Bom dia a todos! 

Primeiramente, sou novo neste fórum e não sei se estou postando no local correto, caso não esteja, me avisem e irei corrigir ^^ 

Bem, estou com um projeto que acabou me tomando muito tempo, desenvolvi um um protótipo de Domótica, onde acoplei alguns componentes a ele. Atualmente, estou para finalizá-lo, criei uma placa naquelas perfuradas(Tipo protoboard), coloquei o 7805 para fazer a regulagem da tensão, juntei todos os positivos e negativos, fazendo com que toda a placa ficasse interligada, sem problemas na alimentação. 

Utilizei alguns bornes para fazer a ligação dos componentes externos, onde acoplei um LCD 20x4, 4 botões, e existem outros componentes que ainda não estão ligados, mas, já possuem seus conectores na placa.

O problema do projeto é que, estava testando ele na protoboard que tenho, onde, tudo funciona perfeitamente, montei o circuito na placa, e ele não funciona, o LCD fica com aqueles quadros brancos,informando que há alguma ligação errada, mas o problema é que, já retirei e montei os fios mais de 3 vezes, quando retorno o projeto para a protoboard, ele funciona perfeitamente. Não sei mais oque fazer, já estou com este problema há mais de 4 dias, não consigo corrigi-lo, alguém poderia me ajudar?

No começo, acreditei que o problema poderia ser o cristal oscilador, troquei ele e coloquei para funcionar, e nada, testei com o multimetro e após algumas pesquisas, retirei o botão que coloquei para dar o reset na placa, reixando apenas o resistor de 10k, que vai para o pino 1, e não funcionou também, infelizmente, eu não sei mais oque fazer. =( 

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço e muito.

Exibições: 474

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde DH.

Vamos por partes (Processo JACK).

Não entendi bem.

No protoboard você tem uma montagem que funciona,

e no PCB proto não funciona.  Correto?

Que tal postar o esquema do seu projeto, e foto de ambas montagens, a que funciona e a que não funciona.

Assim facilitará nosso entendimento do seu projeto e a nossa ajuda.

RV

O projeto funciona da seguinte maneira: 

Primeiramente, existe um menu com três telas, na primeira tela, temos o relógio pelo RTC 1307, ele já esta configurado e funcional, segunda tela, temos o DHT11, que fornece a temperatura e a umidade dentro do protótipo, na terceira tela, coloquei 2 leds para demonstração, que pretendo utilizar posteriormente um Transistor para poder acoplar mais alguns LEDS. Existem quatro botões para fazer a movimentação no menu, 2 que atuam para avançar e retornar por entre as telas, e os 2 ultimos para ativar a função 1 e função 2, na protoboard estão todos funcionando, segue em sequência a foto :

Agora, vamos para a placa que acabei desenvolvendo, nela, temos o soquete do Atmega328p, os 4 botões, a parte dos pinos do LCD 20x4, espaço para o RTC, DHT, LEDS... 

E do outro lado da placa 

DH,

pelas fotos, vi da sua montagem, existe uma diferença básica.

O que você chamou de montagem no protoboard, na realidade vc usou um arduino UNO,

e na outra você usou uma montagem "caseira" com o atmega.

Eu recomendo que em primeiro lugar vc tenha certeza que seu chip atmega tenha um code funcionando.

E que na montagem caseira o básico funcione.

Sugiro gravar um blink no atmega e ver se na montagem caseira ele pisca um LED no port 13.

Dai eu ia expandindo o code aos poucos e verificando se tudo funciona corretamente.

RV

Hmmmm, desenvolvi o Blink, mas mesmo assim não funcionou, testei com o multimetro para ver se estava entrando +5v na placa do arduino ou se tinha ocorrido algum defeito, mas está tudo corretamente ligado na parte da alimentação, mas o sinal do Blink não liga o LED, tem alguma sugestão doque pode estar acontecendo na placa ? 

O sinal está se perdendo após o Atmega328p, pelo menos, é isso que acredito, talvez o erro esteja no capacitor de poliester entre os terminais de alimentação ? (Pino 7 e 8 [GND e VCC] ou... Eu não sei =/ )

Acabei ficando com um problema, desenvolvi uma nova placa, e fui acoplando componente por componente, pelo menos, era isso que eu estava tentando fazer. 

Após fazer a placa, testei o blink, que funcionou perfeitamente, usei no pino Digital 8(Pino_14), com ele testado e funcionando, liguei o LCD, que estão nos pinos (7,6,5,4,3,2), funcionou corretamente também, mostrou a imagem e piscou o LED, até ai tudo bem. 

Agora, coloquei os botões, e testei a placa, não funcionou, e agora, o LED pisca apenas 1 vez, o LCD não mostra a mensagem da programação e bem, continuo com minha dúvida doq pode ser o erro. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço