PROJETO DE MONITORAMENTO DE UM GERADOR RESIDENCIAL A GASOLINA

Bom Dia amigos, devido a muitas dúvidas minhas e falta de informação detalhadas, decidi colocar este tópico para além de mim, todos os amigos aqui na comunidade possam realizar este projeto interessante, vou colcar os diagramas aqui do projeto do comando elétrico e as partes dos códigos que eu for conseguindo realizar, conto também com a ajuda de nossos amigos mais experientes, e que possam me dar a luz para me desenvolver e ajudar também nossos colegas, Desde já Obrigado pelo apoio de todos, abraços amigos.

Segue o código de uma parte do projeto, logo abaixo tem os anexos dos diagramas, a lógica de funcionamento e o projeto simulado no proteus, lembrando que os códigos ainda devem ser melhorados e está pela metade, abraços.

int uno = 1; // entrada Modo stand bye
int run = 2; // habilita partida do gerador
int pg = 3; // aciona partida do gerador
int kc = 4; // aciona contator da compania
int kg = 5; // aciona contator do gerador
int kca = 6; // aciona contator da carga
int rs = 7; // entrada botão reset
int ffg = 8; // entrada falta de fase do gerador
int ffc = 9; // entrada falta de fase da compania
int fp = 10; // falha de partida

void setup()
{
pinMode(uno, INPUT);
pinMode(run, OUTPUT);
pinMode(pg, OUTPUT);
pinMode(kc, OUTPUT);
pinMode(kg, OUTPUT);
pinMode(kca, OUTPUT);
pinMode(rs, INPUT);
pinMode(ffg, INPUT);
pinMode(ffc, INPUT);
pinMode(fp, OUTPUT);
}

void loop()
{
int leitura1 = digitalRead(uno);
int leitura9 = digitalRead(ffc);
int leitura8 = digitalRead(ffg);
if (leitura1 == HIGH && leitura9 == HIGH && leitura8 == LOW)
{
{
delay(4000);
digitalWrite(kc, HIGH); // aciona contator da compania
delay(3000);
digitalWrite(kca, HIGH);
digitalWrite(kg, LOW);
}
}
}

Exibições: 4695

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

depois, que deixar o programa funcional estarei acrescentando um display LCD, e ja tb estou elaborando o circuito para impressão dos módulos de Relê =D

Este é o Módulo que fiz de teste, um circuito simples, mas funcional para testar as entradas e saídas do arduino, tb acrscentei potenciometro e transistor para utilizar em outra funçãoes, logo estarei acrescento sensor IR e mais algum componente pra fazer simulação sem uso de protoboard, depois disso vou produzir uma placa profissional ^^.

Boa Noite pessoal como comentei, segue a fase 2 - do Projeto, que é a parte do teste prático utilizando o módulo de teste que fiz, espero que gostem. Uma correção, eu disse módulo gerador, desculpe, é módulo de teste para simular o gerador, abraços Gerador Residencial

Danilo, parabéns pelo projeto esta ficando ótimo.

Uma sugestão, quando ocorrer o retorno da energia esperar um tempo antes de desligar o gerador.

Isso acontece com os geradores que conheço.

Obrigado pela dica Paulo, realmente comentaram sobre isso comigo, estarei alterando o tempo de cada contator, abraços.

Pessoal estou querendo montar um gerador caseiro do zero, usando um pequeno motor 2 tempo à gasolina que tenho parado em casa.. minha dúvida é.. qual tipo de motor é usado para gerar a energia? é DC? é AC? qual?

valeu

Boa Noite Rafael, pra falar a verdade amigo, ainda nem vi esse gerador, rsrsrs, pois é um pedido do cliente, mas por se tratar de padrão de energia, acredito q seja AC, vou verificar essa informação, depois posto aqui pra vc ok? abraços.

vou ficar no aguardo danilo.. valeu

Boa Noite rafael, td bem amigo, ja verifiquei a informação, o gerador gera tensão alternada na saída, porem existem os de tensão continua, desculpe a demora, mas minha vida é corrida demais ^^, espero ter ajudado, abraços.

Boa tarde, deu procedimento no projeto parceiro?

Opa boa tarde Franscisco, infelizmente não dei continuidade do projeto, hoje estou focado em me desenvolver mais na parte de projeto e desenvolvimento de placas eletrônicas, para depois estudar mais a área de programação, no momento estou focado em projetos mais simples e que me redam bons resultados, o projeto do gerador era para uma mepresa que por fim não deu continuidade também, aproveitei a ideia e desenvolvi meu TCC em cima dele, mas partindo sobre este desenvolvimento, meu resultado final foi que aprendi que não devemos trabalhar com varias leituras utilizando a função delay, pois ele trava toda a leitura simultaneamente das funções, isto gera uma serie de problemas e bugs, o ideal é estudar a função millis, fora isso, seria um avanço enorme ao projeto, enfatizando também que se houvesse funções extras, como temperatura, controle do nivel de combustivel e óleo, além do mais, um tipo de interface de configurações para alterar tempo ou alarme, seria o projeto muito mais perfeito e viavel comercialmente, abraços.

que pena danilo, mas que otimo tbm que trouxe mais aprendizados, estou inciando agora a utlização de arduino e tentando recordar a parte de programação que ja faz mais de 10 anos que larguei mao rsrs.

estou montando um projeto para meu gerador residencial pois tenho um aquario marinho, e nao posso ficar sem energia rsrs. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço