Olá para todos!

 

Para quem estiver interessado em iniciar um projeto novo, convido para a discussão sobre a possibilidade de se construir um equipamento útil para o mercado da construção civil.

 

Possuo algumas idéias e gostaria de discutir com os amigos...

 

Abraços,

 

Walmir Paiva

Exibições: 3193

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Walmir,

 

Tenho interesse em contribuir com com seus projetos e discutir suas idéias. Projetos voltados para distribuição elétrica, controle e automação posso te ajudar. 

 

Att.,

 

Wendell Silva

Olá Wendell,

Sou engenheiro civil e estou começando nova graduação em controle e automação.

Para começar, posso afirmar que a construção civil brasileira, em sua ampla maioria, ainda está construindo com os modelos da era pré industrialização. Muitos profissionais e estudiosos afirmam que o velho método de "empilhar tijolos" é arcaico e pouco industrial, consequentemente sem ganhos de escala e pouco produtivo.

Isso sem falar nas instalações elétricas e hidráulicas (faz a alvenaria, reboca, quebra, e refaz...) e quiçá nas instalações necessárias às redes de dados e domótica.

Temos um longo caminho e espero podermos discutir um pouco sobre estes temas. Talvez até possamos contribuir com algo. Quem sabe algum sistema para domótica ou equipamento para execução de serviços?

Qual a sua preferência? 

Abraço.

Walmir

Boa tarde Walmir,

 

Sou Engenheiro Eletricista(habilitado em Telecomunicações) e Técnico em Eletrônica, tenho prática em sistemas elétricos de distribuição, controle e automação, atualmente administro empresa própria com um projeto de controle para caminhões(envolvendo dispositivos ARM, PIC e CLP) que acredito pode ser adaptado para controle residencial.

 

Concordo plenamente no que disse e acho que muito desse atraso tem conseqüência na falta de mão de obra qualificada e na falta de interesse no investimento de novas tecnologias para execução e que hoje já se fazem imprescindíveis para quem vive do comércio de imóveis. Civil não é minha praia mas acho que já é possível ver a evolução no processo de construção, principalmente na velocidade de se fazer uma fundação e nos esqueleto de edifícios(economia/velocidade). Acho que hoje só quem utiliza pré-moldados de gesso para edifícios e de concreto para casas populares são médias a grandes construtoras, vejo muito disso aqui no DF e acho que reduz bastante o tempo e os custos das obras, mas essa é uma longa discussão. Um fator que acho importante é a durabilidade da construção, outro dia vi na tv uma casa que tinha sido construída em 3 dias, me questiono o quanto tempo essa casa duraria sem apresentar problemas ou o quanto ela resistiria se sujeita a intempéries. Então, te pergunto se apesar de demorar mais o processo do tijolo sobre tijolo não teria um ponto positivo a longo prazo(me corrija se estiver errado)?

Mas sempre é possível melhorar os processos de acabamento(máquinas de pintura e reboco, máq. de corte e instalação de pisos e forros), já as instalações elétricas, hidráulicas e dados, dependem muito mais de um projeto bem elaborado e detalhado. O que pode ser incorporado a obra é uma boa automação de esquadrias para controle da luminosidade, um sistema de gestão de recursos e de mão de obra para execução, captador de águas pluviais para reutilização, um filtro de esgoto para locais menos urbanizados, captador de energia solar(o que pode ser muito bem utilizado para iluminação em canteiro de obras), analizador de estruturas e uma coisa que não sei se seria interessante mas um analisador de tubulações para identificar vazamentos, poderia ser feito com pressão de ar e evitaria transtornos após ter realizado o acabamento ou mesmo o desperdício de água.

 

Um ponto que é fundamental em toda obra é "segurança em obra" e a utilização de EPI´s, acho que cada funcionário perdido por menor que seja o período é um atraso e desperdício irrecuperável, podemos discutir muito sobre isso também.  

 

Não tenho preferências, afinal conhecimento nunca é d+, temos é que colocar em prática.

 

Abraço,

 

Wendell Silva

Também tenho interesse em ajudar/participar, Durante algum tempo tive uma fábrica de tijolos de solo-cimento, que era uma idéia legal para racionalizar a construção de casas utilizando-se o material para a feitura dos tijolos na propria obra, e que tinha um custo bem atrativo.

 

Atualmente tenho me envolvido com automação residencial, e tenho alguns projetos na área.

 

Poderíamos formar um grupo para discutir as idéias.

 

Abraço

 

Gino Almeida

Bom dia Gino,

 

Grupo criado, http://labdegaragem.com/group/construcao-civil

Uma ótima idéia é aproveitar material do próprio local, em muitos casos reciclando da própria construção que existia ali, mas é uma pena que isso ainda seja restrito a tijolos, pois ainda não vi nem telhas e nem coberturas de material reciclado e nem um aproveitamento efetivo de esquadrias e estruturas metálicas. Acho que o gesso é outro material que poderia se encontrar um outro destino. Podemos discutir muito sobre isso e acho que no grupo as idéias ficaram mais organizadas.

 

Att.,

 

Wendell Silva 

Walmir, boa tarde

 

Eu trabalho com construção civil (sou tecnólogo) e inventor nas horas vagas,.. Gostaria de trocar ideias sobre sesses projetos. Água de reuso (tanto de chuva como de lavatório ou ladrão da caixa d'água e outros) é um item interessante.... painéis de gesso (dry wall) ou fibrocimento com isopor, enfim há iversas metodologias. Eu já bolei um condomínio da terceira idade, com facilitações para idosos, como pisos anti-derrapantes, barras de apoio, cores agradáveis, sem tapetes (decoração) e outra coisas, inclusive comum (salas de tricô, jogos, pesca, etc). E tb casa construída com garrafas PET. Enfim, várias coisas, a cabeça não pára.

Poderíamos formar um grupo para discutir as ideias (2) e viabilizá-las.

 

Saudações

 

Eduardo Valdoski

 

saudações Eduardo Valdoski

Olá Walrmir,


Tenho interesse em participar do grupo. Sou engenheiro de computação e tenho alguma experiencia com domótica.

Vendo o video colocado no grupo fiz uma iniciação cientifica sobre o projeto da serra, fizemos todo o embasamento teórico do trava serro, ficamos empacados no mateial a utilizar (universitário e dinheiro não combina)

Olá William,

 

Pode postar no grupo esse embasamento teórico?, é um mecanismo interessante e pode ser aplicado em outros equipamentos.

 

Att,

 

Wendell Silva

Fala Wendell,

 

Cara posso sim, mas não de imediato vou ter que caçar entre alguns hd's e dvd's na selva que é meu quarto. No fim de semana vou para esse safari e posto aqui para gente.

Pessoal,

Desculpem a demora para respostas.

A idéa do grupo é ótima, podemos nos comunicar somente por ele, ou se preferirem podemos continuar por aqui mesmo.

Gostaria de agradecer também pelo interesse de vocês.

Como diria "Jack": vamos por partes!

1- Sistemas construtivos completos, tais como o apresentado no excelente exemplo do vídeo são demorados e caros para se desenvolver, pois existe o fato da construção civil em geral ser resistente a inovações radicais. Qualquer novidade tem de ser exaustivamente testada, ensaiada em laboratórios respeitados, e depois precisa passar por um processo de convencimento com os profissionais do ramo: arquitetos, engenheiros, empreiteiros e donos de depósito de material de construção. São muitos os exemplos de que é uma luta árdua e muitas vezes inglória. Para que possamos discutir sobre isso teremos que nos aprofundar nessas questões.

2- Itens da "cartilha de sustentabilidade" (reuso de água, controle de energia, novos materiais, etc.) estão na moda e são ótimas iniciativas, entretanto temos que considerar o seguinte: o que é realmente viável? por exemplo: reúso de água esbarra na legislação que classifica o padrão de potabilidade no fornecimento de água, ou seja, as águas negra e cinza (a do vaso sanitário e a das pias/chuva) não podem ser reutilizadas, salvo após tratamento específico, o que ainda não é regulamentado no Brasil. Quanto à energia, item crítico em outros países, ainda não tem tanta importância para nós pois nossa energia ainda é relativamente barata. Mas não vamos descartar a idéia de desenvolvermos algo nesse sentido, só precisamos de criatividade para darmos soluções que venham de encontro a essa demanda do mercado atual.

3- A questão da trava da serra se aproxima bem do que eu pretendia quando lancei o convite. A busca por soluções práticas que possam ser implementadas rapidamente e que não representem um custo muito alto, mas que tragam benefícios visíveis aos construtores. Quanto ao custo de desenvolvimento Willian, precisamos ver melhor qual seria seu projeto e vamos pensar uma forma de financiá-lo.

4- Com relação à domótica, penso que ainda é muito caro e de difícil acesso para o mercado da construção civil de massa, mas é o futuro com certeza. O ideal, para nós, seria tentar bolar algum dispositivo que pudesse se encaixar nessa situação.

5- Aí vai minha primeira sugestão: equipamento para monitoramento de vazão de água residencial. Um sensor de vazão, um circuito com transmissão via rádio, alimentação de energia pelo próprio fluxo da água, software para comparação de parâmetros, tudo isso em uma caixinha de pvc que pudesse ser instalada por um encanador comum. Uma utilidade prática: avisar ao proprietário  ou a um sistema de domótica que a vazão da água, por exemplo na saída do medidor da concessionária, está maior do que deveria alertando para possíveis vazamentos ou consumo exagerado. Outra utilidade: associado com uma válvula microcontrolada, controlar o consumo de água para irrigação automatizada. E quantos uso se fizerem possíveis...

 

Perdoêm-me pelo texto longo, afinal temos muito a discutir. Aguardo as considerações de todos

 

 

Abraço.

 

Walmir Paiva

Fala pessoal,

 

Infelizmente não fui bem sucedido em em minha caçada, descobri que alguns dvd's sumiram, me mudei 3 vezes nesse ultimo ano e infelizmente perdi algumas coisas.

 

Mas em conversa com algumas amigos que estavam no projeto comigo lembrei de algumas coisas:

 

1 - O material que ia ser usado para criar o "trava serra" não chegamos a nenhuma opção barata e íamos precisar de um estudo de materiais;

2- Para acionar a "trava serra" íamos usar pólvora, foi o método mais rápido que achamos na época para acionar;

3 - Não lembro o nome do sensor de toque utilizado para travar a serra mas seria similar aos que vem em smartfones ultra-sensível (este funcionou muito bem);

Similar a este: http://www.youtube.com/watch?v=8oOokkf_sCU

 

Acho Melhor respondermos no grupo...fica tudo num lugar só.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço