Pessoal , estou lançando esse novo projeto open source, isto é, quem quiser ajudar será bem vindo.

Todos terão acesso á todo projeto, portanto cada um poderá montar o seu.

Depois de desvendar o funcionamento de controle remoto sem fio no Lab de Garagem, agora já é possível começar o projeto.

http://labdegaragem.com/forum/topics/desvendando-controle-remoto-rf

Esse diagrama em blocos que eu fiz é uma idéia inicial. Quando sugerir alguma coisa, especifique de qual bloco esta tratando, para facilitar a compreensão de todos.

Módulo de recepção RF :

A frequência que usarei é a de 433,92 MHz - a mais comum. Mas nada impede de usar outra frequência, desde que o receptor, os sensores e o controle remoto sejam da mesma frequência.

O sistema de codificação que usarei é o do chip Encoder HT6P20B. 

Data sheet :http://www.holtek.com.tw/pdf/consumer/6p20v170.pdf

Selecionei esse, pois existem inúmeros sensores e controles remotos que usam esse chip.

Vejam no tutorial mencionado acima, para entender como ele funciona.

Módulo RTC :

Usando o chip DS1307 - muito comum. Será usado para registro de log, isto é, todas a operações realizadas pelo Arduino serão registradas com horário. Exemplo: Alarme ativado, alarme disparado, sensor ativado, etc. Esses arquivos de log serão gravados no Módulo SD CARD.

Painel - Botões :

Painel de controle do Alarme, podendo ter botões, como aprender sensor, aprender controle remoto, etc. Se necessário, poderá ter um teclado numérico para digitação de senha e ou  de configurações.

Módulo Sirene:

Seria interessante inovar na sirene, como usar sons personalizados. 

No início poderá ser usada uma sirene comum.

Módulo Display LCD:

Para mostrar status do alarme, horário, configuração e disparos, etc

Interface WEB / GSM:

O objetivo é enviar email ou então mensagem SMS, avisando o proprietário que o alarme foi disparado. Informando qual sensor e qual horário foi acionado.

Seria muito bom também se o proprietário pudesse remotamente ativar ou desativar o alarme  e verificar o status do mesmo. 

Fonte / Bateria:

Fonte de alimentação do Alarme e da Sirene. Uma bateria de backup é essencial.

O projeto esta lançado. Aos poucos acrescentarei mais informações.

Agradeço antecipadamente a todos que desejarem fazer contribuições para o projeto.

Sempre quis gerenciar um projeto OPEN SOURCE, e esta vai ser uma nova oportunidade.

Open Source (Código Aberto):

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto

Gustavo Murta (BH) .

Exibições: 59373

Responder esta

Respostas a este tópico

josé, qual foi o impecilho com os RF no arduino?

Erick e José, consegui fazer a implementação do inthernet shield no arduino.

O estranho é que diferente do projeto do Erick, o meu não precisou de Interrupt points.

Segue o caminho do github onde está o fonte: https://github.com/ArduinoFree/Central_de_alarme

muito bom guilherme!

eu não tenho muito conhecimento nessa linguagem usada no arduino, eu domino o php, deve ser algo que eu fiz errado em minha programação.

logo mais vou postar meu código pra analise!

Guilherme OK ! 

Mas e identificação do sensor sem fio e do controle remoto ?

Esta funcionando?

Se possível poste um video - fica mais fácil de entender a operação.

Eu não tenho ethernet shield ainda.

Como disse, comprei um Arduino Pro Mini e um Arduino Nano.

Vou implementar a rotina de descodificação em um deles.

E depois tentar rodar o programa do gerenciamento do Alarme com outro Arduino

(e com o Raspberry Pi) conectado ao Mini/Nano.

Controle sem fio eu ainda não implementei, mas o sensor de abertura de porta sem fio esta reconhecendo normalmente.

Eu consigo ativar o alarme tanto manualmente quanto pelo site. O site tem um refresh automatico de 5 segundo para atualizar qual o status do alarme. Por enquanto Ativado ou Desativado, mas nas próximas atualizações implementarei um aviso quando a sirene estiver ativa e uma opção para tocar a sirene manualmente.

Logo mais eu posto um video, esse fds a internet na minha casa tava uma lerdeza absurda, mas essa semana ainda subo.

O Raspberry Pi eu também pretendo comprar logo, logo...

Ah, pra quem for ver o fonte no GitHub, eu fiz uma merdinha, subi o fonte que estava sem comentários! Essa semana vou fazer um merge com meu fonte antigo e voltar os comentários!

Abraços

Que ótima notícia !

Parabéns ! Depois vou dar uma olhada.

Consegui ontem fazer testes de gravação no Arduino Pro Mini.

Fiz um tutorial de como usar o Arduino Pro Mini, que esta aguardando aprovação para a liberação.

Olá pessoal!

Achei bem bacana a ideia de usar o Rasp no alarme. Com ctz teremos um grande ganho de funcionalidades. O problema é o custo, q aumenta consideravelmente...

E, portanto, concordo com a ideia de mantermos as duas versões: uma com o Arduino/Arduino e outra com Rasp/Arduino.

A ideia de usar o Arduino Pro Mini pra "gerenciar" a parte referente aos controles RFs tb me parece ser muito boa! E eles nem são tão caros: encontrei um "genérico" no ML por 19,90!

Vcs estão pensando em utilizar o Ethernet Shield oficial (aquele mais completão e com SD Card embutido) mais caro ou apenas aquele módulo Ethernet ENC28J60 bem mais barato na versão Arduino/Arduino???

Abraço!

Eu ainda não tenho um Ethernet shield, pois se usarmos o Rasp Pi, não seria necessário.

Também gostaria de saber qual o mais indicado.

Eu acho que um ethernet wifi seria o mais indicado. Mas deve ser muito caro, não?

wifi shield é muito caro, provavelmente partindo para o Raspberry PI o projeto poderá ser ate mais barato.

Sobre ethernet shield recomendo o W5100.

Obrigado pelas respostas.

O WIFI dongle que uso no Raspberry PI custou R$ 50,00 aproximadamente.

http://www.asus.com/br/Networking/USBN10/

Talvez somando todos os custos do projeto, o uso do Rasp Pi poderá ficar mais em conta, hein !

Vamos ver!!

Os projetos estão legais, no final vamos ter para todos os gostos e bolsos... hehehe

Eu estou usando a shield oficial. Mas também é a única que tenho, nunca testei o módulo ENC28J60 mas se funcionar pode representar uma boa economia no projeto.

Você tem esse módulo Afonso?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço