Problemas comunicação serial com Bluetooth HC-05

Ola Pessoal!!!

Estou com um problema... estou usando um Bluetooth HC-05 e um Arduino UNO, estou tentando comunicar-los via serial em uma taxa de 9600, eu ja configurei o modulo bluetooth via comandos AT, para AT+UART=9600,0,0... ate consigo comunicar o arduino com o modulo bluetooth usando a SoftwaeSerial, como no codigo abaixo:

#include <SoftwareSerial.h>
SoftwareSerial BTserial(8, 9);
const int portaled = 13;

void setup()
{
BTserial.begin(9600);
pinMode(portaled, OUTPUT);
digitalWrite(portaled, LOW);

}


void loop()
{
if(BTserial.available())
{
int c = BTserial.read();
if(c == 'A')
{
digitalWrite(portaled, HIGH);
BTserial.print("OK, led ligado");
}
else if(c == 'a')
{
digitalWrite(portaled, LOW);
BTserial.print("OK, led desligado");
}
}

}

Mas quando passo o BTserial pra Serial e troco o tx e o rx do modulo das portas 8 e 9 do arduino  para o rx e tx do arduino não tenho sucesso quanto aos comando antes funcionando pelo modulo...

ja testei com essa configuração via monitor serial e deu certo, mas quando tiro o cabo USB e coloco a fonte e o modulo bluetooth, já não funciona mais.

Então pessoal, gostaria de saber se alguém tem uma sugestão ou possa me indicar onde estou errando!!!

Grato desde ja!!!!

Exibições: 1910

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Seguinte, quando você coloca o módulo direto na serial do arduino vc acaba ligando 3 seriais ao mesmo tempo : módulo + arduino + ft232 (ou equivalente )
Três seriais juntas não rola. Já passei por isso.

Grato pela atenção, Jonas Morais!!! eu tava imaginando isso mesmo, fiz o teste com o ATmega fora da placa e deu certo!!!!

Mas o que me deixa encabulado é os vários videos no Youtube com ele comunicando via PIN0 e PIN1 do Arduino UNO, acho que os pulsos de 3,3V do TX do modulo, não é o suficiente pra acionar o RX do Arduino, pois fiz alguns testes e o modulo recebe informações do arduino, só n consegue enviar...

Observe : o tx do arduino excita as outras duas entradas qualquer mudança no tx vai ser recebida pelos dois rx's. Mas no caso do rx do arduino está conectado em dois tx's é diferente, se um tx enviar zero o outro acaba mantendo nível lógico um e o arduino não recebi nada. Acredito que possa até danificar a serial por causa desse conflito.
Disponha

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço