Boa galera!

Recentemente inicie um projeto para controlar um gerador de eletricidade a gasolina.

Desenvolvi dois sensores de tensão com 4n33.

Um sensor para a Rede e outro para o gerador (este outro auxilia na hora que a energia da rede esta fora como parametro).

Estou utilizando um Atmega328p-pu standalone. (muito bom e barato).

E para comunicação fiz uma plaquinha com MAX232. (ficou joinha)

Claro, tambem usei um conversor serial/USB.

Para tratar  o sinal dos sensores por que é analogico e oscila muito, utilizei a biblioteca Tensao.h para ler o sinal dos sensores nas portas A0 e A1.

E uma placa de 8 reles com leds sinalizadores para os testes.

Segue fotos:

Componentes na proto:

Plaquinha do Max232;

Codigo neste link:http://pastebin.com/8fnezmLm

Ultimo Codigo neste link: http://pastebin.com/Rj67MEx6 (ainda com dificuldade no contador de tempo).

Se mais alguem tiver experiencia com este assunto e puder contribuir fico agradecido.

O que mais estou me batendo é em relação ao código que na parte onde verifica o sinal se tem energia ou não ele não pode ficar acionando em falso no caso de a energia eletrica apenas piscar.

Vou seguir com os testes e conforme concluir posto mais.

Abaixo a biblioteca Tensao.h para arduino.

Um video explicando parte do funcionamento. (ainda em testes)

https://youtu.be/j881rN4xw0A

Falou galera!!!

Exibições: 6977

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde Jeferson.

Contactoras com selo e intertravadas para evitar curto entre a rede e o gerador.

Mais alguns cuidados na programação do arduino programei dois reles para abrir e fechar entre automatioc e manual.

att.

Parabéns pelo projeto ! Cléber ...Trabalho com quadros de transferências automáticas de geradores de todos os portes, tem alguns cuidados que VC tem que tomar : na falta de energia da concessionária espere alguns segundos ( 5 seg )  para partir o gerador, após isto é necessário um tempo de estabilização do mesmo.

Após a estabilização faz-se a transferência de fontes, não se esquecendo da aplicação OBRIGATÒRIA do intertravamento entre elas, pois as fontes não podem jamais se misturarem .....SEGURANÇA.....

No retorno de energia também é aplicado um tempo em segundos para a transferência de retorno a concessionária.....

Sucesso e Abraços.....

Boa tarde Luiz.

Sim com certeza, esses dispositivos tem que ter intertravamento (quando um esta acionado um contato normalmente aberto se abre e fica aberto o comando do outro tipo uma ligação de comando onde o ligado bloqueia o acionamento do outro.

Quanto as medidas de segurança eu tambem ja as conhecia pois ja trabalhei com manutenção de um gerador na Bunge alimentos aqui em Gaspar.

ali conheci um pouco.

o que mais me esta sendo dificultoso agora é a parte de programação do atmega que eu nao sabia nada absolutamente.

Agradeço a sua Ajuda pois a segurança nessas aplicações sao de extrema necessidade.

abraço.

abrass

Tenho experiencia com geradores também, trabalhei em usinas hidreeletricas na parte de eletroeletronica e automação.

A parte de intertravamento, tempos de comutação e controle de carga do gerador são os mais importantes.

Não entendi para q é a biblioteca, se vc faz um analogRead das portas A0 e A1

Oi Marcelo, bom dia.

Também cheguei a esta conclusão, pois depois que eu coloquei a pergunta, resolvi comentar as

linhas Tensao.h , Tensao rede(A0); Tensao gerador(A1); e compilei sem problemas.

Mas a segunda e a terceira linha (Tensao rede(A0); Tensao gerador(A1)) parece que estão dependente deste file.

Rui

Rui ,

Tive o mesmo problema, segue a biblioteca que achei na rede.

Abs.

Anexos

É isso mesmo Carlos.

Abrass

Boa tarde Rui. Faz o calculo do sinal por que é analogico e varia Esta ali o aruivo da biblioteca tensao.h. Obrigado pela ajuda.

Boa tarde Marcelo.

mesma resposta do Rui:

esta biblioteca faz o calculo do sinal da tensao por que é analogico e varia de estado.

Mas adimito que posso estar sei lah errado pois não conheço muito de programação, fiz essa implmentação pesquisando na net pode ser que não seja necessário mas depois que implementei dessa forma o sinal estabilizou e comecei a progredir.

Esta ali o aruivo da biblioteca tensao.h. Obrigado pela ajuda.

Cleber,

Desculpe ter deixado você sem resposta ontem, (Não fomos com o Rui visitar a sogra dele não, rsrsrs) mas por incrível que pareça faltou energia aqui no RJ naquele momento, se estivesse usando seu gerador não teria problemas :-).

Boa sorte e o que estiver ao alcance do meu conhecimento tratarei de ajudar, como fazem todos aqui neste fórum.

Um abraço!

Imagina, tranquilo.

Tb o que eu puder ajudar estamos ai.

Abraço

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço