Olá galera eu fiz um projeto particular para mim mesmo de automação e estou com algumas dúvidas.

Primeiro: Estou usando um Arduíno UNO não original é uma marca makerduino para o acionamento de 4 reles, qual a autonomia dessa placa tem vida longa

Segundo: estou utilizando uma fonte 12v dessas que a gente usa em câmeras de monitoramento para alimentar o Arduíno pois a fonte de 5 v não funciona de jeito nenhum. pode ser essa não vai queimar o Arduíno?

O projeto já esta em funcionamento para ligação de 3 lampadas e 1 ventilador com controle remoto. 4 botões liga desliga para cada equipamento, 1 botão liga todos de uma vez, 1 botão desliga todos de uma vez, 1 botão liga um de cada vez(automático) e 1 botão desliga um de cada vez.(automático).

Deixei o equipamento na laje dentro de um compartimento de plástico no momento esta aberto mais tem como fechar, como devo deixa lo?

 Obrigado

 Liguei o retorno e o neutro das lampadas e ventilador no rele, e não somente o neutro. 

Esta tudo funcionando tem algo errado nessa história?

Exibições: 1184

Responder esta

Respostas a este tópico

 Ligacao arduino rele lampada

Wellington, em relação ao seu esquema, ali onde está escrito NEUTRO, é melhor acostumar a chamar de RETORNO

RETORNO é o fio que interliga a lâmpada até o interruptor.

Já a FASE é perigoso vc fazer chegar na lâmpada, pois pode causar acidente no momento da troca da lâmpada por exemplo. Faça o NEUTRO chegar na lâmpada ("neutro verdadeiro", e não esse "neutro que vc chamou de neutro")

Já a FASE faça chegar no interruptor. Quando vc acionar o interruptor, a fase se interligará ao retorno e chegará até a lâmpada.

Já o relay shield se vc ligar desse jeito vai dar xabu, pois quando a luz estiver ligada pelo relay, o interruptor não servirá pra nada. E quando o interruptor estiver ligador, o relay não servirá pra nada.

Vc precisa estudar ligação elétrica simples, paralelo (2 pontos) e com 3 pontos (uso de intermediário).

Tem certeza que vc já fez desse jeito e colocou sobre a laje? Cuidado pra não tacar fogo na tua casa.

Comece com protótipos em cima de uma bancada cara. Corte pedaços de fios, compre interruptores e intermediários, tenha impresso os esquemas de ligação, tente entender a lógica de funcionamento e quando estiver seguro de si, seguro de que aprendeu tudo, e está tudo funcionando como esperado, aí sim vc poderia partir pra colocar na laje e interligar fios da sua casa. Não tente pular etapas do aprendizado!

No meu caso o eletricista que errou a instalação estava dessa forma mesmo!! o neutro vai para o interrop...  

ai mudar a instalação toda é triste..fiz alguns testes uma ligação paralela seria isso no meu caso trabalhando com neutro.... 

isso mesmo amigo lembrando que o fio que vai pra lampada sai do comum do rele e os outros sao do na e nf 

pro caso de instalação paralela, desse jeito aí funciona sim

1 - o arduino sendo ou nao original o que muda eh o os componentes, pois o microcontrolador eh o mesmo

2- na placa do circuito do arduino tem um regulador de tensao LM7805 para converte para os 5v

3- seria bom deixar um furo p a ventilacao interna, pois usando ernergia tem aquecimento mesmo q pouco e num foro quando a dia de sol pode virar um estufa e o equipamento estara junto nesse efeito estufa

Na ligacao o correto eh a fase no interruptor, pois quando precisar troca a lampada o interruptor corta a energia ficando so o neutro dela, e deixando a fase na llampadae o neutro no interruptor mesmo desligado haverá energia no bocal da lampada

no caso do primeiro comentario do jorge a lampada esta ligada a um interruptor paralelo e um intermediario e o rele novamente como paralelo . por que o intermediario ? por que nao 3 paralelos? por que nao da !!!! quando ha mais de 2 pontos na mesma lampada tem que ter um itermediario se o caso do wellington for usar so 2 pontos nao ha nescessidade  de usar o intermediario so o paralelo e o rele como paralelo sendo a ligaçao assim:

o borne do meio do interruptor vai na fase .

nos dois bornes das pontas colocar fios que entram no rele nos contatos NA e NF .

o contato COMUM do rele vai na lampada.

o neutro vai direto na lampada

assim ele funciona tanto por um como por outro .

MAS ATENÇAO nao eh o fato de ser neutro que faz com que nao haja tensao no fio !!!! entao cuidado ao manusear os fios !!!!!

duvidas posta ai !!!

No meu caso já que o fio do retorno é o neutro uma instalação em paralelo dessa forma seria viável e seguro

nao o correto eh o neutro ser diretamente na lampada pq n hora da troca de mesma vc tera uma fase direto na lampada o que torna perigoso essa simples tarefa... passando pelo interruptor a fase na hora da troca a fase estara interrompida pelo interruptor ou rele... eu tenho um esquema que fiz pra ligar a lampada eliminado o interruptor e a fiaçao mais "grossa" que desce pra ele o acionamento fica por um pushbotton ou botao de pulso ...vc acha uns no ML com led fica legal se quiser te passo dps o codigo e o esquema de ligaçao..

O problema é trocar a fiação que já foi feita pelo eletricista dessa forma!!!

Amigos, bom dia.

Temos normas e regras tanto na eletrônica quanto em eletricidade. Welligton, funciona sim com o neutro no interruptor, mais como dito e como regra sempre devemos interromper o condutor fase. Isto dá-se por motivo de sempre ter no receptáculo da lâmpada (no caso de neutro no interruptor) um lado energizado, o que pode ocorrer um choque elétrico.

Lembrando que, somente pessoas habilitadas e autorizadas podem instalar e reparar circuitos elétricos, se você não é eletricista não vale a pena querer reparar. Agora eu com meus 27 anos de elétrica ainda se pego um eletricista instalando o neutro no interruptor, rasgo o certificado dele.

José Miguel, que fiação mais grossa, poderia me explicar ? Você quis dizer que ao invés de usar a fiação para controlar a lâmpada, utilizou uma fiação mais fina para o controle do relé e através dele (relé) controlou a lâmpada ? Cuidado, que a fiação mínima (bitola) para circuitos de iluminação é de 1,5mm² de secção nominal. "ISTO É NORMA E REGRA EM ELETRICIDADE".

Quanto aos circuitos de eletrônica achei na net, um que controla através do Arduino e um módulo bluethoot, comandado pelo celular (android), ou seja você pode controlar até 4 cargas através do celular (ligar e desligar). José, a tempos atrás fiz com 3 botões e com controle também, economizando montão de fiação.

Bom galera fiquem a vontade, o fórum é para tirar dúvidas e trocar experiências,

Bom dia a todos.

José Antonio

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço