Saudações LdG!

"E muito gratificante poder entrar no mundo arduino e saber que existem pessoas que ajudam umas as outras, nao em pro de si mesma, mas em beneficio do proximo"

Sou iniciante na tecnologia e mesmo na programação de arduinos, porem tenho alguns fundamentos da programação, venho aqui pedir ajuda para começar neste novo mundo, se possivel, sugestão de conteudo, apostilas e afins para eu começar meus estudos. 

 Para minha bancada de teste já comprei um automation board aqui da loja da ldg e uma placa ds1307 para controlar o tempo, e assim que chegar quero começar a programa-los, já tenho um projeto em mente, que sera para mim de grande valia, agoar a horta!

A horta aqui nao e pequena, por enquanto sao mais de 20 arvores frutiferas todas plantadas a menos de 5 meses, alem de, por enquanto 4 canteiros de verduras e legumes, alem de bananeiras e mandiocal, eh da trabalho agoar isso tudo.

Antes mesmo da automação, ja reduzi meu trabalho, agora cada canteiro conta com um aspersor controlado por uma torneira, e so abrir, esperar de 10 a 15 minutos que ta tudo agoado, alem das plantas frutiferas, que fiz um sistema de irrigação por gotejamento, e so abrir a torneira que ta tudo agoado!

Tambem tenho tres postes de luzes que iluminam a area aqui, quero liga-los no arduino para que eles liguem e desliguem com determinado horario pelo arduino!

Aproveitei esse meu sistema, por que agora e facil automatizar, em cada torneira troco por uma valvula selenoide controlada pela placa arduino, ja tenho tudo em mente, so não o codigo.

A placa deve demorar entre 7 a 9 dias pra chegar, entao tenho bastante tempo para estudar e preparar o codigo, sem mais delongas, minha ideia seria assim:

Projeto Irrigação

obs: a irrigação e feita por torneira, pode ser que alguem feche a torneira e o sistema continue ligado, por enquanto nao comprei o sensor de fluxo d'agua, mas futuramente quero comprar, assim quase o sensor indique falta de agua o sistema nao acione, tambem futuramente implantar sensor de chuva, em caso  de chuva o sistema nao trabalhe, tambem uma função que se der algum problema o arduino me informe por email ou envie uma aviso por bluetooth.

Na minha ideia, tera um relogio, que em determinado horario, por exemplo 17:30 os postes de luz se liguem, e as 06:00 desliguem. Neste ponto nao sei se o arduino fica toda hora lendo o horario no relogio, ou ele sabera a hora em que devera ligar a luz. 

Na minha ideia, para a irrigação, começando em fase teste, por enquanto ligarei apenas 3 aspersores controlados por uma valvula selenoide que substituirei pela torneira, na qual, em determinado horario, por exemplo as 16:30 o 'aspesor1' acione a valvula e agoe, assim, as 16:45 o aspersor se encerra e o 'aspersor2' se inicie e assim por diante, comprei um relogio, porem ainda nao sei se o arduino sabera a hora certa de acionar as funcoes ou toda hora consultara o relogio, e tambem se necessitaria contar o tempo entre o acionamento de um aspersor e outro.

Por enquanto meu projeto e isso, mas para inicio ta bom, ja pegarei alguns tutorias que ja fizeram aqui no ldg sobre o automation board, ligação de lampadas, selenoide, isso tudo posso me virar, porem sugestões sao aceitas, criticas, se alguem ver alguma falha na minha ideia, quiser colaborar sera muito bem aceitas, principalmente com a parte do relogio e temporizador!

Exibições: 2502

Responder esta

Respostas a este tópico

Asian primeiramente parabéns por pedir instrução de estudo e não o projeto pronto (to vendo bastante disso ultimamente aqui) e bem-vindo ao mundo arduino.

Vamos lá, pelo que entendi você tem pouca (ou nenhuma) experiência com arduino, dessa forma acho interessante você começar lendo a documentação disponível no próprio site do arduino e se familiarizar com a linguagem e entender como ela funciona.

Seguindo a ideia inicial do seu projeto você precisará basicamente aprender sobre as portas digitais para acionar relês (responsáveis por controlar as solenóides), usar I2C para se comunicar com o DS1307 (o arduino possui biblioteca que facilita muito) e estruturas como o IF

Deixo abaixo alguns links que acredito abordar bem esses assuntos

DigitalWrite https://www.arduino.cc/en/Reference/digitalWrite

IF https://www.arduino.cc/en/Reference/If

DS1307 http://playground.arduino.cc/Code/Time

DS1307 https://learn.adafruit.com/ds1307-real-time-clock-breakout-board-kit

DS1307 http://www.instructables.com/id/Arduino-Real-Time-Clock-DS1307/

Obs.: deixei 3 links sobre o DS1307 pois é o mais "complicado" do seu projeto, enquanto você vê qual dos links consegue te fazer compreender melhor.

Qualquer dúvida ou dificuldade estamos ai.

João Arhur obrigado pelos conselhos, já vou começar os estudos, qualquer duvida nao hesitarei em procurar você e o ldg (rsrs) como nao tenho ainda o arduino em maos começarei tentando um simulador para ir testando os codigos, teria algum para indicar?

Eu consume utilizar o Proteus com a biblioteca do Arduino e agora não estou conseguindo lembrar de mais nenhum. Vamos esperar a galera mais experiente em simuladores vir ajudar kkk

ok  obrigado por enquanto...

João tudo bem? tô aqui dentro pedindo ajuda!

Minha dúvida é a seguinte, não comprei LCD para o arduino pq tenho a seguinte ideal: tenho um PC velho, antigos da tela ainda de tubo, meu plano é usar ela como a tela do arduino, sei que o próprio serial monitor da ide do arduino funciona como display LCD recebendo os dados em tempo real a partir do arduino, o que quero é saber se tem algum software mais bonitinho que posso deixar como o serial monitor, ou por exemplo se tem como editar o serial monitor para aumentar a letra, colorir a letra etc, não tem como testar o serial monitor aqui na minha bancada pois ele ainda não chegou.aguardo resposta!

Olá Aislan Silva

Não entendi exatamente o que pretende " tenho um PC velho, antigos da tela ainda de tubo, meu plano é usar ela como a tela do arduino,". Existem duas formas uma seria ligar diretamente o arduino no monitor, o microcontrolador precisa gerar um sinal RGB (é um pouco mais complicado, depende de biblioteca e principalmente espaço na memória)  a outra é conectar o arduino no PC através de uma comunicação serial (USB-serial), um programa no PC, fica lendo a serial e mostrando os resultados na tela.

Agora uma dica, divida seu projeto em etapas, você pode se perder tentando fazer diversas melhorias, sem mesmo ter o seu projeto funcionando.

Olá Flavio, obrigado pelo contato!

Como o arduino ainda nao chego estou focado nas preparacoes de instalações eletricas e preparação do codigo, porem surgiu um pc velho aqui e o que quero e "a outra é conectar o arduino no PC através de uma comunicação serial (USB-serial), um programa no PC, fica lendo a serial e mostrando os resultados na tela.", por exemplo, pesquisei aqui e nos post diz que poderia fazer a conexão por usb serial usando o putty, porem quero saber se tem um programa mais atraente, com uma interface mais legal "mais colorida", será que tem? obrigado pelo contato e aguardo resposta...

Aislan , se vai usar um PC antigo com monitor só para monitorar o Arduino, sugiro que use o seu PC 

para controlar a horta. 

Se quer usar um Arduino, sugiro que use um display LCD barato ( 16 x2 linhas).

Boa tarde José!

Bom deixar eu explicar minha situação, já comprei o arduino, agora surgiu um PC velho aqui em casa e quero deixar esse PC como um monitor de tempo real para o arduino, assim por exemplo, quando eu for no monitor poderei saber qual tarefa o arduino está fazendo naquele momento, sei que o serial monitor da ide do arduino faz isso pra mim, ou qualquer outro programa que faz a conexão serial, minha dúvida é que se tem algum software mais avançado para isso, mais bonito? Se não tiver uso o serial monitor do arduino mesmo!

Aislan pelo que eu entendi você quer basicamente um programa para exibir as mensagens vinda da porta serial, porem mais "bonito" do que o Serial Monitor da IDE do arduino certo?

Eu não conheço um software assim para lhe indicar, porem posso indicar que você use o processing para criar sua própria interface, dessa forma você terá algo customizado para seu dispositivo.

Outra opção seria escolher uma linguagem de programação que mais lhe agrade e desenvolver um software com esse propósito.

Acredito que eu possa te ajudar nisso, me fale mais sobre como você quer que esse monitor seja, se possível faça uma imagem de esboço mostrando como você quer que ele se pareça e como quer que ele se comporte. Alem disso me diga qual sistema operacional está usando nesse computador.

Estava pensando, já que você possui um computador disponível para seu sistema de irrigação, não seria melhor deixar toda a parte "pensante"para o computador e usar a automation board só para fazer a "comunicação entre o computador e o mundo real"?

Por exemplo, imagine um programa rodando no computador que monitore o relógio do próprio computador, isso lhe pouparia esforços na hora de implementar o relógio e alterar as horas (o relógio do computador é bem simples de se trabalhar e bem eficaz), alem disso esse mesmo programa pode monitorar sensores futuramente implementados e enviar os comandos para a automation board ligar/desligar determinado relê.

Acho desperdício utilizar o equipamento mais robusto para a tarefa mais simples.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço