Olá pessoal, estou com um projeto para um quadricóptero para fotografia aérea. Vou dar uma introdução no projeto e umas noções básicas sobre as peças, pois tive muita dificuldade em aprender sobre aeromodelismo no começo.

 

 

mwc quad - snow from warthox on Vimeo.

 

Primeiro, as peças:

4x Turnigy 2830 Brushless Motor 800kv (http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8481)

4x Hobbyking SS Series 18-20A ESC (http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6457)

1x Turnigy 5000mAh 3S 20C Lipo Pack (http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9184)

1x Hobby King Battery Monitor 3S (http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7223)

1x Turnigy 2-3 Cell Lipoly Balance/Charger (http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6507)

1x 1.2GHz video transmitter 500mW (http://hobbywireless.com/cart/index.php?main_page=product_info&...)

 

Para controlar os motores são necessários os ESCs, que fornecem até 20A, amperagem necessária pros motores. E é claro, para isso precisa-se da bateria, e para ela, um carregador de 3S (note que a bateria também é 3S, 3 células). Ao contrário do que muitos pensam, essas baterias não podem ser descarregadas até o final, por isso adicionei o battery monitor, que tem um buzzer que apita quando a bateria descarregou até o limite.

Os ESCs podem ser controlados pelo arduino como se fossem servos. Então, para que o quadcopter vá para frente ou pros lados, basta aumentar a velocidade, por exemplo, do motor direito, que ele irá para esquerda, e assim por diante. A conexão entre o ESC e o motor é bem simples, e não precisa ser explicada, basta conectar os cabos de força e os de alimentação e sinal.

Cada tipo de motor necessita de um tipo de hélice, neste que eu escolhi, os tamanhos são entre 8x4~10x4.7, foram as únicas partes que não achei na Hobby King, então vou postar o link dessa loja que vende um par, basta pedir 2x: http://www.fvprc.com.br/pecas-quad-gaui/175-210801-helices-2x-8a-2x... (achei essa loja brasileira bem atraente, vocês podem procurar numa loja estrangeira também). Note que as hélices não são iguais, uma é normal e a outra é pusher. Há uma diferença entre elas, mas não sei explicar. Você precisará de 2 pushers e 2 normais. Basta pedir 2x esse produto do link. O motivo pelo qual são necessários 2 tipos, é que se o quadcopter usasse todas do mesmo tipo, ele ficaria girando no próprio eixo para sempre. Então deve-se intercalar: 1 normal 1 pusher 1 normal 1 pusher.

 

O video transmitter + receiver transmitirá ao vivo o que se passa na câmera para poder fotografar ou filmar (basta plugar o cabo av da câmera no transmissor e plugar o cabo do receptor na TV), e até mesmo fazer vôo em primeira pessoa, o famoso FPV (procurem no youtube)

Quanto ao controle remoto, eu já fiz o meu próprio, aqui está:


Ele usa um arduino uno, e por enquanto estou usando módulos RF de baixo alcance para testes. Mas no futuro usarei xbee pro de 900mhz com conector de antena.

Primeiro teste com o meu controle remoto

 

Logo comprarei as peças nessa loja para poder construir o quadricóptero. Quanto ao corpo, usarei barras de alumínio super finas e leves que achei numa vidraçaria que mexe com boxes de banheiro. Usarei um daqueles porta cds que vem com CDs virgens como case do arduino e outras partes.

Antes de comprar as peças, certifique-se do quando seu quadricóptero irá pesar e quanto ele poderá levantar (adicional). Nos motores por mim escolhidos está: Thrust: 540~800g. Isso significa que cada motor levanta no mínimo 540g e no máximo 800g (dependendo da hélice). Isso significa que com 4 motores, levantará no mínimo 2160g e no máximo 3200g.

No cálculo de peso do meu quadricóptero cheguei a 1300g sem a câmera, e com a câmera 1600g. Note que em cada peça tem uma nota informando o peso do produto, basta olhar e calcular.

 

No controle usei basicamente 1 joystick de playstation (http://www.sparkfun.com/products/9032), comprem 2 para caso dê algum problema. 1 mini joystick de PSP (http://www.sparkfun.com/products/9426). 3 potenciômetros, 2 chaves alavanca e alguns leds. Posteriormente adicionarei botões para ativar a câmera. Mas é claro que para ler tantos potenciômetros e joystick 6 portas analógicas não dão, então usei esse multiplicador de portas analógicas pra arduino, que permite 16 portas analógicas numa só (http://www.sparkfun.com/products/9056)

 

Bom galera, acho que é só isso, logo farei o quadricóptero e os informarei do processo. Espero que tenham gostado do quase tutorial. Passei as noções básicas que adquiri nesse tempo. As conexões eu não posso detalhar exatamente porque ainda não tenho as peças, mas acho que não precisa de tutorial, são conexões fáceis.

 

Comentem!

Exibições: 7353

Responder esta

Respostas a este tópico

de modelismo eu entendo, a diferença entre as hélice é que as pusher tem o passo invertido das outras hélice com passo comum.
rapais seria melhor você escolher outro carregador porque esse ai vai demorar uma eternidade para carregar a bateria.


abraços


Braz
Obrigado por compartilhar!

Olhando de perto parece que o quadcoptero no video tambem foi feito de barras de aluminio nao eh? Nao entendo muito, mas Isso me faz pensar que qualquer diferenca no posicionamento dos motores causaria uma inclinacao indesejada no quadcoptero..

Bem, seria muito legal se a estrutura do quadcoptero fosse feita em um programa CAD e impresso em uma impressora 3D. Acho que tem uma empresa chamada DOM design que faz impressoes 3D aqui no Brasil.. nao tenho certeza..


Boa sorte em seu projeto e continue mandando noticias! ;)

Ah muito legal!!! Eu quero fazer um tbm!!! Mas nao tenho a minima nocao de como fazer.... hauhuauhauhauuaha Lucas voce é de sao paulo??? Se for voce pode vir ao lab para trocar ideias e a gente poder comecar....

 

Abracos!!!

Só uma pergunta: qual receptor você vai utilizar? o R1200?

 

Ótimo projeto!

Entretanto, o mais interessante deste projeto não são as imagens aéreas obtidas, e sim o que você vai fazer com elas! Vale a pena perder um tempo pesquisando aplicações.

 

Abraço

Não ultilizarei receptores nem transmissores convencionais de aeromodelismo, usarei 2 módulos xbee pro de 900mhz para transmitir os dados do controle remoto, e o xbee receptor ficará no quadcopter.

Emerson Castro disse:

Só uma pergunta: qual receptor você vai utilizar? o R1200?

 

Ótimo projeto!

Entretanto, o mais interessante deste projeto não são as imagens aéreas obtidas, e sim o que você vai fazer com elas! Vale a pena perder um tempo pesquisando aplicações.

 

Abraço

Obrigado, escolherei outro carregador. Tem alguma sugestão?

braz feitosa disse:
de modelismo eu entendo, a diferença entre as hélice é que as pusher tem o passo invertido das outras hélice com passo comum.
rapais seria melhor você escolher outro carregador porque esse ai vai demorar uma eternidade para carregar a bateria.


abraços


Braz
Moro no interior de SP, e tenho só 15 anos, acho que não posso participar do lab... :(

Dalton Massaiti Hioki disse:

Ah muito legal!!! Eu quero fazer um tbm!!! Mas nao tenho a minima nocao de como fazer.... hauhuauhauhauuaha Lucas voce é de sao paulo??? Se for voce pode vir ao lab para trocar ideias e a gente poder comecar....

 

Abracos!!!

Adicionei umas informações importantes sobre o controle remoto no post!

Ah tranquilo..... a gente vai trocando informacoes por aqui mesmo hehehehe

 

veja esse carregador eu atualmente uso ele
http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7028

abraços



Braz

Oi Lucas,

 

Vc já sabe qual controladora de voo vc vai utilizar?

Eu tbem vou montar um e já encomendei as peças. Optei pelo KKmulticopter primeiramente mas depois vou aproveitar o frame, motores, ESC etc e substituir por uma do projeto UAVx muito mais comprela com recursos de GPS, Hover etc além de inumeros sensores porém mais cara. Havia uma opção mais barata que seria utilizar um arduino mini + Wii moution plus mas  gostei mais do KKmulticopter.

Estou aqui só na espectativa da chegada das peças para começar a montar :-)

Vamos trocar figurinhas ok?

Boa sorte no seu projeto!

abç

JOSE LUIS

caro renato sobre o motor e-max 2812 aqui dispõe de uma tabela de enpuxo .

http://www.lemonstore.com.br/diversos/testedemotores.html

o desenho esta bem pensado

abraços

 

 

 

Braz

Renato Aloi de Almeida Batista disse:

Pessoal, fiz um rabisco da idéia. Desculpem o desenho (estou publicando em anexo), mas demonstra minha idéia. onde no centro eu teria as baterias dispostas de forma radial (em vermelho). E bem no centro, seria o lugar do acelerômetro (quadrado verde no centro), na parte mais baixa possível do aparelho. Em cima das baterias tem espaço suficiente para colocar uma placa com componentes e um Arduino, com shields e tudo. Os círculos (em azul) na ponta das quatro hastes, seriam as braçadeiras.

Apesar do desenho tosco, o que vcs acham? Abraços, Renato.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço