Olá pessoal.

Tenho alguns esquemas de circuitos PWM, mas o que precisava era com controle de corrente.

Fiz aqui uma célula HH e O e funciona muito bem (ligada em 12VCC do carro).

O único problema é que durante a geração de gas (quebra da molécula de água_ o sistema vai aquecendo e consumindo mais corrente.

Isso fica incontrolável e aquece até danificar o sistema.

Se definisse a corrente inicial, com o sistema frio, através de um pot, (não sei como pode ser feito).

A medida que o sistema começasse a solicitar maior corrente, a largura de pulso (PWM seria corrigida para manter a corrente inicial.   

Podem ajudar como faço esse circuito.

Ops... O circuito deve aguentar  15A maximos

Agradeço a ajuda

Exibições: 3802

Responder esta

Respostas a este tópico

     Oi!

     Alexandre, já venho pesando estive pensando nesse assunto a algum tempo e consegui reunir informações e chegar  a algumas conclusões.

     Um resumo de alguns pontos importantes:

1 - segundo um Eng.Mecânico, a maioria dos motores não precisam mais que 0,5L, para funcionar bem e que o excesso é desperdiçado, ou seja, perde energia para gerar o que não será aproveitado;

2 - devesse ter um controle da pressão em função da produção para que o gerador não exploda, ou seja um dispositivo que desarme quando a pressão estiver alta e arme quando estiver baixa, um Pressostato talvez resolva (os mesmos usados em compressores de ar);

3 - uma válvula reguladora de pressão, que mantenha a pressão constante na saída (tipo válvula de botijão de gás de cozinha) e de uma controladora de volume, que deixe passar somente o que o motor precisar naquele momento (tipo válvula da boca do fogão de cozinha);

4 - devesse ter um controle em função do volume consumido (através de um sensor de vácuo ou do RPM)

5 - devesse prever dispositivos de segurança, como válvula de sobre pressão (como as de panela de pressão), circuito de corte de sobre-corrente, um controle de temperatura (um simples controlador de temperatura, como de chocadeiras) e um uma válvula corta fogo, para evitar que por algum motivo qualquer a chama não entre pra dentro do gerador e exploda ele (como aconteceu no meu caso, sorte que a tampa era de plástico e nada de ruim aconteceu)(a mesma usada em alguns maçaricos a gás).

     Veja um exemplo de um controlador de corrente microcontrolador que pode ser adaptado para o Arduino sem dificuldades. Ex:http://www.sabereletronica.com.br/artigos-2/3456-fonte-de-corrente-...

     Se encontrar algo melhor eu posto aqui.

Espero ter ajudado!

Edson

Olá amigo Edson..

Grato pelas informações.

Eu estava tentando fazer com um integrado UC3843, mas como minha especialidade é mecanica, apanho com hardware.

GHrde abraço

Alexandre

Olá, Alexandre!

Para fazer uma fonte de corrente controlada por PWM, procure por reguladores chaveados tipo buck. Nesse tipo de circuito, você precisa do transistor, um diodo de alta velocidade, um indutor, um capacitor (as vezes) e o controlador PWM. Há circuitos integrados que podem te ajudar com essa função do controlador, como o MC34063, nele você pode ter um um resistor que limita a corrente de pico e outro resistor (sensor de corrente) no qual você estabelece a corrente média que o circuito deve trabalhar, e que com a realimentação adequada, permite variá-la. O circuito não deve ficar muito pequeno, mas você consegue o que quer.

Há outros integrados com funções a mais que podem ser úteis, como o LM3524 e o SG3525, é uma questão de analisar aquele que irá atender melhor o seu projeto com a menor quantidade de componentes externos.

Olá Evandro.

Agradeço a resposta

Eu estava tentando fazer com um integrado UC3843, mas como minha especialidade é mecanica, apanho com hardware.

Se pudesse dar uma ajuda quanto ao circuito, agradeço e muito

Grde abraço

Alexandre

Muito boa ideia usar o UC3843! Eu já tinha ouvido falar dele, mas nunca me aprofundei no funcionamento.

Não encontrei uma solução 100% para sua aplicação ainda, mas estou pensando a respeito. Na figura, é feito o controle de corrente para LEDs em iluminação, pense no lugar dos LEDs na sua célula:

site: http://www.edaboard.com/thread143053.html

Há 2 problemas: Não tem como controlar a corrente sem alterar o shunt e esse mesmo shunt precisa ter uns 15W (no pior caso) para a sua necessidade de corrente...

Penso numa solução seguindo a ideia do Celso (abaixo), desacoplando a tensão do shunt com um amplificador (LM324, por exemplo), assim, com o projeto certo, resolvemos os 2 problemas, primeiro amplificando a tensão do shunt de forma que ele necessite dissipar menos potência e segundo colocando um resistor para ajuste de ganho do amplificador, permitindo controlar a corrente.

Há outro problema do ponto de vista físico (que meu colega me lembrou aqui no trabalho), o superaquecimento do indutor irá diminuir as propriedades magnéticas dele... Dessa forma, além de ter que atingir uma indutância mínima, você precisa de um indutor feito com um fio com seção bem grande, bem como terá que manter uma boa refrigeração dele e de seu núcleo magnético... Isso é algo a se pensar...

Olá,

Minha sugestão é a de colocar um shunt e medir a tensão em cima dele, desacoplar os níveis de tensões com amplificadores operacionais e realimentar o controle do seu PWM.

Boa sorte,

  'Eiju

Olá Celso..

Grato pelas informações.

Eu estava tentando fazer com um integrado UC3843, mas como minha especialidade é mecanica, apanho com hardware.  Faço coisas em simples com Pics, mas não é minha área (tento aprender)

Poderia dar umas dicas como faço esse hardware.  

Grde abraço

Alexandre

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço