Boa noite Garajistas,

Estava com um projeto que era bastante simples: preciso exibir no monitor serial do arduino os valores analógicos fornecidos por um potenciometro linear B10K. Até aí tudo bem.

Fiz os testes com ele em protoboard e funcionou como deveria.

Porém, depois que eu soldei os fios nos seus terminais, os valores que eu recebo não são confiáveis, porque eles, além de variarem muito, estão errados. Por exemplo, coloco ele no seu curso mínimo, onde a leitura deveria ser 0, e ele me dá valores de 40-70. Esse é só um exemplo, todos os valores tem um erro 100 vezes maior do que quando ele estava ligado só no protoboard, e a única diferença é que eu soldei 3 fios nos seus terminais, os quais agora ligo diretamente no arduino. Gostaria de saber se alguém já teve algum problema parecido e poderia me ajudar. Porque, como eu já disse, o problema ocorre somente depois que soldo os fios, cheguei a trocar de potenciometro e o problema foi o mesmo.

Vou anexar o código, mas ele não tem nada demais (nada mesmo).

Att

Exibições: 3441

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Gabriel!

Como não havia foto, havia entendido que que o POT estava ligado no pino digital 0 e não na analógica A0, pois no código estava assim:

#define pin_pot 0

Então pedi para usar outro pino e finalmente mudar para:

#define pin_pot A0

Desculpe a confusão!

Quando me refiro ao pino analógico, normalmente  uso A0,A1, etc..

E aos pinos digitais 0,1,2.etc

Ah sim, entendi. Sem problemas. Obrigado pela tentativa de ajudar

Gabriel boa tarde, 

Você usou fios bem grossos. Poderia ter usado fios bem mais finos. 

Do jeito que esta usando, essa fiação sem blindagem funciona como se fosse uma ANTENA !

Aproxime a sua mão dos fios e os valores ficarão malucos. 

Recomendo que não use fios extensos nesse tipo de conexão. Não mais do que 10 cm. 

Se precisar de uma distância maior, use cabos blindados (pode ser de áudio stereo) .

O terra do cabo (malha) deve ser conectado no terra do Arduino. 

Quanto a distância, eu preciso que ela seja até maior do que da montagem. No caso, a distância da montagem é a metade. Se eu usar esses fios de áudio stereo que você disse, vc acha que funcionará?

Constatei que o problema parece estar entre o fio preto e o fio de sinal. Pois quando eu meço a resistencia com o multímetro entre o VCC e o sinal da certo. Agora quando meço a resistencia entre o sinal e o GND, dão valores impossíveis e inconstantes (250k(ohm))

Fio entupido.

RV

O que é fio entupido?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Uma expressão usada por técnicos. Significa "fio interrompido".

Assim como um cano entupido não deixa passar corrente de água,

um fio partido não deixa passar a corrente elétrica.

Ou vc tem problemas no seu pot.

RV

kkkkkkkkkkk Baita analogia

Eu testei a continuidade do fio, deu contínuo. Isso de estar interrompido não é

Gabriel, vejo que não tem conhecimentos em eletrônica. 

Sugiro que atente para as recomendações de quem entende.

Peça à um amigo técnico em eletrônica para fazer essa ligação para você.

Ja testou com outro potenciômetro, ou com um divisor resistivo?

Continuo acreditando que seu pote esta danificado.

Abs.

CK

Qdo vc mede diretamente no potenciometro dá o mesmo problema?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço