Projeto: Alimentador Automático para Cães com Arduino

 Boa noite, sou novo no Laboratorio e também no Arduino e na Eletrónica. Passo-me a apresentar, chamo-me Rui e sou do norte de Portugal.

 Quando ouvi falar no Arduino decidi pesquisar e fiquei muito interessado em aprender a trabalhar com ele, tenho pesquisando bastante e começo a perceber o básico.

 O que me fez iniciar este tópico foi a necessidade de alimentar dois "lobos" que tenho cá em casa, por vezes tenho dificuldades em o fazer, porque passo pouco tempo em casa.

O que quero fazer é um sistema que despeje uma quantidade controlada de comida, 2 vezes por dia de forma automática.

 Sei que é possível fazer isso com o Arduino e com a ajuda de alguns periféricos como motores, etc.

 O que eu também precisava era da vossa ajuda, já vi que isto é uma comunidade cheia de experts em Electrónica e Arduino e que gostam de ajudar e compartilhar os seus conhecimentos.

 Quanto ao projeto que tenho em mente, fiz uma espécie de desenho que mostra de forma geral o que tenho pensado:

 Espero que seja fácil de entender. Neste momento já encomendei algum material que acho que vou necessitar mas queria a vossa a opinião para ver o que falta:

Material Encomendado:

- Arduino Uno R3
- Breadboard 830 Points
- Jumpers
- Resistors
- 2x Potenciometro 10k OHM
- RTC DS 1307 (real time clock)
- LCD 1602
- LED's

- L298N DC Stepper Motor Dual H Bridge Drive Controller (enganei-me a comprar esta ponte, não sei se esta faz o mesmo que a L293D)

Material que tenho em Casa:

- Motores (tenho drives cd's velhas penso que consigo aproveitar alguma coisa)*
- Alimentação 9V para Arduino
- Material para o Esqueleto do Projeto (depósito, tubos, ...)

* Não sei bem que tipo de motor deva usar, o meu objectivo é fazer rodar de forma controlada a peça que empurra a comida até atingir a quantidade desejada. Para medir a quantidade desejada estava a pensar controlar por alto ou seja se o cão tem de comer 300gr ver o numero de voltas que o motor precisa para chegar a essa quantidade.

Agradeço já a todos os membros que se mostrarem dispostos a me ajudarem.

Obrigado

Exibições: 65994

Responder esta

Respostas a este tópico

Prezados este assunto ficou abandonado? Alguém obteve êxito?

Olá pessoal, 

Estou iniciando um projeto semelhante, alguém pode mostrar algum resultado? Uma nova versão dos anteriores?

Até mais

Eu tentei fazer mas não obtive sucesso.. O projeto funcionava qunado queria.. O maior problema foi encontrar uma forma de acoplar o motor de passo no recipiente e fazer com que ele não emperre. Dificil.. 

Considerando que para o alimentador a unica variavel será a hora em que irá ocorrer a alimentação, acho que o jeito mais facil e mais barato é fazer o seguinte

comprar um temporizador digital (uns R$ 50,00 http://dualclick.produto.rakuten.com.br/temporizador-timer-digital-...|pcrid|40332723194|pkw||pmt||plid||pdv|&c3apimn=3fSrTW0s&gclid=CNvc2MO8_70CFTMV7Aod5y0AYw) e ligar os motores ou motor numa fonte direto.

Os motores tocaram um sistema de rosca sem fim (talvez precise de um redutor de rotação pode ser em polia. (tem vários projetos de rosca sem fim para distribuição de ração no google, é muito simples).

A quantidade de ração a ser distribuída será contabilizada pelo tempo em que o temporizador ficará acionado. Em algumas horas você monta tudo e seja feliz

agora se é de interesse automatizar com mais variáveis como temperatura, coleira rfid entre outros, ai vá de Arduíno, (Obs.: sem módulo RTC não achei viável economicamente tentar fazer alimentador). 

Boa tarde Thomaz, no lugar do motor to pensando em usar, solenoide e uma borbolete apenas de abrir e fechar.

Já tentou uma solenoide no lugar do motar?

Oi, pessoal.

Estou cursando eletrônica analógica esse semestre e pensei em fazer um alimentador como projeto final de disciplina.
Minha ideia é uma alimentador com uma única dose e um temporizador.

Eu programo antes de sair de casa com quantas horas ele deve liberar o alimento do meu animal e roubando algumas ideias que eu vi aqui pensei em liberar a ração pelo drive de CD.

Eu tenho a ideia, mas não tenho noção de como alimentar o drive, nem de fazer os diagramas.

Vocês, por favor, podem me ajudar ?

E ai, deu certo o Alimentador?

Encontrei no youtube um projeto interessante para alimentar javalis

https://www.youtube.com/watch?v=5MQZWmGWnJ4 o

O conceito é muito simples, é um funil com um motor com um prato giratório logo abaixo, acoplado a um reservatório a que pode ser um balde de 20 L ou um galão de 200L,  mas acredito para para fazer em qualquer tamanho, como a ideia é fazer uma ceva de javalis a opção do desenvolvedor foi arremessar a ração, para não ficar acumulada, é o mesmo principio de um espalhador de adubo e calcário .

.

Mas para utiliza-lo em animais caseiros, ele adaptou um cone que direciona a ração

O motorzinho que derruba a ração é parecido com este da imagem abaixo, no mercado livre encontra-se vários prontos, mas não é o bicho de 7 cabeças a ideia, achei interessante que se adapta a qualquer tipo de criação, até peixes rsrs. 

Utilizando o dosador de cereais encontrei este video bem explicativo

https://www.youtube.com/watch?v=fI8qwoQM-dw

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço