Projeto de TCC - Sistema de controle de úmidade e temperatura para uma farmácia de manipulacao.

Saudações a todos.

Estou desenvolvendo uma solução de baixo custo para implementar em um sistema de controle de temperatura e umidade para uma farmácia de manipulação.

A partir da aplicação dessa solução irei desenvolver meu TCC, no qual o mesmo ficará disponível pra quem quiser acessar e ver.

O problema é o seguinte, na farmácia é de suma importância controlar as variáveis como temperatura e umidade, já que se elas estiverem fora do padrão, bactérias e fungos podem se desenvolver no recinto.

Na farmácia existem 12 termohigrômetros, e é função dos funcionários anotarem o valor de temperatura e umidade 3 vezes ao dia. Esse processo é atualmente manual, e gera muita confusão entre os operadores, já que são varias salas e vários operadores envolvidos no processo.

Meu projeto é automatizar esse processo de medicAO  dessas variáveis e disponibilizar digitalmente, como em excel por exemplo.

O que eu pensei: Desenvolver 12 termohigrômetros por arduino (Uno + Display (LCD, toutch ou tela de nókia) + Shield datalogger (SD e módulo tempo real) + DHT22 + sistema de bateria caso caia a energia e continue as medicoes).

Esse dispositivo colhe as medidas programadas e salva no SD, mostra a temperatura atual, máxima e mínima e a umidade atual no display. O operador só teria que recolher o SD de tempo em tempo e passar pro Excel em um computador.

Além disso gostaria que o arduino avisasse por meio de LED's quando a memória do SD estiver acabando (isso é possível?) e quando a bateria interna esteja se esgotando também.

Eu pensei em fazer com módulo ESP 8266 porém fiquei com medo de nao conseguir fazer um sistema bom a tempo. já que envolve rede entre eles, conexao entre o Wi fi, caso caia a rede se reconectem automaticamente e etc.
Ficaria mais viavel fazer com o Shield datalogger e o operador só passava as informações do SD para o computador.

Gostaria de pedir ajuda para vocês com artigos, exemplos e aplicações que envolvam esses assuntos e que possam me ajudar a desenvolver.. Vou deixar disponível depois o trabalho para o grupo..

Queria que fosse um produto bem profissional, condicionadas em caixas com o display, LED's e Buttons se forem necessários.

Aceito ideias, dicas e tudo que possa me ajudar. Obrigado! 

SHIELD DATALOGGER:

http://www.filipeflop.com/pd-411335-data-logger-shield-para-arduino...

DHT 22:

http://www.filipeflop.com/pd-137442-sensor-de-umidade-e-temperatura...

Exemplo de display:

http://www.filipeflop.com/pd-70544-display-lcd-tft-2-4-touchscreen-...

DLX DAQ? para aquisição de dados..

E se estiver esquecendo de mais algumas variáveis, ou algum possível erro ou a necessidade de implementar avisos acrescentar nos comentários.

Muito obrigado, conto com vocês. 

Exibições: 1377

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia, descarte o DLX DAQ, a paralax descontinuou a muito tempo os update.

Meu canal: Clique AQUI

Videos no meu canal sobre o DAQ AQUI

Boa sorte!

Abs.

CK

Solano , aconselho que vá por partes.
Primeiramente, qual a confiabilidade desse sensor DHT22 ? Sensores chineses não tem boa referência.

Para sensores de temperatura recomendo o DS18B20 (pode conectar dezenas em série).

Recomendo que faça uns dois ou mais barramentos (como redundância).

Qual é a especificação do 12 termohigrômetros atuais ? Envie link, fotos, manual .

Muito obrigado pela dica, eu tava pensando mt na frente..

Os que eles usão não são todos iguais, isso é um problema pra eles tabém..

http://www.blog.mcientifica.com.br/termo-higrometro-nas-farmacias-e...

Mas são todos do estilo do link a cima.

Vou estudar melhor como são as salas porque dependendo podemos passar cabo e colocar só os sensores nas salas, diminuir o número de arduinos e shields.. Acha que cabeamento pode atrapalhar os sinais desse sensor?

Pq para medir a umidade acho que vou ter que usar o DHT 22 de toda forma.

Boa noite SRC,

eu tenho usado o sensor SHT10.

Eles são estáveis, pequenos e precisos.

São profissionais.

Existe o modelo SHT15 que ainda é mais preciso, mas é mais caro.

Eles mede temperatura, umidade relativa e dew point.

http://courses.cs.tau.ac.il/embedded/docs/TelosB/SHT11.pdf

Rui

Viu que tem que seguir as normas da Anvisa ? 

Seu projeto terá que ser aprovado antes de poder comercializa-lo.

Recomendo que leia essas resoluções da Anvisa.

Para as farmácias que não se adequarem às normas da ANVISA as multas variam entre R$ 2 mil até R$ 1,5 milhões.

(Resolução nº 44/09 da ANVISA que regulamenta e implementa as Boas Práticas farmacêuticas em Farmácias e Drogarias.

Portaria nº344/98 da ANVISA)

O sensor especificado por você tem tem algum tipo de interface ? Ou esse fabricante tem algum outro tipo de sensor com interface?

Eu não to comercializando ele, conheço a dona, estou apenas implementando pra ela sem cobrar o meu serviço, nem formado eu sou ainda, estou fazendo isso pensando no meu TCC.. Mas claro quem vai pagar todo o equipamento é ela, e ela disse que ta disposta a investir.

A resolução do DHT22 comparando aos termohigrômetros parece estar dentro da faixa, porém eu irem olhar melhor esses fatores da Anvisa e etc.

Muito obrigado

Resolução de um sensor é uma  coisa.

Confiabilidade é outra. Sugiro que faça testes comparativos do seu sensor de umidade com os atuais sensores da farmácia.

Ok muito obrigado mesmo, vou fazer isso, até terça feira ja tenho que ta com isso tudo estruturado.

Faria diferente amigo,

Utilizaria os esp8266 para adquirir temperatura e umidade. Existem vários sensores, ja usei o htu21d(temp/umidade)..

Distribuiria estes modulos(esp8266 com sensor) na farmácia.

E utilizaria algum servidor local pra armazenar estes dados e amostragem em tempo real (Neste caso, faria com uma raspberry ou com intel galileo, ou até mesmo com algum PC velho)

OBS: Esta arquitetura não dependeria da internet, mas sim da rede local..

Olá amigo, a minha resistência com o ESP 8266 seria a programacao, é algo que eu nao consigo prever o caminho que eu vou tomar utilizando eles..

Por exemplo e se cai a rede? Teria que ser muito bem programado pra eles serem bem independentes..

E o módulo ESP está sendo destrinchado agora..

Utilizar o shield Datalogger seria bem mais certo para mim entende?

Com toda a certeza fazer com o ESP8266 (que depende da distância também que é algo que nao passa de 50m eu estimo) seria bem mais profissional.

O jeito seria comprar uma conta de um webserver e armazenar esses dados na núvem, porém ainda tem o  
fato de condicionar a sua tensão de trabalho que é de 3,3V,  
fazer um software para os ESP8266 que aceitem a configuração de SSID  
da rede wifi, chave de acesso, tipo de rede, etc etc.

Acho que você não entendeu o que o colega lhe disse, não vai precisar armazenar nada na nuvem, e sim no Raspberry , e poderia ter acesso remoto, se quiser via vnc no raspberry por exemplo.

Na minha opinião o ESP já esta "Destrinchado" Não ha nenhum inconveniente com a tensão, o ESP pode ser alimentado na entrada VIN e GND com 5VCC e vai fornecer 3.3V para os DHT.

Embora o Colega deu uma boa sugestão, eu particularmente faria tudo com Node-red, um broker, ambos instalados em um raspeberry, linguagem MQTT, ligaria os sensores no Rasp, e imprimiria tudo em uma folha de calculo, acho que ficaria muito mais fácil.

Bos sorte.

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço