Boa noite garagistas,

Esta semana perdi meu estimado ferro de solda que me acompanha a muitos anos,

Além da resistência, precisava substituir a ponteira (faço com frequência quando vejo a necessidade), substituir o cabo (fio) que estava bem frito devido aos descuidos, enfim estava na hora de aposentá-lo.

Estou numa fase de transigência onde adquiri gosto pelos componentes smd e pelo fato de estar chegando a um equilíbrio em minhas PCIs feitas com o dry film com trilha bem finas. 

Sei que valeria a pena investir numa estação de solda (retrabalho) a ar, mais estou a 4 anos na estatística do governo dos 13 milhões, então terei de me contentar com uma estação de solda com uma boa ponteira fina. 

Resolvi pesquisar o preço então de uma estação de solda e quase cai de costa pelo absurdo dos preços. Lembro-me que já trabalhei com uma Weller na bancada de elétrica e a estação aguentava o pau, mais como disse o preço delas não dá, as estações Hikari são muito sem graça, não tem display para visualizar a temperatura, as Yaxum não sei da confiabilidade, Toyo deve ser a Brastemp, enfim tem de todo go$$to e val$$or. 

Resolvi então pelas pesquisas de desenvolvedores e vi um site Russo que me chamou a ateção. As estações são basedas num controle PID (proporcional, integral e derivativa). Pelo que entendi, você seta um valor através do potênciômetro, o mesmo será mostrado através do display, e ao mesmo tempo dispara o Mosfet. Através da leitura do termopar que fica dentro do ferro junto com a resistência,  é feita nova leitura e nova correção dos valores até chegar a temperatura setada.

Com apenas um arduino, um display, um mosfet e alguns componentes básico, é possível a montagem de uma estação não muito complicada e com baixo custo.

Minha intenção é de divulgar esta estação, para que os amantes e apaixonados pela eletrônica tenham em sua bancada uma estação para montar e usufruir. 

Estou preparando o material, já tenho os esquemas (no Eagle tenho somente o esquemático).

O autor Yllia posta o projeto completo com os esquemas no Proteus e o código para o arduino.

Esta semana chegará meu ferro para estação de solda: 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-769249013-ferro-de-solda-pa...

Pelo que li no artigo, será necessário a calibragem da estação. 

Já tenho ela montada no proto, mais para a calibragem falta-me o produto acima. 

Não tenham preguiça de ler, a matéria é muito interessante, faça a tradução no google e boa leitura. O projeto completo está na página 10. 

http://arduino.ru/forum/proekty/payalnaya-stantsiya-iz-arduino?page=9

Em anexo vai o material, do site: 

Assim que tiver montada e regulada, posto o meu esquemático, 

Com certeza nesta fase, precisarei da preciosa ajuda dos Garagista. 

Abraços e boa semana a todos. 

José Antonio

Exibições: 13481

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro José Antonio , boa noite

Pode contar com o meu apoio. 

Já tenho uma ponteira  similar à sua. Só o conector é diferente. Você tem o diagrama da ponteira ?

Tenho uma estação de dessoldar com ar quente - e estou achando ela muito boa .

Esse modelo =  YAXUN 850. Comprei essa pois, vi no Youtube que essa tem peças para reposição. 

Opa amigo José, 

Estou esperando a minha chegar para poder desmontar e passar os detalhes. 

Obrigado pelo apoio.

Agora a pouco, passei pela bancada e inseri um resistor de 1R no probe dele, e não é que fez uma leitura.

Estou confiante, mais antes porém vou esperar o ferro chegar. 

Não que me adiantar.

Abraços José.

Este site Russo é muito bom, tem muitas informações, 

No Aliexpress e no Ebay tem uma placa pronta da Hakko T12, mais aí não tem graça. 

https://www.ebay.com/itm/New-Digital-LED-Soldering-Iron-Station-Wel...

Qual fonte de 24V pretende usar ?

Se o ferro de soldar tem 50W e funciona com 24V a corrente deve ser de 2A aproximadamente. 

Opa José,

Sim 24V, eu vi o desenho do pino e já até anotei em meu caderno. 

Está "fácil" a limentação nos pinos  2 e 4 e nos pinos 1 e 5 o sensor.

boa noite José Antonio.

     Faz tempo que não conversamos aqui no Garagem.

     Sobre seu post, tenho apenas uma coisa a dizer: SENSACIONAL INICIATIVA. Certamente você alcançará um ótimo resultado, e conte com a ajuda do pessoal, incluindo a minha.

     Espero que um dia eu também tenha tempo e energia pra me dedicar a iniciativas como a sua.

    Abrçs

    Elcids

Opa, boa noite Elcids.

Milhões de idéias, falta-me mais experiência. 

Obrigado pela ajuda, será sempre bem vinda. 

José, utilizarei uma fonte de 24V. 

Abraços,

J.Antonio

Você já escolheu qual fonte de 24V vai usar ?

Eu não tenho fonte de 24V.

Será que uma fonte de Laptop serve ? Tenho uma aqui de 19,5 V (4,7A) . 

Não vai esquentar o ferro de solda no máximo, mas acho que deverá servir. 

Depois eu informarei.

Veja a ponteira do ferro de soldar e o conector :

Parace que a minha tem uma ponteira mais fina, assim que chegar eu posto a imagem, 

parece igual sim .

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço