Bom dia amigos garagistas, Sabe aquele dia que você acorda com uma ideia e quer por em pratica de qualquer maneira, pois é hoje acordei com um protótipo de uma vending machine em mente e quero por em pratica, E claro vou precisar muito da ajuda de vocês .. " Né Rui Viana " rsrsr. Pessoal minha idéia é a seguinte, Vai ser uma máquina de vender esmaltes (de unha) automático. Na qual eu vou ter uma estrutura em madeira MDF, com um acrílico transparente na frente deixando visível os produtos (os esmaltes). e em uma coluna lateral direita um noteiro, um display, e um teclado numerico. Ainda não comprei todo o material necessário pois preciso de mais idéias, toda idéia é bem vinda. Bom quanto a estrutura da máquina e do seu mecanismo já esta tudo OK, logo irei postar o projeto dela aqui, a grande questão é será que eu consigo por em pratica conforte a ilustração abaixo?? Desde já agradeço a todos colaboradores, Um abraço.

Exibições: 6264

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Leandro,

Sua ideia me parece que funciona, pelo menos a parte do arduino, noteiro, teclado, shield, etc.

Só não sei quanto a parte do mecanismo que vai liberar apenas 1 produto com a rotação de 360 graus, fica bem parecido com as máquinas de salgadinhos que tenho visto.

Porém, economicamente, terá que ter 1 motor para cada produto e não sei se será mais barato do que as máquinas existentes.

Não sei se é para faturar alguma grana mas voce pode tentar fazer algo ligado na internet, usando pagamento pelo cartão, conectando seu arduino em algum mecanismo e-commerce já existente.

Um grande abraço,

  'Eiju

Olá Celso, 

Muito obrigado pela sua opinião, gostei da idéia de tentar fazer algo para pagamento com cartão ou algum mecanismo e-commerce, mas vou tentar futuramente pois ainda preciso conseguir escrever esse código com o arduino, lcd, teclado, shield servo, e noteiro. Caso alguém queira me ajudar com o algorítimo para que tudo funcione eu ficarei muito grato, abraços.

Olá Leandro,

A parte do noteiro é a mais preocupante. Já apareceu um post aqui e não tivemos como ajudar pois não tinha nenhuma informação sobre a interface e mais detalhamento sobre o funcionamento.

Outra parte muito complicada é a parte mecânica pois além de funcionar, terá que ser a prova de tempo, defeitos, desgaste e principalmente a prova de violadores.

Terá que colocar vários sensores e portanto não pode usar várias portas para os motores. Talvez, implementando com um mux 1 x 16 seja uma boa. Sinto que para você, 16 é o número mágico, não é mesmo?

Quanto ao teclado, também terá que usar a matriz e a biblioteca keypad.h.

Contando que ainda terá os servos, noteiro, mesmo tendo o Mega será necessário economizar portas.

Portanto, se não sobrar muitas portas, terá que usar interface I2C para o LCD.

Boa sorte!!!

  'Eiju

Excelente idéia de pagar com cartão !

Isso é inovação !

Seria bom uns sensores... se tem o produto... se o produto foi entregue ou recolhido... etc, 

Leandro, você já analisou como funciona a liberação de produtos em Maquinas automáticas de venda ?

Cada célula de produto tem um mecanismo em espiral. O mecanismo em espiral gira um pouco e empurra o produto para 

a gaveta de recolhimento na parte de baixo da maquina. O produto cai de uma certa altura. 

Mas para esmalte não vai dar, porque senão vai quebra-lo..

mas a questão de evitar a quebra não é difícil de resolver. 

Pode-se por exemplo proteger cada esmalte com plástico bolha, ou pode-se forrar as paredes com material "fofo", ou pode-se fazer o esmalte cair por diversos degraus, sendo que cada queda de degrau é numa altura pequena que evite a quebra do frasco. Enfim, proteger contra a quebra acredito que seja fácil.

Eu se fosse fazer essa geringonça aí ficaria mais preocupado com a violação do sistema, afinal tem muita gente que adora fraudar essas máquina automáticas e postar no youtube pra se vangloriar

Pensei agora . A maquina poderia ter elevadores que recolheriam o produto e levariam para o compartimento de entrega.

Cada coluna de produtos, teria um elevador que ficaria escondido na parte superior, para não atrapalhar a visualização dos produtos. 

Quando o produto for selecionado , o elevador ficaria na frente da célula do produto. O mecanismo em espiral gira e empurra para a frente para cair no compartimento do elevador. 

O elevador desce com o produto e deixa-o no compartimento de entrega. 

Bom dia José Gustavo,

Eu já consegui montar um protótipo do esquema mecânico, Até agora esta dando tudo certo.

valeu uma abraço.https://www.youtube.com/watch?v=G5uJvoZd5Zk

Parabéns Leandro. Muito legal esse espirito empreendedor que tem. 

Não pode é desanimar na primeira dificuldade. 

Você já estudou como é a espiral das Vending machines ? 

Me parece que elas são rigidas e não flexíveis. 

A idéia do colega Eduardo Marcondes é muito boa, mas talvez tenha limitação de produtos. 

E além disso se a roda ficar na horizontal, irá ocupar muito espaço.

Já pesquisou quantos esmaltes tem um mostruário de loja ?

Seria interessante saber a quantidade de produtos precisa deixar à vista. 

Minha sugestão minimalista:

2 Motores:

- Um que gira um grande disco com todas as opções dentro (teria 16 trilhos (como raios, imagine uma roda de bicicleta preparada)) e uma mola para que o estoque avance quando um é retirado);

- Outro que expulsa o que estiver na frente dele.

2 sensores:

- Um de "frasco 1" e outro de "frasco" para saber em qual está. Ou até nem precisa, se a pessoa que comanda o motor ela que ajuste no que quer, vc nem precisa saber qual é. Só precisa garantir que sempre pare alinhado e evitar parar em opções inválidas (vazias).

Fazendo em acrilico fica estético e vc ainda pode permitir que a pessoa "folheie" as opções para escolher. Se quiser colocar mais que 16 basta colocar mais (2,3) um andar(es).

Uma borracha do tipo EVA meio grossa garante que o esmalte sobreviva a queda.

Bom dia Eduardo,

A princípio realizei alguns testes com uma mola espiral que gira e deu certo, segue o link do meu protótipo.

https://www.youtube.com/watch?v=G5uJvoZd5Zk

Mas eu gostei muito da sua ideia também, se tiver como você bolar um desenho pra ficar mais facil de compreender ficarei mto grato, valeu um abraço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço