Boa noite Garajistas,

Estava com um projeto que era bastante simples: preciso exibir no monitor serial do arduino os valores analógicos fornecidos por um potenciometro linear B10K. Até aí tudo bem.

Fiz os testes com ele em protoboard e funcionou como deveria.

Porém, depois que eu soldei os fios nos seus terminais, os valores que eu recebo não são confiáveis, porque eles, além de variarem muito, estão errados. Por exemplo, coloco ele no seu curso mínimo, onde a leitura deveria ser 0, e ele me dá valores de 40-70. Esse é só um exemplo, todos os valores tem um erro 100 vezes maior do que quando ele estava ligado só no protoboard, e a única diferença é que eu soldei 3 fios nos seus terminais, os quais agora ligo diretamente no arduino. Gostaria de saber se alguém já teve algum problema parecido e poderia me ajudar. Porque, como eu já disse, o problema ocorre somente depois que soldo os fios, cheguei a trocar de potenciometro e o problema foi o mesmo.

Vou anexar o código, mas ele não tem nada demais (nada mesmo).

Att

Exibições: 3441

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Anexado.

Boa noite! Outras dicas:

1) Essa linha não é necessária: pinMode(pin_pot, INPUT);

2) Evite de usar o pino 0 para seus esquemas. Reserve-os para comunicação RX TX, se possível

OK. Realizei essas mudanças, não solucionou o problema.

Bom dia GA.

Cadê a foto?

RV

Anexei as fotos da montagem e dos valores do serial com a posição. Pela foto vocês podem perceber que quando gira o potenciometro o valor que exibe no monitor serial não tem nada de confiável. Na montagem, soldei fios Jumpers na saida do fio para que o encaixe no arduino ficasse melhor, mas não surtiu o resultado que eu esperava.

Anexos

Essas duas fotos são medidas da resistência do potenciometro entre os terminais VCC (jumper VERMELHO) e terminal GND (jumper BRANCO). O sinal é o (jumper ROXO). O valor do potenciometro é de 10K

Anexos

neste caso faltou medir  Gnd Sinal.

Meça e mande o vlaor, não precisa foto.

RV

O valor da resistencia entre o pino GND e o pino Sinal foi de aproximadamente 0,5M(ohms). O valor ficava variando muito e o potenciometro estava todo virado para o VCC.

Perai, 0,5M = 500K, o pote não é de 10K?

Tem fio "entupido" na parada.
RV

Exatamente, quando eu leio o valor de resistencia no multímetro, ele mostra valores nada a ver. Tipo, além de ficar variando exibe valores impossíveis. Isso, só quando eu meço pelo fio. Se eu tirar os fios os valores da resitencia no multímetro dão valores corretos

Ligue o potenciômetro na analógica A0

e mude no código para a linha:

#define pin_pot A0

Você não tinha sugerido de mudar o pino? Ele estava em A0. Quando fiz a mudança para A5, também fiz no código.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço