Problema em fonte de alimentação com arduino resetando

Bom dia pessoal.. Ao ligar e desligar o contator no display do arduino aparecem vários caracteres estranhos.

O arduino esta ligado na mesma alimentação do contator. Não realizo a ligação do contator pelo arduino. É feito através de botões.

Alguem pode me ajudar? segue o meu esquema de fonte para o arduino.

Obrigado.

Exibições: 799

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia.

Parece que ficou resolvido com a colocação de um diodo invertido em paralelo com a bobina do contator.

Rui

Olá, mu caro, se vocÊ tem um contator evite colocar na mesma fonte que o arduino, pois este tem um "pico" de corrente, que pode causar inferência no arduino possivelmente isto está acontecendo. Porém caso não tenha jeito aconselho você utilizar um circuito Snubber (capacitor e resistor), além do diodo de roda livre (Diodo invertido).

Utilize um optoacoplador para acionar o contator.

Bom dia,

Para responder algo preciso entender primeiro, e você não esta deixando margem para entender seu tópico, então pergunto:

Que display?

Não esta ligado no Arduino e sim por botões, e os botos estão ligados no Arduino?

Porque não posta o seu circuito, explica o seu proposito, e cola seu código, dessa forma pode obter ajuda e não palpites tentando adivinhar o que você sim conhece, e com poucos detalhes sabe do que se trata, afinal é seu projeto, mas os demais aqui não tem a mínima ideia de como funciona seu projeto para poder analisar e opinar objetivamente.

Boa sorte!

Abs.

Boa noite.. desculpe por não explicar direito. eu não tenho um esquema eletrônico total.. mas fiz aqui como realmente ele é.

Foi resolvido o problema porem no fim da tarde voltou a aparecer..

Segue o esquema

Boa note Giovani,

Desculpe não responder na sala de chat, estava fora do Note mas logado.

Vendo seu fluxograma posso supor que você somente usa o Arduino para mostrar informação em um LCD, já que o comando da bobina esta sendo realizada via botoeira sem interferência do Arduino, qual é a função dele em seu projeto, apenas ler dados vindos de algum sensor, e mostrar no display?

Poderia tentar explicar o fluxograma, ou seja, quando aperta botão liga, este aciona bobina que fecha contatos do rele que acionam uma carga, o que faz o Arduino a partir de então e antes também, mostra informação? Se sim, deve ter algum sensor, ou comando HIGH ou LOW para disparar alguma função, se puder explicar seria bom, porque se não continuaremos dando palpites apenas.

Note, uma das fases esta alimentado o Arduino, mas esta fase ao mesmo tempo alimenta uma carga, provavelmente indutiva, como um motor, se é assim, ao ligar o motor, dependendo do ruído elétrico gerado tanto pelo motor, como pela bobina do contator, afeta de forma direta a placa do Arduino, o ideal seria usar um Trafo (Não autotrafo) para isolar o Arduino da rede e um circuito de rede snuber por exemplo como proposto já pelo colega aqui.

Aguardo uma breve explicação sobre qual a função do Arduino no circuito, e tenha cuidado, ele pode queimar devido a esses picos de ruído elétrico. O lugar onde estiver colocado também pode ocasionar problemas, já que ao ligar o motor, ou entrar o contator gera campo magnético que pode afetar o Arduino ou qualquer outro dispositivo eletrônico próximo.

Abs.

Eu também não entendi .

Você esta medindo uma rede CA trifásica ?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço