Boa tarde pessoal, estou na reta final do meu TCC e ele está quase pronto.

Sempre realizei os teste na protoboard e até então funcionava muito bem. Mas para a apresentação do projeto precisei fazer o circuito funcionar em uma placa (fenolítica), e ai que está, o projeto não esta funcionando como na protoboard.

Meu TCC consiste em 2 ultrassônicos medirem a distancia e um modulo de áudio reproduzir de acordo.

Acontece que quando eu alimento a placa o projeto "funciona" direto, tipo ele só liga e reproduz o áudio, não faz nenhum tipo de medição, por que até quando não tem nada para ele medir continua o som.

Já havia acontecido isso nos meus teste na protoboard, mas foi por que eu alimentei os dois sensores com o mesmo 5V do arduino, então percebi que era necessário usar dois 5V do arduino para a alimentação e assim funciona muito bem. Na hora de fazer a placa me preocupei muito com esse detalhe e cada sensor esta sendo alimentado com 5V diferente. 

Gostaria da ajuda de alguém que já passou por algo parecido e que possa me dar uma dica, para quem já fez TCC sabe como é corrido.

*Já revisei as trilhas da placa umas 40x e sei que não é problema relacionado a isso.

*Penso que seja o GND, no qual liguei o gnd de um dos sensores e o do modulo de áudio, no mesmo gnd do arduino. Mas acho difícil que seja isso pois os gnd´s se interligam no próprio arduino.

*Estou utilizando um arduino UNO, dois sensores ultrassonicos (HC-SR04) e um modulo mp3 (WTV020-sd) 

Grato pela atenção.

Exibições: 315

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite,

Sua explicação para mim não esta muito clara, quando você diz: cada sensor esta sendo alimentado com 5V diferente, o que quer dizer, que esta usando uma fonte externa para alimentar os sensores?

Não ficou claro para mim também, o assunto GND, mas tenha em conta em todo caso, que todos os GND dos módulos em um circuíto, devem estar ligados em um mesmo ponto, para que todos os módulos tenham a mesma referencia com respeito a terra.

Abs.

CK

Amigo muito obrigado por responder. Me desculpe por não ter deixado claro, vou tentar explicar:
Quando eu disse que estava alimentando com 5V diferentes eram do próprio arduino que no caso do arduino uno tem dois pinos que fornecem 5V e cada um alimenta um sensor. No caso do gnd, achei que seria o problema mas percebi que não, não ha nenhum problema em ligar todos os gnds no mesmo terra.

Olá,

De nada. 

O Arduino UNO não tem dois pinos que fornecem 5V, apenas um, o outro fornece 3.3V, veja figura.

No entanto, o ideal é você postar o seu esquema de ligação, ou foto, de como esta conectando tudo, para poder opinar e não apenas dar palpite.

Abs.

CK

Acho que já sei problema, muito obrigado pela a ajuda.

De nada e disponha,  se sabe, por favor, conclua o seu tópico, fale para todos onde estava o problema e como resolveu, este é o espirito do fórum, deixar o tópico órfão não é uma boa pratica.

Caso solucione, edite o titulo atual, e escreve antes dele a palavra RESOLVIDO, para facilitar a busca para outros garagistas com problemas similares.

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço