Fala aí pessoal... Tudo bom?

Seguinte... recentemente comprei um Arduino Mega 2560, em seguida comprei um Ethernet Shield W5100 baseado no chip WIZnet Ethernet W510. Fui tentar integrar os dois para realizar alguns testes antes de aprofundar. 

Fiz a conexão entre ambos, conectei o cabo USB no PC e no Arduino, em seguida conectei o cabo de rede em uma das portas do meu roteador Sysdata Pro 400mW e a outra ponta conectei a entrada de rede do Ethernet Shield. A principio as luzes vermelhas tanto do Arduino quanto a do Ethernet Shield acenderam. Dois LED's do Ethernet Shield acenderam (PWR e o LINK), contudo nenhum dos LED's da porta de rede do Ethernet Shield acenderam.

Então pensei: "Vou dar um RESET que as vezes funciona".  Pronto! Estava funcionando. LED's acesos e o roteador reconheceu a conexão com o Ethernet Shield.

Depois desliguei tudo e religuei novamente para ver se estava efetivo o funcionamento de ambos, contudo o Ethernet Shield voltou a ficar apagado com somente dois LED's acesos e nada dos LED's da porta de rede acenderem. Resetei novamente e funcionou como antes.

O problema está sendo que todas vez preciso ficar resetando.

Alguém já passou por problema semelhante? Encontrou a solução? Seria um problema de incompatibilidade? Seria um defeito do Ethernet Shield?

Aguardo a ajuda de vocês.

Exibições: 4810

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa Noite Sergio.

Estamos no mesmo barco cara... também comecei a mexer com Arduino por causa de automação residencial... Minha rede de internet aqui está montada da seguinte forma: 1 Modem Siemens SpeedStream 4200, 1 roteador Wireless Sysdata Pro 400mW ,onde compartilho essa conexão com com mais 2 pessoas.

 

A integração do Ethernet Shield ao meu Arduino Mega foi tranquila, o único problema é ter que ficar resetando o Ethernet Shield toda vez que conecto ele ao Arduino, ou quando desligo o Arduino e ligo novamente. Tirando isso funciona sem problemas. Ainda não sei se é problema no Arduino ou no Ethernet Shield...

 

O código que estou utilizando como exemplo é ESSE .

Uma página HTML para ACENDER/APAGAR 3 LED's conectados ao EthernetShield.

Material:

Protoboard

3 LED's

3 resistores de 220Ω

Cabos para conexão

Arduino + Ethernet Shield (no caso utilizei o Mega 2560)

 

Integrar o Ethernet Shield ao Arduino.

Supondo que conheça de eletrônica, basta ligar uma das pontas dos LED's nas portas digitais (5/6/7), e as outras pontas você coloca os resistores em série, um em cada ponta. Em seguida alimenta com GND do Ethernet Shield, uma linha da protoboard e coloque as pontas que sobraram de cada resistor.

 

Feito as ligações, você conecta o USB ao Arduino e o cabo de rede do seu roteador ao  Ethernet Shield. Veja se ligou corretamente o  Ethernet Shield. Faça o UPLOAD do programa para dentro do Arduino.

 

Depois de carregado o programa no Arduino, vá até o navegador e digite o IP que você atribuiu ao seu Ethernet Shield e dê ENTER. Veja se a página irá carregar. Caso dê tudo certo, basta marcar o checkbox correspondente a cada LED e submeter o comando para ACENDER/APAGAR a o LED.

 

Não sei se era isso que você precisava... mais enfim ;)

 

Estou começando agora com Arduino, mais qualquer coisa tô aí pra ajudar.

 

Abrasss

As ligações nos LED's ficaram certinhas :) Funcionou 100%.

 

 

Bom... depois de pesquisar bastante descobri que algumas versões do Arduino não integram diretamente com o Ethernet Shield. Dependendo da versão do Arduino, depois de conectar o Ethernet Shield a ele, é necessário pressionar o RESET do Ethernet Shield por 3 segundos para que a conexão se inicie.

Meio estranho, mais ta valendo ;)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço