Tenho que entregar um projeto até o fim desse semestre na facudade, O projeto é de um medidor de vazão.

Tenho muitas duvidas de como fazer a montagem e os dimensionamentos princialmente no que diz a sensores. Estava pensando em usar uma ponte de wheatstone porem não sei como !?

Como que eu converto os sinais gerados pela ponte e consigo utilizar o arduino para a leitura?

Poderia ultilizar um display ou mesmo jogar esses dados no computador em um software como o agilent VEE?

Vi um video de vocês que utiliza um hidrometo com encoder de mouse mas eu estou buscando mesmo uma solução melhorada.

se aguem puder me ajudar agradeço

 -

Exibições: 10854

Responder esta

Respostas a este tópico

Você quer montar um???

Ou serve comprar um???

Eu pensei exatamente na solução na solução da página  3.15

Não entendo onde você colocaria o RESISTOR variando em algo para medir o fluxo do fluido

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_de_Wheatstone

Acho que seria melhor partir para o sensor de efeito HAL,

Talvez esteja faltando você explicar é o "como" você deve fazer, entende? Tipo, um cano de 3"4 dependendo da resistência dele, pode permitir um volume de água enorme que seria a vazão, pois o que vai mandar é a pressão da água

Bom aqui tem um material sobre isso, para quem quiser ajudar o nosso amigo, entender a que ele se refere

http://sites.poli.usp.br/d/pme2332/Arquivos/Experiencia%20Medidores...

Se não for isso que tem em mente, então você tem que explicar melhor..

PS: Talvez no modelo de EFEITO de ARASTO, você ligando o componente a um potenciômetro e uma mola, você conseguiria medir a vazão com a ponte de wheatstone, mas não precisaria da ponte, já que você colocaria um resistor em série com o potênciometro e mediria a tensão de queda com um pino analógico de um Arduino.

Funcionaria como uma daquela balanças de peixeiro (Dinamômetro)

Então, para ter Magnetismo e eletrônica você vai ter q montar com um sensor de efeito HAL, pois no esquema do MOUSE você não teria a parte do magnetismo.

Eu sou uma negação na parte mecânica, então não posso ajudar alem desse ponto

Olá Flavio.

Gostaria de lhe fazer uma pergunta antes de opinar sobre o assunto. Ar tb é um fluido certo ? vc pode medir um fluxo gasoso, ou tem que ser liquido ?

abços

 

 

Olá

Para um fluido ideal, seria necessário um sensor ideal, ai vc teria que inventar um !

Sensores de pressão para o ar por exemplo são fáceis de serem encontrados, são de baixo custo e trabalham seguindo o príncipio de condicionamento do sinal via ponte de Wheatstone

Veja o barometro abaixo:

 

Trata-se de um aplicativo da Freescale AN1326, pode ser usado como um altimetro.

 

Já no aplicativo do AN1586 é  usado para medir fluxo dear, se for associado a um tubo de pitot(LINK) desempenhara a função que vc quer medir o fluxo.

abços

 

 

 

 

 

Vc pode encontra-lo aqui (linK)

trilho de ar ? como é isso ?

 

 

Bacana! nunca tinha visto este princípio sendo utilizado em um trilho.

 

Creio que vc esta estudando a equação de Bernoulli, tanto o tubo de Pitot quanto o de Venturi , que é uma versão mais simples, são aplicações práticas da equação.

Ambos podem ser montados na garagem da sua casa, mas vc pode consegui-los prontos em uma sucata de aviação, os de venturi são mais usados em aviões antigos tipo Cessna 170, já os mais novos usam pitot.

Vc deduz a velocidade do fluido com base na diferença de pressão, logo fazendo exercícios vc verifica que a pressão é bastante pequena assim sendo vc necessitara da versão diferencial do sensor e não da absoluta mais indicada para altimetros. veja os datasheets.

fazendo este estudo vc especificara o range (limites) do sensor. Se a velocidade do fluido for muito baixa, este tipo de sensor não é adequado neste caso vc deverá usar um termo anemometro, que é para velocidades baixissimas.

 

Dado este primeiro passo traduza este an (linK), monte o circuito e conecte-o ao seu Arduíno.

 

 

 

 

Olá Flavio

Sim vc pode usar o LM324, é facil de encontrar e tem 4 amp op, se vc necessitar 2 amp. op. pode usar o LM358

 

abços

 

e boa sorte !

 

 

 

 

Como vc vai montar , resolvi bebemorar, bebi a coca rsrsrsrs!!!

A versão que possui apenas 2 operacionais, a primeira é mais adequada, vc vai monitorar a velocidade do ar, através de um voltimetro e só depois conecte-a a um Arduíno.

 

A segunda versão e mais adequada para uCTRs, que não possuem conversor A/D.

 

ATENÇÃO:  o sensor é muito, delicado nunca assopre em seu bocal isso o danifica permanentemente.

Trilho de ar é usado no AEROTREM????

Olá

Sera necessário testar se o amp op esta fucionando, para isto sera preciso retirar o sensor e instalar um resistor variavel no lugar. lhe mando o esquema mas preciso saber:

Qual circuito vc esta usando e quais os resistores ?

Qual a secção venturi, diametros ?

veja os videos e o simulador(Link) abaixo:

tente prever qual sera a diferença de pressão a uma velocidade de 50 Km/h

e instale o seu aparelho em um carro.

mas não dirija ! chame alguem para dirigir para vc rsrsrsrsrs !!! enquanto vc o ajusta.

abços

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço