Ola galera, venho aqui procurar a ajuda de vocês num projetinho pra lá de simples, mas quero torná-lo ainda mais simples. Então vamos lá.

Tenho uma maquina aqui que possui uma engrenagem que fica girando, temos o problema que essa engrenagem as vezes para de girar (trava) por motivos diversos, se a maquina funcionar com essa engrenagem travada pode acarretar em danos em toda a máquina, então estou pensando em bolar um esqueminha que irá indicar ao operador da máquina que a engrenagem travou para que o mesmo possa desligar a máquina e averiguar o problema.

Vamos para a minha ideia :D.

Possuo comigo um Sensor Indutivo NPN LJ12A3-4-Z/BX e pensei em utilizado para efetuar a leitura de rotação da engrenagem, por a engrenagem já possuir um ressalto em sua periferia vai funcionar perfeitamente com o sensor precisando apenas bolar um suporte para o sensor, para quem não conhece esse sensor toda vez que eu posicionar um metal a 4mm de distancia de sua extremidade ele fecha um contato (como se fosse uma chave que fornece 0 ou 1), então toda vez que ele identificar a superfície metálica ele irá me fornecer uma tensão em sua saída.

Agora vem o probleminha hehe.

 Particularmente eu acho muito radical utilizar um microcontrolador neste projeto levando em conta que só preciso saber se o sinal está variando ou não, pois se não estiver variando é por que a engrenagem está parada.

Então galera, aguem tem alguma sugestão de como fazer a leitura deste sinal para acender um led ou um buzzer sem utilizar microcontroladores?  

Desde já um muito obrigado. :D

Exibições: 1893

Responder esta

Respostas a este tópico

Se você pensar que o microprocessador do Arduino pode ser obtido e com pouquíssimos componentes posto para funcionar stand-alone e em qualquer entrada você colocar o sinal deste sensor e que podes fazer um contador que se passar de 1000 (deve dar menos de 1 segundo no loop do Arduino) e por exemplo ele verificar se houve variação na entrada, que se não ocorrer ele: Desliga a máquina, dispara o alarme e "intermitenteia" uma lâmpada (LED), vais pagar uma miséria pela economia em termos de manutenção (consertando/trocando a engrenagem ou o motor se queimar...)? R$ 30,00 é muito????? Pois deve ser este o preço que ficaria (+/-)....o resto será colocado de qualquer forma em alguma solução que faça o que está mostrado acima. Boa sorte.

Hehe, obrigado Auclides, sei que a solução com o microcontrolador é a mais indicada por sua versatilidade podendo trabalhar com o sinal de diversas maneiras e também  pela facilidade de construção e baixo custo, mas eu esqueci de dizer que estou com receio de interferências eletromagnéticas influenciarem no circuito (Microcontrolador) e tornar o sistema instável, por isso a intenção de desenvolver um circuito sem Cis (circuitos integrados) que são mais suscetíveis a ruídos induzidos e irradiados.   

Vou trabalhar com um circuito somente com transistores e mais tarde volto a comentar o resultado, mas ainda vou precisar de ajuda hehe

Valew Euclides.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço