Olá pessoal

Tenho aqui meu projeto de irrigação, usando um sistema de mangueiras, Arduino Nano, fonte 5V e um módulo RTC. A idéia é que todo dia, em determinado horário, a bomba seja acionada por X tempo.

Uso esta bomba submersa:

2,5 ~ 6VDC - 0,22A

Meu problema é que por causa da mecânica de fluídos, o empuxo da água continua, mesmo com a bomba desligada, o que resulta em irrigação constante.

Pensei então em utilizar um drive H, para inverter a rotação da bomba. Mas infelizmente essa bomba só vai pra 1 sentido, independente como ligo os cabos. Sendo assim, não consigo "sugar" a agua do cano.

Resolvi então ir atrás de uma bomba com solenóide. Acabei encontrando essa.

6~9VDC - 0,6A

Porém tenho dificuldades em fazer ela ligar, as vezes liga e as vezes não. Quando ela não quer ligar, eu preciso inverter os pólos pra ela ligar em reverso e dae ligar novamente com os pólos certos. Eu não entendi o porque disso. Estou usando alimentação correta pra ela. Não tenho segurança nenhuma se ela vai ligar corretamente. Usei um relé pra acionamento dela.

Eu queria saber o que eu posso fazer pra resolver esse problema. Por um lado eu tenho uma bomba funcional, só que não consigo fazer parar o fluxo de água e nem invertê-la. No outro lado tenho uma bomba que nunca sei se vai ligar.

Estou usando resistor, diodos, transistor, tudo o que o ABC da eletrônica exige.. Tenho multímetro e a voltagem tá passando legal. Eu gostaria de não quer que gastar em mais uma bomba d' água, mas se eu alguém tiver uma recomendação, eu agradeço.


[]'s

Exibições: 254

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde JV.

Use a primeira bomba e coloque depois dela uma válvula com solenoide para bloquear o fluxo da água.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717142827-valvula-solenoide-...

Rui

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço