Programação arduino + motor de passo com A4988, controle de velocidade e direção.

Boa noite pessoal, tenho dois tópicos criados que tratam do mesmo assunto.

Tópico 1 - Melhor motor para o projeto

A seguir, defini o motor e começaram as duvidas

Tópico 2 - Motor de passo 2v com A4988

Enfim, tudo está funcionando, porem estou o dia inteiro tentando compreender a programação do que quero fazer e não consigo, sou um pouco leigo em relação a programação e estou com dificuldades em coisas que acredito serem simples para quem compreende, então vim procurar ajuda.

O que estou querendo fazer é ao ligar o arduino, o motor ja começa a girar e posso alterar duas coisas:

1 - Controlar a velocidade (que deve ser bem lenta) utilizando um trimpot de 10k.

2 - Controlar a direção (horario ou anti horario) através de um botão seletor.

Ja tentei com o stepper.h e o accelstepper.h, porem nao consigo compreender direito a comunicação do arduino com o A4988, no stepper nao sei configurar step e dir, no accelstepper nao consigo fazer o trimpot controlar a velocidade, será que alguem pode me ajudar a buscar a melhor solução?

Mais uma duvida, posso alimentar o arduino através da (vin) com a mesma fonte 12v do motordrive?

Obrigado.

Exibições: 949

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde, obrigado a todos que me ajudaram até aqui no outro tópico, consegui resolver meu problema com a seguinte sketch:

#include <AccelStepper.h>

int sentidopin = 12;
int aceleracao_motor = 100;
int leitura;


int pino_enable = 10;


AccelStepper motor1(1,7,4 );

int stepCount = 0;
void setup() {
Serial.begin(9600);
pinMode(sentidopin, INPUT_PULLUP);
motor1.setAcceleration(aceleracao_motor);
}

void loop() {
// lê valor do trimpot:
int sensorReading = analogRead(A0);
// seta o range de 0 to 100:
int motorSpeed = map(sensorReading, 0, 1023, 0, 100);
leitura = digitalRead(sentidopin);
// seta velocidade do motor:
if (motorSpeed > 0) {

//se o botão estiver pressionado, gira em um sentido