Olá, garagistas.

Estou montando um projeto com o Arduíno. A ideia é utilizá-lo para mandar um sinal ao relé usando um circuito de interface. Já montei-o fisicamente na faculdade e a parte do sinal funcionou. Mas não tive tempo hábil para testar com o relé em si.

Decidi então montar o esquema no ISIS.

Como podem ver, foram utilizados dois transistores NPN, que atuam como um transistor Darlington. Assim que o transistor em série com o resistor de 10k recebe o sinal do arduíno, tem um ganho de corrente e manda o sinal para o transistor seguinte, ativando todo o circuito. Na verdade, não seriam necessários dois transistores, mas na parte física, quis aumentar a sensibilidade e o ganho final.

O diodo é apenas para evitar que a corrente reversa do relé queime os transistores, quando desligar o circuito.

O relé é daqueles de carro, pequenos, no qual pode-se ligar até mesmo com pilhas.

O algoritmo programado no arduíno define que quando o pino10 recebe um sinal, deve mandar outro sinal no pino12. No entanto, quando tentei simular, ocorreu o seguinte problema:

Procurei na internet qual poderia ser o problema e o que achei foi que o circuito tinha problemas. Não consegui identificá-lo e creio que o real problema seja o processamento da CPU, demasiadamente lento para simular tanta coisa. Mas antes de tirar conclusões por mim mesma, decidi procurar a ajuda dos especialistas!

OBS: No pino 10, tinha um botão. Tirei-o para ver se esse era o problema e nada. Ficou assim mesmo o circuito.

OBS[2]: Antes de colocar as bateria de 12V, tinha o componente "POWER" e "GROUND" do modo "TERMINALS", à esquerda. O resultado foi o mesmo.

Agradeço a atenção.

Exibições: 501

Responder esta

Respostas a este tópico

Não sei se ja resolveu o problema mas o que eu sugiro mudar no circuito:

1º coloque o componente GND do proteus no negativo da bateria e no GND do arduino;

2º troque o relé que vc usou pelo componente RELAY que é animado.

Acho que ja isso vai resolver.

Resolveu sim! Só deu um pequeno problema na programação do Arduíno, que deixou o pino de saída doidão ao receber um sinal do pino 10. Mas agora não trava mais o programa. Valeu!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço