Boa tarde galera,

Estou tentando fazer um projeto com 2 micro servos porém meu arduino fica se desconectando e conectando do USB toda vez q um dos servo tenta fazer algum movimento, como são servos de 5v e de baixa corrente ele deveria aguentar tranquilamente 2 deles, já testei alguns reparos sobre energia das portas usb do win e nenhum resultado.

Uso win 10, tenho um arduino mega e 2 servos do modelo sg90 towerpro. Se Agradeço qualquer ajuda, um ótimo dia a todos. 

Exibições: 469

Responder esta

Respostas a este tópico

Motor alimentado na USB não dá mesmo.

A questão é que alem de ser uma carga grande ela gera muito ruído.

O ideal é providenciar uma fonte externa.

Se quiser insistir verifique se o cabo USB que vc usa é dos bons. Alguns são muito finos e provocam uma grande perda.

Ainda, podem ser adicionados capacitores junto ao motor para diminuir ruídos. Algo como 400uF eletrolítico em paralelo com 100nF poliester ou ceramico.

Entendo mestre, porém em outros pcs, até em note e nos da faculdade roda 2 micro servos tranquilo, porém no meu pc não roda.

Interessantes essa parte dos capacitores de uma forma ou de outra vou incluir isso, fiz tbm uma improvisada de um carregador liguei na proto e testarei em breve acredito q só na parte de comando não tem erro, né? 

Esses valores de capacitores estão dimensionados pra um micro servo de 9g?

Muito obrigado pelas informações, tenha um ótimo dia. 

Esses valores de capacitor eu chutei mesmo.. 100nF é um valor padrão para tirar ruido de alta frequencia, vc encontra eles colados em circuitos integrados em geral, vide:

https://www.google.com.br/search?q=capacitor+de+desacoplamento+100nf

Já o de 470uF filtra baixas frequencias. Poderia ser 220uF, 1000uF mais que 1000 não recomendo pq ao ligar ele geraria um pico de corrente. Menos que 220uF faria pouco.

Provavelmente seu micro tem capacidade de fornecimento de corrente na porta menor. Se for uma USB1.0 certamente é fraca. Se o fio for USB1.0 é fraco. Se for um USB frontal a qualidade da fiação do painel a placa pode ser ruim.

Os micros não são todos iguais. 

Recomendo parar de insistir e usar uma fonte externa, como recomendado pelo colega José Gustavo Abreu Murta antes que algo pior (queima) aconteça.

Se quiser continuar teimando uma ideia seria colocar um HUB USB com entrada de fonte externa.

Aqui fala que é possivel saber quando sua porta fornece:

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/07/veja-c...

Veja que no exemplo já a porta não suportaria os 2*(650+80)=2x730mA =1.460mA ou 1,5A que os motores necessitam quando travados mecanicamente.

Pior que não, mestre, meu pc até q é bom, utilizei até a 3.0 usb dele pra tentar e nada e testei com o mesmo q testei em outros pcs e cm o meu não funciona, a questão da fonte resolveu realmente. Mas não entendo ainda pq meu pc não ta empurrando energia suficiente haha. Bom, ao menos ta funcionando kkk'. Realmente, qnd eles estão travados mecanicamente o pico é bem mais alto que o normal, mas nem para as funções simples ele tava fazendo, de uma forma ou de outra a fonte deu certo haha.

Sobre os capacitores, achei bem interessante, então se eu colocar um de 220~600uF já reduz os ruídos de baixa frequência e, em paralelo, um de 100nF para as frequências altas Já me resolveria muitos problemas com picos e problemas de energia. Uma questão, é necessário? já q estou utilizando uma fonte de celular e elas tem seus requisitos para estar no mercado. 

Muito obrigado pela atenção e tenha um ótimo dia. 

Esses capacitores são um capricho. Realmente podem não ser necessários. Eu colocaria..

Sobre o PC, pode ser que o seu seja melhor e por isso foi feita uma individualização da proteção das fontes, por ex. com um sensor de corrente para cada porta, por isso ele percebe que há uma sobrecarga. Em micros populares por ex pode ser apenas uma proteção para todas as portas. Assim uma porta pode drenar mais se as outras estiverem desligadas.

Vai saber...

Mestre, me da mais uma dica, pf, eu tenho q ligar esses capacitores exatamente onde no sistema? 

Boa noite , 

servos do modelo sg90 towerpro

https://www.addicore.com/Addicore-SG90-Mini-Servo-p/113.htm

Running current with 5V supply (no mechanical load)    = 220 ±50mA
Stall current with 5V supply (horn locked)                     =    650 ±80mA
Idle current with 5V supply                                            = 6 ±10mA

Use uma fonte 5V 2 ampéres para alimentar os motores. 

Obrigado, mestre. Dps da fonte realmente não tive mais problemas em funcionar, mas estranhamente em outros computadores funciona sem precisar de fonte haha. Tenha um ótimo dia.

Pode confiar nos mestres. 

Abraços 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço