[projeto] como utilizar um regulador de tensão para gerar calor

Bom dia, como ja postei anteriormente estou montando um secador de frutas controlador por um garagino, contudo apos trabalhar tentado criar um circuito 3,3v para programar de forma simplificada um Esp-01, percebi que o regulador de tensão ld33cv que estou utilizando gera bastante calor, de forma que estou cogitando uma estrutura similar somada a um dissipador para aquecer o ar do secador de frutas.

Resultado de imagem para regulador de tensão dissipador calor imagem ilustrativa

A intenção é ter o menor consumo de energia possivel, considerando que o secador possui um volume  interno de 30 litros e a resistência atual consome 1500w hora. O tempo de secagem é de 8-24 horas a uma temperatura de 40-45ºC, gostaria de aquece-lo se possível usando uma fonte de 12v.

Pensei em adicionar reguladores ou algo similar em um ou mais dissipador de calor de processador somado ao cooler para injetar o ar quente no secador de frutas.

Resultado de imagem para dissipador calor imagem ilustrativa

A ideia é gerar calor forma contante e eficiente, se alguém puder contribuir agradeceria imensamente, aceito sugestões.

Exibições: 1322

Responder esta

Respostas a este tópico

Um secador de cabelo pequeno não seria melhor ? Pelo menos ele é feito para produzir ar quente. Use o arduino para controlar um rele e ligar o secador.

André  obrigado pela sugestão, o secador de cabelo infelizmente tem um consumo muito alto, um pequeno consome 1200w. mas a ideia é essa.

Resistores de potência seriam mais indicados para gerar calor. 

Existem resistores de potencia que podem ser acoplados em dissipadores.

Para calcular a conversão de potência elétrica em calor , existem formulas mais complexas.

JGAM, muito obrigado pela dica, fui tentar responder vc a net caiu.

Achei interessante  a sugestão, pesquisei sobre estes resistores de potência, contudo não achei nenhum similar ao da foto para comprar, mas encontrei resistores de até 50w, teria que fazer uns cálculos e testes para verificar o mais adequado para minha situação. 

Uma ideia que tive logo após a postagem, seria a possibilidade de utiliza-lo como sistema de aquecimento auxiliar, para manter o secador aquecido por intervalos maiores e utilizar a resistência de 1500w  do forno para dar o start na secagem.

Só fiquei na duvida, no caso destes resistores de potência eu posso liga-los diretamente na fonte fechando um "curto", se for assim, neste caso eu poderia fazer testes usando resistores de 1/4w de forma similar?

A Vantagem de usar o resistor com dissipador, é que teria uma melhor distribuição do calor. 

Esses resistores citados por mim, são especiais. Talvez terá que importá-los.

http://www.vishay.com/resistors-fixed/heatsink/

http://www.mf-powerresistor.com/alum_Chassis.htm

Como o José disse o regulador não é o mais indicado para gerar calor. Mas recentemente tive um problema com um regulador de tensão de 3,3v no qual ele esquentava de tal forma que era impossível segurar ele com a mão. Achei que meu circuito estava em curto mas na verdade o que aconteceu foi que a polaridade da fonte 12v que estava alimentando esta regulador estava invertida. Detalhe que o regulador não queimou. Como eu disse não é o indicado mas teste ai e posta o resultado de possivel

RBC, interessante a observação, pode ser um método pouco ortodoxo, mas pode ser uma alternativa rsrs

A sugestão é válida, posso colocar na lista de teste,

Algo que me ocorreu também seria a possibilidade de modificar um ferro de solda de 30w para utiliza-lo como fonte de aquecimento, acoplado a um dissipador de calor e um cooler, acredito que teria um rendimento interessante.

Tiago, 

a energia total será sempre a mesma. então o que deve ser considerada é a eficiência da troca.

Na minha opinião, seria mais indicado um sistema especifico (pensei em uma ou mais placas  de peltier), tem o inconveniente da face que esfria.

Uma coisa mais caseira seria uma cafeteira elétrica. aquela resistência do "prato" com uma aleta....

Uma pergunta... como vc busca temperaturas de ~40graus, Já pensou em utilizar parte com energia solar?

 

De fato a energia é a mesma, minha intenção é justamente encontrar um meio de aumentar a eficiência de conversão, com materiais fácil acesso.

Quanto a pastilha peltier se não me engano a face que esfria seria a parte que absorveria o calor do ambiente e o enviaria para a parte interna do secador de frutas, neste caso especifico, como minha região a temperatura durante o dia é próximo dos 40º, poderia ser uma alternativa interessante, mas imagino que ficaria meio caro o sistema, o legal é que seria o primeiro que utilizaria para aquecer alguma coisa rsrs

A ideia do prato da cafeteira é valida, porem uma cafeteira tem um consumo 500W, mas ainda assim já é 30% do consumo da resistência que estou utilizando atualmente, achei interessante a sugestão, não havia cogitado ela.

Quanto ao secador solar, já estudei os projetos, mas o problema é que fica muito dependente do clima e como é necessário um certo espaço para deixa-lo exposto ao sol, contudo fazer um secador hibrido com energia elétrica solar apesar do custo inicial seria interessante, mas teria que limitar o consumo do secador o máximo possível.

Secador solar seria fantástico ! O apelo ecológico de redução de consumo de energia poderá ser um diferencial no seu produto. 

Cria-se automatização na forma da exposição das frutas ao sol. Muito legal. 

Colega, você mora no Mato Grosso, nesse calorzão ! Tem que aproveitar os recursos do sol ..

Coloque sensores de luz solar, controle de temperatura, movimente o secador para aproveitar melhor o sol, ventilação mecânica criada por convecção .

Se estiver muito quente, acrescente uma cobertura motorizada, etc, etc ....

existe um sistema da pleno sol, que é um desidratador hibrido solar o preço é salgadinho, mas não chega a ser tão automatizado, ele até usa um arduino como termostato.

http://plenosol.mercadoshops.com.br/desidratador-hibrido-ps6-30xJM

Mas aqui acho que seria só fazer uma caixa preta metálica e controlar a rotação do cooler para regular a temperatura já seria o suficiente para secar as frutas rsrs, o sol nos últimos dias esta cruel.

mas o problema maior é  umidade do ar, como é região amazônica, no verão que é a época mais chuvosa a umidade do ar passa dos 80%, neste caso é necessário aumentar o fluxo de ar dentro do secador e aumentar a temperatura.

Isso ai , você pode usar o sol para secar. 

E usar automação para controlar a temperatura e umidade. 

Poderia ter uma esteira rolante que após a secagem , renovaria todo o material automaticamente. 

Boa !

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço