Prezados garagistas:

Finalmente consegui terminar meu neuroestimulador, o que só foi possível graças à ajuda de alguns de vocês! Muito obrigado! Anexo algumas fotos do produto final.

Exibições: 3054

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Parabéns amigo, pela sua vitoria!!!

Fico muito feliz por vc ter chegado em um produto final!!!

Muito obrigado!

Abraços!

Achei interessante! Peguei o bonde andando, pra que serve seu neuroestimulador?

Olá Camilo, Esse aparelho é um equipamento muito específico na área médica. Eu o desenvolvi para estudar pacientes com desmaios inexplicados e que até então não tinham tratamento nem diagnóstico correto. Ele faz parte de minha tese, mas já vinha usando um estimulador também desenvolvido por mim, mas analógico. Já tenho mais de uma centena de pacientes identificados, tratados e curados com esse sistema. Eu trabalho com estimulação cardíaca (marcapassos) e com o estudo de arritmias cardíacas e aquelas mediadas pelo sistema nervoso autônomo. Gosto muito de eletrônica e tenho alguns aparelhos já desenvolvidos. Caso ache interessante, posso te passar mais detalhes, mas não quero te entediar com assuntos muito técnicos.  Um grande abraço!

Poxa que bacana, Minha mãe sofre de arritmia cardíaca, dizem os médicos por causa do mau de chagas mas ela não tem o coração comprometido, esse tratamento que você estuda é recomendado para esse tipo de paciente. Ficou show de bola e o mais importante é uma inovação importante na área médica.

Meus Parabéns !

Olá Flávio: A cardiopatia Chagásica é uma patologia comumente associada a arritmias. Esse neuroestimulador, a princípio, não seria utilizado para esse tipo de paciente. A sua mãe deve manter o tratamento recomendado pelos médicos dela, até por que, cada caso tem que ser avaliado individualmente, e o tratamento acaba sendo específico para cada paciente. Hoje, existem vários tratamentos para os chagásicos, desde o uso de medicamentos até tratamentos cirúrgicos como a ablação e até implante de marcapassos especiais. Se o paciente seguir as orientações adequadamente, o resultado costuma ser bom e o paciente leva uma vida praticamente normal, principalmente aqueles que não desenvolveram a dilatação do coração. 

Um grande abraço!

vi na tela q tem mostrando tensao em Volts (70), coreto?, esse equipamento pode variar a tensao?  pode me dar algumas dicas de como fez..

mas parabens , projeto interressante  e esteticamente muito bonito..

Olá Cesar; Essa foi a parte que achei mais difícil, pois tinha que controlar uma elevada voltagem (até 100V - apesar de baixa corrente) à partir do Arduino. Fiz muitas tentativas até chegar ao projeto final. Acabei combinando várias idéias postadas aqui no forum para dar certo. Para conseguir os 100V à partir da bateria de 12V utilizei um step-up já pronto. Para ajuste da tensão usei um potenciômetro digital de 10K que controlo pela SPI do arduino. Esse potenciômetro controla a base de um transístor cujo coletor polariza a base de um TIP50 que faz o trabalho pesado. Como o estimulador utiliza pulsos de curtíssima duração (10 a 500 uS), o próprio arduino chaveia a saída com esses pulsos através de um IRF540. Essa é a explicação teórica, mas se quiser, posso te enviar o esquemático dessa etapa.  Um grande abraço!

Agradeço o interresse em na sua ajuda. Sim, se possivel agradeceria a postagem do esquema, eu ja tive um projeto fracassado por esse motivo kkkk mas a  principal diferenca q utilizaria com carga bem maior cerca de 15-20A , com aplique de pulsos entre 16us a 3ms em frequencias de no max 30hz.

No momento nao tenho essa meta, mas muito bom entender p qd precisar ja saber o caminho a trilhar... obrigado novamente

Olá Cesar; aí vai o esquemático parcial. Abraços!

Anexos

Sobre o chaveamento do irf540:  ainda vc fez um acoplamento antes de chegar ao gate? ou vc conseguiu chavea-lo com os 5v do arduino? até onde sei ele requer no minimo 10v p disparo. interessante!

Olá Cesar; Não fiz nenhum chaveamento adicional. O IRF respondeu perfeitamente ligado diretamente ao arduino. Essa inclusive, foi uma idéia do Maurício neste forum.

Abraços!

RSS

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2017   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço