Projeto maquina para teste de vazamento em capa do cabecote do motor.

Oi, pessoal.

Esse projeto jah saiu do papel e caso alguem tenha interesse eu coloco foto, modelos (3D) e esquema da maquina, mas eh algo simples, tem este video para quem quiser ter uma ideia de como eh uma maquina dessas (a minha eh bem mais simples mas testa no total 16 tipos diferentes de capa), mas tenho colocar sensores nos cilindros, no momento fiz usando millis o sincronismo dos cilindros...e num mundo ideal acho que funcionaria tranquilo, ate sexta recebo os sensores e refaco o codigo dela.

https://www.youtube.com/watch?v=evWzfIcZd1c


Montei a maquina, levei para a area de servico e apareceu um problema que ate entao onde foi montado e testado nao apareceu...ela aciona aleatoriamente, quando termina o ciclo de funcionamento, quando reinicio o Arduino (botao reset) ela funciona como se houvesse sido acionado os botoes.

O rele eu nao usei o isolamento optico mas vou fazer isso (estou usando solenoide de 24V) e nao sei se isso e a causa desse comportamento.

Andei lendo e parece que tem debounce(?) e nao tenho ideia mas implementei isso no meu codigo e se alguem puder da uma olhada nele agradeco muito, consigo compilar e aqui esta funcionando mas a maquina como jah levei (vergonha) tenho de dar a cara lah com uma solucao.

nesse primeiro link eh o codigo sem debounce:

http://pastebin.com/GbQNtZfs


neste segundo link eh o codigo com debounce:

http://pastebin.com/D3pywMVc

meu codigo eh baseado nesses:

https://www.baldengineer.com/use-millis-with-buttons-to-delay-event...

http://www.ladyada.net/learn/arduino/lesson5.html

Sou novato em eletronica e programacao, estou estudando ainda divisor de voltagem :/

Exibições: 353

Responder esta

Respostas a este tópico

Funcionou  tranquilo o debounce (segundo codigo) testado hoje o dia inteiro 700 pecas.

Oi AS, bom dia.

Eu uso muito este modelo de debouncing.

Acho mais confiável, pois espera soltar o botão, e com delay bem menor.

http://pastebin.com/aiD0c1vH

Rui 

Obrigado, vou usar. Mas no meu caso o que estou querendo eh que ele mantenha pressionado ate os cilindros estarem numa posicao que nao tenha perigo, coloquei 2 botoes formato cogumelo e tem de pressionar ambos para iniciar a sequencia. Por enquanto esta funcionado e no fim de semana ela vai parar e rodo o novo codigo pra ver.

Fiquei curioso ! Maquina sofisticada. Você trabalha em indústria ?

Poste as fotos do seu projeto. 

Oi, ela ja esta no chao rodando, fim de semana tenho de instalar uma guia que fresei pra ela e bato foto, mas nao eh sofisticada, eh simples, bem simples, manutencao inclusive. Sim, trabalho em industria.

fiz um album, coloquei algumas fotos mas eu ainda nao fiu la e essas fotos na verdade nao mostra ela por completo, tenho de terminar algumas coisas nela, usei os pinos do arduino e isso nao foi uma boa ideia, comprei os terminais com parafuso
terminal

os cilindros menores nao coloquei o controle de velocidade, vou colocar;

as pecas que tampam os buracos para teste usei  imã de Neodimio, isso agilizou o servico deles e muito, tenho de melhorar isso, quando o cilindro maior desce as pecas sao puxadas com muita forca, quero deixar isso mais suave para nao descentralizar.

Eles tem uma maquina funcionando, a que eu fiz coloquei apenas 3 cilindros grandes e usando 0.25MPa, a maquina que eles usam tem 4 cilindros e usam 0.5MPa

quando finalizar de vez coloco mais fotos e explico melhor.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço