[Resolvido]Problema com Relê Ligando/Desligando Motor (Ventilador Teto)

Boa Tarde pessoal.

Tenho um projeto aqui em minha casa onde utilizo um Arduíno ligado a um modulo de reles de 16 canais, na qual utilizo para acender/apagar algumas luzes e para ligar/desligar meu ventilador de teto, eu ativo/desativo os reles enviando comandos via porta serial, projeto bem simples, porém estou tenso o seguinte problema:

Ao desligar/ligar qualquer luz tudo funciona perfeitamente, porém ao ligar/desligar o ventilador a placa Arduíno se desconecta da porta serial.

Obs.: O módulo de reles que eu uso, tem fotoacopladores que segundo o que pesquisei isola completamente o Arduíno do circuito elétrico, desta forma não deveria haver esse tipo de interferência do motor.

Eu sou novo nessa área, dei uma pesquisada pela internet e ainda não consegui resolver, se alguém tiver alguma ideia de como resolver esse problema vou ficar agradecido.

Exibições: 283

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Não seria o relé acionando pelo foto-acoplador e este relé, o circuito do ventilador ?

Boa noite TS,

provavelmente você está tendo o que é muito comum.

Uma interferência por ruídos elétricos ao ligar cargas indutivas (motores, transformadores, etc) usando reles.

Isto se resolve com um resistor e um capacitor em um circuito chamado snubber.

RV

Anexos

RV, show de bola meu amigo, resolveu aqui o meu problema, obrigado!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço