Boa tarde.

Estou fazendo uma projeto de TCC, do curso de Engenharia de Controle e Automação.

E busco sugestões de uma dúvida que me surgiu.

Meu projeito é praticamente uma réplica de um transelevador muito utilizado em empresas de logísticas para transportar grandes ou pequenas caixas de um ponto para o outro. A diferença que farei em uma escala bem menor, de forma mais simples e voltado para a automatização de biblioteca.

Minha dúvida está na parte do IHM e da programação envolvida. Pois como funcionamento básico, quero que meu sistema possa movimentar o transelevador até um pondo desejado (vou utilizar motor de passo), recolher a bandeja ou caixa que estiver armazenado o livro desejado, em seguida levar ao operador para que o mesmo possa dar baixa no sistema, após isso a caixa é levada de volta ao mesmo local.

Para fazer esta operação, vou utilizar um arduino mega, por causa da praticidade, mais um display lcd e um teclado matricial. Mas se referindo a programação, caio no problema do banco de dados, pois será necessário fazer um banco de dados que me permita identificar os livros já existentes nas estantes e me dê o recurso de cadastrar novos livros. Logo, eu não faço ideia de como fazer isso, não sei se já existe alguma biblioteca do arduino que existe este recurso, daí venho pesquisando a respeito.

O plano B que pensei tbm, é utilizar um computador como interface. Já assisti vídeos de pessoas que fizeram um banco de dados simples no Excel mesmo, e colocaram pra funcionar junto com o arduino para executar alguma operação. Mas gostaria mesmo de fazer de forma simples usando display lcd e teclado matricial.

Se alguém aí souber e puder me ajudar com alguma informação ou ideia, ficarei muito agradecido.

Exibições: 1239

Responder esta

Respostas a este tópico

Obrigado.

Em minhas buscas por informação já dei uma lida sobre esses dois meios, mas vou dar uma conferida melhor, de repente seja uma solução.

Belo TCC, mas vai dar trabalho...

Fazer um banco de dados é tranquilo. Vc pode criar na internet usando um btowser, vide:

http://phpmyadmin.locaweb.com.br/

No caso sou cliente locaweb, segui o tutorial. Achei simples, foi o meu primeiro e unico banco de dados. Certamente aqui tem gente mais gabaritada para falar sobre isso.

Esse banco de dados, depois, pode ser acessado por quase qualquer coisa. Incluo o Arduino, como citado, e até linguagens como o Unity, que é propria para jogos, mediante compra de Asset.

Me preocuparia com a mecanica. Vc terá que construir todo um sistema de movimentação, driver, motores, etc. Aih que muitas vezes complica.

De resto é tranquilo. Sabendo qual a coordenada do livro vc usa comandos basicos das bibliotecas do arduino para fazer o "carrinho" se mover até lá.

O nome é btowser mesmo ou é browser locaweb?

Já eu, acho a mecânica em si mais simples. Vou usar a mesma movimentação de uma CNC router, com o uso de motores de passo, fuso trapezoidal, guias lineares, alguns sensores e tal. Segue a baixo meu projeto:


Browser... digitei errado.

Veja a documentação:

https://wiki.locaweb.com.br/pt-br/PhpMyAdmin_-_Painel_cPanel

Uma mecanica dessas fica perfeita. Tradicionamente em TCCs o possoal começa a usar sucata, desenhar simplificações, etc. Usando material de primeira assim fica realmente otimo.

Aih é colocar o driver, o controlador e fazer o banco de dados.

Boa noite, 

Não entendi esse sistema de elevador. Poderia detalhar ?

Sobre Microcontrolador com Banco de Dados, sugiro esses tópicos >

https://techtutorialsx.com/category/esp8266/page/8/

https://techtutorialsx.com/category/sql/

https://techtutorialsx.com/category/esp32/page/12/

Mais isso >

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/rob-s-da-amazon-kiva-robots

Olá José.

Nada melhor que detalhar por meio de imagens. Postei a foto do desenho do meu projeto na resposta acima. Segue abaixo imagens de alguns transelevadores usados em grandes empresas de logísticas espalhadas pelo mundo. Quero fazer um semelhante mais em escala mil vezes menor e controlando com arduino.

Boa tarde, 

Obrigado pelos esclarecimentos. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço