pouco mais de 500mA nos 12V (os seus 500mA mas uma perda). Assim na carga terá 2,5Watts e no regulador (12-5=7) 7V e 500mA = 3,5W. Mais potencia jogada fora que consumida. Esses 3,5W precisam ser dissipados. Viram calor. Eles no geral se limitam a 1A, o que é pouco e não te atende.

2) Chaveados, que usam um principio de liga/desliga em frequencia para conseguir tensões diferentes da entrada. Nessa do liga e desliga ele consegue, dependendo do circuito, até aumentar a tensão. 

Os chaveados tem como vantagem consumir pouca potencia, ter rendimento maior, menor potencia sobre o regulador e esquentar menos (que são formas diferentes de dizer a mesma coisa). A desvantagem deles é a complexidade já que vc precisa de indutores. Essa complexidade afeta o preço. Mas nem chegam a ser caros.

O recomendado é comprar uma plaquinha pronta, atualmente chamada de modulo, que é um conversor DC-DC. Essa plaquinha transformaria seus 11.1 em 5V tranquilamente sem perdas. 

Se envolve o raspberry e envolve mais de uma tensão, sendo uma delas contendo motores recomendo usar 2 reguladores.

Como é uma carga de alta corrente (o Raspberry consome alta corrente e o motor também) é preciso usar uma coisa boa.

Vá de chaveado. Procure por ex pelo LM2596

De um google de: "módulo lm2596s dc-dc"

Muito obrigado pela explicação! Irei pesquisar. Sei que não cabe muito ao post, mas eu sou estudante do ensino médio e queria saber onde conseguir mais conhecimento técnico em eletrônica, teria alguma indicação?

Tem muita coisa por aí.

Vc pode partir logo para um curso técnico, seja a distancia (instituto monitor, por ex), um senai (é um curso longo) ou pode ir fuçando.

Quando tinha uns 8 anos meu irmão (que tinha uns 10) ganhou o curso monitor por correspondencia, era tudo em papel. Meu irmão fez e eu acompanhei. Me deu base não só para fazer o tecnico como para decidir que era aquilo que queria. Recomendo. Mas recomendo também não parar por aí. É só o começo.

De material pela net vc encontra muita coisa, por ex:

http://www.newtoncbraga.com.br/

Se vc pegar com vontade, ler bastante, comprar um protoboard, um multimetro e uns componentes aprende muita coisa.

Bom dia, 

Você não especificou as características do motor. Favor informar. 

Não recomendo motor de 6V com bateria LIPO de 11.1 V .

Ou você usa motor de 6V com bateria LIPO de 7,4 V (com controle de tensão)  ou motor de 12V com bateria LIPO de 11,1V. 

Ou terá muitas perdas. 

OBS: 

Bateria LIPO 2S carregada  - até 8,4V

Bateria LIPO 3S carregada - até 12,6 V

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço