Amigos, pretendo criar um projeto usando um ESP8266, a ideia é bem simples, pegar dados um sensor, trata-los no arduino (no arduino pq não tenho o módulo UART para programar o ESP e usa-lo sem o arduino) e depois enviar os dados para qualquer aparelho conectado a uma rede criada com o ESP8266, queria saber se é possível faze-lo apenas com  o ESP, arduino e o sensor, comecei a usar arduino a pouco tempo e não tenho experiência com o ESP, uma ajuda com a maneira correta de conecta-lo ao arduino e como criar a rede e restringi-la com senha, já estaria de bom tamanho, Grato.

Exibições: 719

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite MRPS,

Qual modelo do ESP está pensando em usar?

Rui

Opa, Rui,o meu é um ESP8266 ESP-01, já pesquisei muitas coisas, queria apenas criar um access point( acho que o nome correto é esse), para que os dados recolhidos e tratados no Arduíno, fossem enviados a um aparelho conectado no access point, resumindo, criar uma rede wifi, e enviar os dados ao aparelho ( pode ser um celular por exemplo).nos videos em que vi, a grande maioria programa o ESP de maneira a usa-lo sem o arduino, porém no momento eu nao tenho como fazê-lo, e também dependo do Arduíno devido a quantidade de sensores que pretendo usar, pensei em fazer o mesmo projeto, usando um modulo bluetooth, mas não sei se o parelho pode se conectar de maneira automática ao modulo bluetooth, sendo que com wifi, salvando uma senha 1x, nao preciso parear como no bluetooth.

Rui, grato por qualquer ajuda que vc puder me dar. 

Olá.

  Se entendi vc quer fazer um roteador wifi onde os usuarios se logariam e com isso teriam acesso aos dados.

  Normalmente não se usa dessa forma pq as pessoas uma vez que estiverem logadas no seu esp-roteador vão perder a capacidade de acessar a internet. Normalmente as pessoas não gostam disso.

  O convencional é que o dispositivo seja apenas mais um na rede.

  Vc usa todo sistema de segurança normal na sua rede wifi (quem consegue acessar a rede wifi tem tudo (internet) inclusive o acesso a seu dispositivo. Ele por sua vez estara simplesmente logado na mesma rede).

  Para funcionar a pessoa depois de se logar digitaria o IP do ESP.

  Tome cuidado com as ligações. Verifique quem é 5V e quem é 3.3V e se é preciso converter as tensões.

  Quando possível compre seu conversor USB-Serial TTL com saida configuravel 3.3V ou 5V ajuda muito.O ESP é muito mais que um modulo wifi, ele é um sistema completo de desenvolvimento+wifi. Só realmente conta com poucos IOs.

Eduardo, no projeto que pretendo criar, não vou usar iternet, deixa eu da uma exemplo do que eu quero fazer, pra v  se vc pode me ajudar( ja ajudou, so pra constar), imagina um faixa de 1km, uma reta e a cada 80m, tem alguns sensor que medem algo, eu queria passar com um aparelho qualquer ( um celular, por exemplo), passar por perto do do aparato, os sensores enviariam os dados dos sensores para a rede criada com ESP, e quando o celular conectasse a essa rede, os dados seriam enviados para o celular, e ao caminhar pela faixa de 1km, eu iria recolhendo esses dados, eu pretendo fazer assim, so que nao achei nada concreto de como fazer as ligações dos pinos do ESP e um código para transforma-lo em um "roteador " 

Ahh, ok.

Tente procurar pelos termos "Ad hoc" e "Peer to peer" pq na verdade não é um roteador.

Ex:

https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&a...;*

Dei uma olhada e segundo esse post:

http://www.esp8266.com/viewtopic.php?f=6&t=1929

O ESP8266 não suporta Ad Hoc. Não sei direito pq essas coisas evoluem a cada dia, vai que agora suporta.

Muito obrigado mesmo, Eduardo.

Olá Marcos,

Com um pouco de experiencia, dou minha sugestão do que faria. Baseado na ideia de cliente servidor, denominaria seus sensores como clientes e o celular em questão, como servidor. Assim que este celular se conectasse a essa rede wifi que vc já tem, todos os modulos abririam uma comunicação (socket) com seu celular, enviando todos os dados adquiridos até o momento.

Att.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço