Olá galera, estou com um projeto em andamento e gostaria de saber se é possível programar um arduino com o xbee. Tipo, eu terei um arduino com um xbee conectado a ele e com outro xbee enviar e programar o microcontrolador do outro arduino. Iaí será possível? Espero retorno.

Exibições: 923

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

Tem como fazer isto sim, porém não do jeito que você descreveu. Na verdade, o Arduíno que esta com o Xbee deverá ser programado (ou reprogramado) utilizando o pc, ou seja, deverá tem um xbee no arduino e outro no pc. Em resumo, o xbee será o fio (porta com) :).

Neste link te passo um exemplo (em inglês) de como fazer isto.

t+

Gustavo muito obrigado por responder... vou fazer mais pesquisas, futuramente estarei com novas perguntas.

Olá Nilton,

   Como sempre o Gustavo Suim foi perfeito,  mas tive uma duvida na verdade na sua pergunta, pois da forma que você perguntou  pode dar a entender duas coisas.

- Sua duvida seria se dá pra fazer programação de um modulo xbee remoto, como por exemplo, mandar comandos pelas rede, que façam uma porta do xbee remoto ser entrada ou saida por exemplo.

ou...

- Se sua duvida é se dá pra ligar dois modulos xbee cada um em um arduino e fazer os dois arduinos falarem entre si utilizando o protocolo zigbee desses modulos...

Afinal qual é realmente sua duvida ?     explica melhor ok!

Olá, minha pergunta foi em saber se seria possível criar uma porta COM sem fio para programar um arduino.

Desculpa te encher de perguntas, é que o objetivo é me fundamentar mesmo...

Qual a utilidade que isso teria ?

Pense bem,  um arduino pra ser programado,  tipo,  para vocÊ mandar gravar o codigo BLINK nele,  existe todo um processo "subterraneo"  que não esta a vista do usuário,  tipo,  ele vai pegar seu codigo em C(wiring) dai vai passar por um compilador, um codificador, vai acionar o protocolo de comunicação via serial FTDI e só ai mandar Zeros e uns para o atmega do arduino.

Logo, mesmo que vocÊ utilize um Xbee para mandar um codigo remoto,  a coisa toda teria que passar pela IDE, ou ao menos pelos compiladores pra então esses fazerem a gravação.

  Resumindo,  qual a utilidade que teria fazer a gravação de um microcontrolador a distancia e não usando o metodo mais simples que existe que é plugando um simples cabo usb ?   

Em minha universidade estamos com um projecto relacionado à monitorização de colmeias. Já conseguimos fazer as leituras e enviar para a central da EMBRAPA próximo a colmeia de teste. Mas se um dia quiséssemos reprogramar o microcontrolador e colocar um código mais eficiente ?? teríamos que entrar na mata, se vestir com a roupa protectora e mexer com as abelhas. O objetivo é criar um pequeno APP web para enviar o sketch sem todo esse trabalho. Quero "emular uma porta COM sem fio com o xbee" !!!! Alguém que já fez e deu certo seria de muita ajuda ^^ . Obrigado pela atenção.

Cara, entendi,  realmente é algo INOVADOR.

  Como te disse, pra um codigo ir parar dentro da memoria programavel do aduino, quem manda ele pra lá é um sistema de protocolos no PC, e ele tem que primeiro ser compilado e tudo mais pra virar codigo de maquina.

  Lembro que em algumas versões antigas da IDE do arduino dava pra recuperar o arquivo .HEX enquanto logo apos o codigo ser compilado, mas mesmo assim, não tenho absoluta certeza se mesmo esse codigo não precisa ainda passar por algo mais para ser aceito pelo microcontrolador.

   Só criar uma COM, acho que não vai adiantar,   se você tomar como exemplo o arduino stand alone, onde se grava diretamente no atmega328(pode ser outros), utiliza-se um conversor USB/serial / FTDI e ele é que tem os protocolos interno pra fazer tudo isso que você deseja.

  Logo, o lance não se trata exatamente de como fazer uma comunicação via rede, mas como compilar o codigo.

  Pensando "hipoteticamente"  você teria que ter dois conjuntos, um que seria o executável em si, que faria todo o trabalho desejado, ou seja, o cara da operação,  o outro substituiria a função do PC,  esse ficaria de stand by e seria utilizado apena pra receber o codigo, processar e enviar para o primeiro.

  O grande problema é que a estrutura do arduino é feita pra rodar em um PC,  não sei se até mesmo um rapberry teria a capacidade de rodar uma versão linux com uma IDE arduino nela.

   Resumindo,  você vai ter que estudar mais que comunicação wireless,  nesse caso você vai te que fazer testes de como um microcontrolador gravar outro sem usar o pc no meio da brincadeira.

   Boa sorte,  é uma empreitada realmente inedita.

Ah cara, só uma sugestão,  já que os sensores vão ter que ficar mata a dentro, porque não pensa em desenvolver Drones (quadcopteros)  e prender os sensores a eles ?

 Se tudo der certo, toda vez que precisar reprogramar alguma coisa, é só mandar os drones voltarem a base e fazer toda alteração.

bem é uma sugestão.

Estive a procura de um shield arduino que fizesse isso e que diminuísse as gambiarras feitas nos tutorias que vi, e não encontrei. Creio que se desenvolvêssemos um shield para esse propósito poderíamos coloca-lo até na incubadora do laboratório de garagem. Seria um shield cujo qual o xbee seria acoplado e vendido separadamente. Para mim, não prevejo lucro, mas uma forma de contribuir para a sociedade arduino e além disso, no final do meu curso ter boa indicações dos meus professores para fazer um mestrado.

Essa implementação solucionaria esse problema  kkkkkkkkkkk

Achei alguns tutoriais na net sobre o OTAP que deve ser o que estamos pesquisando. Um deles foi até o Gustavo Suim que mandou nesse link http://www.instructables.com/id/Arduino-Wireless-Programming-with-X...

procurei e encontrei esse outro http://www.ladyada.net/make/xbee/arduino.html

Vou ler e tentar seguir nesse rumo a procura de mais tutoriais. Vamos tentar fazer esse teste ?? tenho mais ou menos uns 5 meses para chegar a uma implementação final desse projeto.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço