Primeiro Projeto - Automação Residencial - Luzes + Controle Por IR + Alarmes + LCD

Apresentação

Meu nome é Leandro, tenho 26 anos e sou formado em Ciência da Computação e meu colégio técnico foi de Elétrica (SENAI).

Conheci o Arduino por acaso e resolvi comprar um da China, pela ansiedade em testá-lo acabei comprando um aqui no BR  =D. Nesses poucos dias li bastante sobre o assunto, mais na verdade estou iniciando nesse meio. Acoplei o Ethernet Shield nele e fiz aqueles projetos básicos (Ligar/piscar o LED via WEB e consegui controlá-lo via ANDROID com o uso do APP DomoticHome).

A minha intenção é criar um projeto para nova casa que vou mudar daqui a 3 meses e tomará que dê tempo para terminá-lo nesse período.

FASES DO PROJETO

O projeto vai acontecer em partes, como segue:

1 - Controle das Luzes via WEB em paralelo com os interruptores comuns da casa. (Shield Relay - 8Ch)

2 - Criar uma página com design mais sofisticado, imagem da Lampada, status, usando o microSD ,etc (Nível Médio)

3 - Adicionar um controle de temperatura (Aparentemente fácil, já comprei e estou aguardando chegar )

4 - Controlar os equipamentos com controle remoto (TV, HomeTheater, Som, Receptor da TV) tenho o LED que envia, pelo que vi vou ter que aprender as funções (receptor IR).

5 - Adicionar um LCD 16x2 (Aguardando chegar)

6 - Adicionar Sensores de Presença, Sirene e Cameras se possível no mesmo sistema.

7 - Desenvolver um App em ANDROID com uma interface completa, Canais de TV, Estações de Rádio, Lampas ligadas, Temperatura, Registros, Login, Relógio e funções como "Dormir", "Ver Filme", "Sair de Casa".

DIFICULDADES ENCONTRADAS

- Qual a melhor maneira de armazenar o status das Lampadas (ON/OFF), sendo que os interruptores quando acionados não irão refletir no status da porta do Arduino onde pretendia consultar.

O que devo colocar nesse meio, para saber quando a lampada está ligada ?

- Outra questão, encontrei na internet uma programação padrão de IR para receber os códigos e utilizá-los, eu ainda não testei pois estou sem o receptor IR, mais confesso que não estou seguro. É isso mesmo ou tem algo mais simples ? hehehe

Exibições: 15425

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa Tarde Leandro,

Tenho uma idéia semelhante. Gostaria de utilizar um conjuto de arduinos conectados via Bluetooth com um ScadaBR.

Mas suas dificuldades são outras e vamos ver se consigo ajudar.

- Qual a melhor maneira de armazenar o status das Lampadas (ON/OFF), sendo que os interruptores quando acionados não irão refletir no status da porta do Arduino onde pretendia consultar.

O que devo colocar nesse meio, para saber quando a lampada está ligada ?

Você pode guardar informações num cartão SD, com o auxílio de um shield SD, via CSV. Assim você pode até mesmo registrar eventos e depois lê-los via serial - possibilidades são imensas aqui com armazenamento de dados.

Outra ideia mais simples seria utilizar uma entrada digital para guardar a informação de saída, porém para cada saída você perde uma entrada. Ou ainda utilizar Globais no seu arduino (WARNING) - se por qualquer motivo o arduino reiniciar, você perde estas informações.

- Outra questão, encontrei na internet uma programação padrão de IR para receber os códigos e utilizá-los, eu ainda não testei pois estou sem o receptor IR, mais confesso que não estou seguro. É isso mesmo ou tem algo mais simples ?

Os controles universais que se compram, geralmente chineses, utilizam um receptor IR e configuração manual para guardar os comandos. Novamente vais precisar de uma memória para isso... mas se você for criar um código para arduino, recomendo que pegue um programa de PC e utilize ele como base. Tem código por ai.


Abs

Diego, Obrigado pelo retorno.

Entendi que posso utilizar o shield SD que vem até com o EthernetShield (W5100), só não entendi de onde pegar essa informação.

Como eu ainda não fiz, estou só imaginando.... vamos lá

Eu diria para a porta 1 ascender a lampada e assim eu saberia quando ela estivesse ligada(HIGH ou LOW) para armazenar o status, lendo a variavel nesse caso.

Ao adicionar o interruptor em paralelo com o Rele, ele não mudaria o status dessa porta 1, então seria falho esse sistema. Eu teria que checar algo, quando o circuito estivesse fechado (lamp ascesa) ou não.

Não sei se estou fazendo confusão demais, mais deu pra entender ?

Quanto ao IR depois eu vejo com mais detalhes o que disse.

E o seu projeto como está ?

Olá,

Estou esperando os componentes, mas já tenho comunicação com o Arduino e ScadaBR via RS232. Assim que tiver o Bluetooth, informe meus progressos.

Sobre os acionamentos: Acredito que a pergunta seria como trabalhar em paralelo com acionamentos manuais. Chaves duplas podem facilitar isso, pois poderiam fornecer o status do comando manual. Assim, seu sistema sabe se precisa ligar ou desligar. De qualquer formar você ainda precisaria de dois relés. 

            relé1

--------|----/ -----------------------------------------------|

--------L---/ ----------/ -----------------------------X----|

            relé2     chave manual          carga

MAS - Existem lampadas com controle remoto IR embutidas, se essa for sua necessidade, quem sabe isso não resolva o acionamento. Tem um link abaixo.

Lampada

Boa sorte!

Olá

Também estou pensando em automatizar algumas coisas aqui em casa e essa questão das lâmpadas é uma delas...Tive uma idéia que parece ser mais fácil para averiguação do status da lâmpada não sei se estou falando bobeira mais a principio 

é o seguinte:

Porque não substituir o interruptor convencional por um interruptor de toque,tipo aquele campainha que com algumas modificações na parte elétrica vc podera acionar através do toque a lâmpada via arduino,no meu ponto de vista parece ser mais fácil,quando aperta o interruptor (ou via web,IR ...) o arduino leva o valor 1 acionando a lampada  e através do codigo vc podera identificar se este valor e falso ou verdadeiro para lampada ligada ou desligada e em seguida quando vc apertar o interruptor (ou via web,IR) o arduino leva o valor 0 desligando a lampada,bom essa é apenas a minha idéia que logo logo estarei colocando em pretica.

Abraços!!!!

rapaz, coloca um transistor mrd300 (sensivel a luz) pode refletir o estados da lampada, inclusive se ela esta queimada ou nao....

 

Leandro e Allan,

Eu pensei nessa duas alternativas, falta amadurecer a idéia.

Escolher realmente quais os componentes e decidir qual é melhor e que também de menos trabalho com manutenção futura.

Obrigado pelas dicas, estou vendo todas as possibilidades !

A parte de Controle Remoto Infravermelho, pegue essa biblioteca aqui : http://www.arcfn.com/2009/08/multi-protocol-infrared-remote-library... (IRRemote). Usei esta num projeto para controlar um carrinho com controle remoto de TV. 

Esse biblioteca tem tudo o que você precisa para Recepção e Transmissão de códigos IR. 

Dei uma olhada e agora clareou um pouco mais com os exemplos =D

Só que eu fiquei de comprar o IR Receptor na Santa Efigenia hoje e não fui.

No Lab de Garagem tem pra vender esse componente ? Se tiver eu já aproveito pra conhecer o espaço e a galera.

Abraços.

Pesando depois, o que o Leandro disse sobre colocar um interruptor de toque para acionar o ARDUINO tem um problema.

Fica tudo centralizado no ARDUINO, caso ele pare por qualquer motivo (Hard/energia ou Software) a iluminação inteira da casa também. Ai fica muito ariscado.

Também pensei nisso mais se pensarmos bem,tudo em nossa volta está arriscado,vc pode ficar sem televisão,sem computador,sem acesso a internet,sem abrir o portão eletronico...Enfim,para toda invenção tem que haver uma manutenção,mais é só uma idéia e eu estou analizando mais pro meu caso acho que não seria tão ruim não!!!Boa sorte e qualquer idéia sobre o assunto posta ai.

Abraços.

Pensando só nas lampadas ainda da pra relevar, mais continua sendo um risco alto.

Agora pensando em automatizar as tomadas, alarme etc é mais complicado.

o arduino (CPU) tem uma interrupção chamada WatchDog, que em determinados casos pode reiniciar a CPU, não tenho visto nada a respeito.

Funciona mais ou menos assim:

-em caso de travamento o watchdog aciona e executa um comando, reiniciar ou outro

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço