Olá amigos, boa noite.

Estou tendo problemas com plaquinhas prontas do ACS712.
Não consigo fazer leituras diferentes de Vcc/2, em nenhum dos que testei. Estou ligando-os em um circuito AC com duas lâmpadas incandescentes de 60W, alimentação do arduino 5 Vcc, e só tenho 2,7V de saída, com as lâmpadas ligadas ou desligadas. Ele não varia quando ligo ou desligo. :/

A ligação que estou fazendo é a seguinte:
ACS em sério com o circuito da lâmpada.
VCC 5V do arduino o alimentado.

Efetuo a medição com multímetro no pino de leitura.

alguém pode por favor me auxiliar? Já testei diversos sensores, 5A, 20A sem sucesso.

Exibições: 1565

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite amigo, conseguiu resolver seu problema com o sensor acs712?

Estou com a mesma dificuldade, se você poder me ajudar ficarei grato!

kra, possuo um modulos desses de 20A e nao consegui coloca-lo para funcionar corretamente... a leitura oscila muito e qnt a Corrente sobe, a leitura diminui...

obrigado por responder!

tem como tu me passar o esquema que tu ligou?

alimentação, saída e megativo.

queria ver se tem alguma coisa errada no meu esquema.

meu email: rd.alfaia@gmail.com

obrigado novamente!

Amigo, a ligação e simples.
+ = + Vcc
- = - Vcc

A saída você liga ao Arduino.

O maior problema é a programação.

Cara, não tive esse problema.
Vi sim na internet um pessoal reclamando de instabilidade, mas, infelizmente, logo depois de resolver este problema mudei o rumo do meu projeto e não testei a fundo o sensor.

Olá pessoal, boa noite.
Pelo menos no meu caso, o problema era que eu estava monitorando o ACS através de um multímetro comum, em escala de corrente.
O ACS é um sensor capaz de medir corrente alternada, então se eu tenho um valor de 2A, hora ele vai medir +2A, hora -2A. Pois como todos sabemos a corrente alternada possui semi ciclos positivos e negativos.
Como este processo é muito rápido e de mesma amplitude, o multímetro anula estes valores (-2)+(2)=(0), ou seja, ele continua a exibir metade da tensão de entrada, Vcc/2.

Como descobri isso?
Montei o circuito descrito no tópico, liguei a saída do ACS em uma porta digital do Arduino, coloquei tudo para funcionar e fiquei monitorando esta porta pelo PC. (O próprio programa do Arduino faz isso).
Bom, obtive uma sequencia de valores variando entre 0 e 1024 bits. (Sinal digitalizado de saída do ACS).
Então lancei estes valores no Excel e mandei traçar um gráfico, eis que me apareceu uma senóide perfeita, e sua amplitude será o valor real da corrente demandada pelo circuito!

obrigado amigo pelo resposta, ainda não conseguir colocar para funcionar o meu, se poderes mandar seu esquema, ficarei grato!  eu não estou ligando diretamente no arduino, estou tentando enviar os dandos via atena xbee.

Bom dia Henrique,
Você ligou a saída do ACS na entrada digital do Arduino? Como foi feito a leitura? A porta digital não lê apenas os estados ALTO e BAIXO?
Estou tentando montar esse mesmo circuito, colocando a saída do ACS na entrada digital do Arduino, porém estou com receio e ainda não fiz os testes.

Por gentileza se puderem tirar uma duvida.

se por acaso faltar alimentação de CC, o circuito principal é interropido?

Obrigado.

Oi Dj, boa tarde,

se o que você chama de circuito principal for o circuito onde se está medindo a corrente e a

alimentação CC for os +5V do circuito eletrônico do ACS712, a resposta é "não".

A circuito sobe medida continua funcionando independente da alimentação de +5V .

Rui

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço