Olá, sou um aluno de ciência da computação. Cursando o primeiro período ainda! A minha universidade iniciou uma mini feira para apresentar projetos usando o arduíno. Mas, como eu sou um aluno do primeiro período ainda tenho pouco conhecimento nisso. Todavia, resolvi correr atrás e disputar com os alunos de períodos superiores. Eu já tenho uma ideia do que eu vou fazer, porém, queria contar com a ajuda de vocês para montar o projeto. Não sei se ele é viável, mas, se for gostaria que vcs o avaliassem e me digam qual vai ser o material necessário. Quero mostrar para os outros alunos esnobes de 5º período que eles não são oniscientes.

Se gue o documento com o projeto:

Clique aqui para fazer download do projeto

Agradeço sua ajuda!

Exibições: 496

Anexos

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

bom como se trata de ficar tudo num mesmo ambiente (como na residencia) creio q vc fazendo a comunicaçao por bluetooth ja atenderia as expectativas

e essa comunicaçao no arduino nao eh dificil de fazer

poderia ate no lugar da pulseira usar um celular com android conectado ao bluetooth

Adorei a idéia do celular!

Não seria melhor trocar bluetooth por WI-FI. O sinal seria mais abrangente.

Todavia, quais os tipos de arduínos nescessários?

esse projeto é meio estranho kkkkk.. em termos de eficiência é mais fácil fazer o uso correto dos equipamentos que ja existem e protegem a criança desses acidentes..

vc ta começando agora.. e esse projeto possui muitas variáveis... como é o primeiro projeto comece com alguma coisa que utilize menos tipos de sensores.

Recomendo a Harpa sem cordas https://www.youtube.com/watch?v=WkkhcwXpYy4    

concordo com o Ewerton. Projetos dessa natureza embutem um alto grau de responsabilidade, pois um usuário que acreditar e abraçar tal projeto poderá ser altamente prejudicado caso seu sistema falhe.

Cito algumas dificuldades que se oporão ao sucesso desse projeto:

1) adaptador de tomada: não é viável tentar detectar a distância da criança até a tomada. Primeiro porque haverá dificuldade em calibrar tal distância com apenas um sensor no alfinete da fralda. Segundo porque se a distância for calibrada pra acusar grande distância, o alarme ficará disparando constantemente. Terceiro porque se a distância for calibrada pra acusar a curta distância, é perigoso a criança já ter sofrido acidente antes mesmo do adulto tentar impedir. Tomadas devem ser fechadas com dispositivos que impeçam o acesso da criança. É igual a um colega do fórum que queria detectar a queda da criança em piscina: o importante é não deixar a criança cair, porque se cair pode ser fatal. O alarme soar após o acidente ocorrer é ineficiente. Precisamos trabalhar com prevenção, impedindo a criança de se acidentar, e não com detecção de acidente ou detecção de iminência de acidente.

2) mesma história para detecção de presença da criança perto de janela ou fogões: janela precisa ter grade ou rede, e fogão precisa ter protetor de fogão ou porta na cozinha. Apenas detectar quando a criança cregar perto não basta, pois o acidente poderá já ter ocorrido antes do adulto acudir.

3) sugerindo lavar fralda de pano, amigo? vc tem filhos? imagina quantas fraldas uma criança suja por dia? quem vai lavar tais fraldas? quem vai botar a "mão na massa"? Ser ecologicamente correto é até bonito, muito nobre, mas poucos são aqueles que se dispõem a abrir mão do conforto. Eu mesmo gasto R$ 160 de fraldas por mês, mesmo assim me recuso a comprar pano de fralda e lavar/higienizar/passar. Fora isso, fralda de pano é bom pra segurar fezes, mas urina vaza. E se a criança mijar no banco de seu carro ou no sofá de tecido? Duvido que a consciência ecologicamente correta perdure ou seja posta 100% em prática.

4) o grande problema de projetos dessa natureza, que visem emitir alertas (luz ou som), é o alto grau de falso positivo. Falsos positivos em excesso criam uma consciência de menosprezo nas pessoas (elas pensam: "ahhh de novo! Deve ser mais um alarme falso. Não vou nem perder meu tempo em ver o que houve. Vou é desligar o alarme."). Por outro lado, não pode haver falso negativo, porque se ocorrer um falso negativo, a criança se acidenta. Portanto o sistema precisa ter um alto grau de confiabilidade para não haver falso negativo e não despertar falsos alarmes. Geralmente quando se instala sistemas de segurança, o ser humano baixa a guarda, pois imagina que o sistema irá funcionar em caso de acidente iminente. E é aí que mora o perigo: as vezes as pessoas ficam tão relapsas por confiar demais no sistema de segurança que, se o sistema falhar em não detectar, o acidente pode ser fatal.  Portanto, a melhor saída para crianças é prevenção, bloqueando o acesso aos perigos.

Mds, vcs são muito uteis! Brigadão gente!!!

olha se fosse meu filho poderia dar 20000000000000 milhoes de false avisos que eu veria todos 

Vlw! obrigado!

Acho muito interessante sua iniciativa, inclusive o esforço em escrever da forma mais polida e culta possível.

No entanto acho que vc não precisa provar nada a ninguém. Somos seres que tem a competição e a evolução como diretivas importantes, as vezes mais importantes que a felicidade (paz).

Isso faz com que disputemos por coisas que não precisamos.

Enfim, acredito que vc poderia achar um belo projeto, criativo, interessante, simples e bastante útil para começo. Focando em aprender e não competir ou provar algo.

Como primeiro projeto, na linha do que vc mencionou, vc poderia fazer um sistema de identificação de objetos por proximidade. Algo como colocar tags em objetos para que vc possa saber onde ele está. 

Imagine um detector de metais que, em vez de apitar para metais simplesmente, tem um display que fala o que tem ali.

Seria muito util para qualquer um achar suas coisas, desde um controle remoto, chaves, etc, até crianças... Depende do alcance. Para um cego por ex seria fantástico.

Se o custo da etiqueta for baixo fica fácil colocar em muitos objetos.

Veja isso:

http://www.labdegaragem.org/loja/catalogsearch/result/?q=rfid&x...

Só não colocaria em crianças pq sempre um fundamentalista vai dizer que vc está "chipando ela" e vai te dar dor de cabeça...

Um projeto só, um sensor só, varios objetos cadastrados, várias utilidades.

Novidade ? Não muito... Mas hoje em dia ser inventor não está fácil. Quase tudo já existe. Vale pela execução e pelo apelo, principalmente.

Obrigado pelo feedback pessoal!!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço