Problema no funcionamento de um TBJ (PNP), como chave.

Boa noite,

estou tentando fazer uma aplicação simples em que utilizo um TBJ modelo BC558, sendo que esse possui junções base-emissor PNP. O funcionamento deve ser o seguinte: aplicado 0V na base do resistor do coletor ele deve funcionar como chave aberta e quando aplicado 3V, como chave fechada, permitindo acionar o LED. Realizei a simulação no Multisim antes de montar (as imagens em anexo) e funcionou como deveria. Mas na protoboard o LED está sendo acionado independente do valor do sinal de entrada, seja ele 3V ou 0V. Observei que até a tensão eletroestática do meu dedo é capaz de aciona-lo.

Também vou anexar a montagem na protoboard, apesar de não ser essencial e ser difícil a análise por foto, é somente para evidenciar que o circuito está montado tal como mostrado na simulação.

Alguém vê algo errado com o circuito?

Exibições: 668

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá.

 Do jeito que vc ligou o transistor ele vai conduzir sempre que a tensão emissor-base estiver maior que 0,7V. 

 Digo: Pense na ponta positiva do multimetro no emissor, aquele que está lá no 12V e a negativa na base. Isso acontecerá sempre que vc colocar qualquer tensão abaixo de 11,3V no resistor (chave).

Ou seja: liga o led para qualquer tensão praticamente... Aberto não é uma tensão.

Seu dedo, no caso, não tem eletricidade estática e sim interferencia de 60Hz. Sabe aquele ruido que aparece (vulgo "rami" [SIC]) quando vc encosta do dedo na entrada do aparelho de som ? Basicamente é ele que está acendendo o led. Se vc encostar o outro dedo no GND alem dele estará colocando um resistor (vc) entre o fio e o GND, que fará uma componente DC no brilho do led.

Sugestão:

Pense positivo, use componentes com referencia no GND, use transistores NPN (BC548). Fica mais simples o raciocínio.

Bom dia Eduardo,

obrigado pelo comentário, e eu realmente estava usando um transistor NPN pra fazer o circuito, mas ele não funcionou do jeito esperado. O circuito que eu preciso necessita de operação em duas ocasiões:

Situação 1: seria uma operação simples como chave, onde eu aplicando uma tensão de 3V/0Vno resistor da base (ponto denominado Vb na figura) ele funciona como chave aberta/fechada. 

Situação 2: ao aplicar uma tensão de +12V no local do circuito onde eu normalmente tenho a saída da minha tensão Vcc (denominada Vout na figura), o transistor deve também funcionar acendendo o LED.

Analisando o descritivo acima, percebe-se que existem 4 possibilidades:

1. Vb = 0V e Vout = 0V    ------> Funcionou normalmente

2. Vb = 3V e Vout = 0V    ------> Funcionou normalmente

3. Vb = 3V e Vout = 12V  ------> CURTO

4. Vb = 0V e Vout = 12V ------> Funcionou normalmente

Problema: na situação 3 o transistor aquece muito e surge cheio de queimado. Poderia me propor alguma solução?

______________________________

OBS: tentei implementar a resolução do problema a partir de lógica de programação, já que estou usando um microcontrolador, onde quando existisse Vout = 12V, eu leria esse pino a partir de um pino como entrada, sabendo que ele está HIGH e sempre mandaria um nível lógico igual a 0V para o meu ponto Vb, impedindo que o curto acontecesse, já que a situação 4 funciona perfeitamente. Entretanto, essa solução não funcionou.

Anexos

No seu desenho Vout é o coletor do transistor. Não seria no ponto marcado como "12V" que vc quer ligar os 12V ?

Pq se vc ligar em "Vout" 12V enquanto o transistor está conduzindo ele vai queimar mesmo... Não tem o q fazer.

Qual a finalidade do circuito, pra entender melhor ?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço